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Authors
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Abstract(s)
O objetivo desta pesquisa é analisar o grau de transparência dos relatórios anuais de
transparência (RAT) e sua relação com as empresas de auditoria, com os honorários, seja
dos serviços de auditoria, ou de outros serviços, e com o capital humano.
Neste estudo consideramos 282 empresas de auditoria, e a nossa amostra final inclui 268
relatórios de transparência de 2013 a 2017. Para esse período em análise, foram analisadas
as informações financeiras de empresas de auditoria, informações de recursos humanos e
relatórios de transparência. As informações do relatório de RAT foram divididas em
quatro tipos de informações: Informações Obrigatórias I, Informações Obrigatórias II,
Informações Voluntárias e Informações Extra. Esses índices medem o cumprimento de
cada informação sobre o total de informações consideradas em cada índice.
Primeiramente, foi realizada uma análise estatística descritiva do conjunto de dados, para
abordar as questões de pesquisa, foi considerada a análise multivariada.
Os nossos resultados mostram um alto nível de transparência em relação às informações
obrigatórias I, mas um menor desempenho em relação às demais informações. A
experiência do auditor, o número de auditores, o número de clientes que são entidades de
interesse público (IEP) e de serviços extras de auditoria, influenciam as informações
divulgadas no RAT.
Nosso trabalho contribui com a literatura atual ao avaliar a influência que o capital
humano tem nas informações divulgadas nos relatórios de transparência. Tanto quanto a
autora sabe, trata-se de uma contribuição original de papel
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Keywords
Relatórios de transparência Auditoria Capital humano Qualidade Honorários de auditoria