ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Gerardo, Maria"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Importância da Aprendizagem Ativa no 1º CEB “Aprender a aprender”Publication . Faria, Ana; Gerardo, MariaO presente relatório pretende retratar o estágio efetuado no âmbito do Curso de Mestrado 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objeto de estudo deste Relatório Final, a aprendizagem ativa,resulta da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que decorreu numa Instituição privada, onde procurei desenvolver situações potenciadoras do envolvimento e motivação das crianças, promovendo assim uma aprendizagem ativa, sustentada na pedagogia da participação e tendo por base uma cuidada consulta bibliográfica sobre o tema. No decorrer do estágio delineei a minha ação educativa de forma a dinamizar as aulas, centrando sempre a aprendizagem na criança, através de atividades integradas e integradoras e abrangendo todas as áreas curriculares. Através deste estudo posso concluir que a aprendizagem ativa, é de facto promotora do desenvolvimento integral da criança, pois, através da pedagogia da participação e da diversificação pedagógica, consegui proporcionar-lhes experiências significativas, diversificadas e ativas, potenciando assim a sua motivação e o seu envolvimento no processo de ensino-aprendizagem.
- A sala de aula: um espaço onde se aprendePublication . Gomes, Andreia; Gerardo, MariaO ambiente educativo de uma sala de aula é, ainda, objeto de poucos estudos. Neste momento, encontramo-nos num tempo em que o currículo e a formação dos professores não são suficientes para garantir o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. No meu entender, a organização que o professor faz da sua sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos e o bom funcionamento das aulas. Com o estudo apresentado neste Relatório Final pretende-se refletir sobre a importância de dois fatores do ambiente educativo, que podem ajudar a tornar este agradável e favorável, quer para a aprendizagem dos alunos, quer para o trabalho do professor. O estudo foi realizado numa instituição privada, na área da grande Lisboa, no decorrer do período de Prática de Ensino Supervisionada (PES), que funcionou como ponto de partida para o referido estudo. Para desenvolver este estudo houve um tempo de observação que me levou à abordagem da problemática direcionada para a organização do ambiente educativo, focandome em dois objetos de estudo: o incumprimento de regras por parte dos alunos e a redistribuição dos lugares dos mesmos. Relativamente ao incumprimento das regras da sala de aula, pus em prática várias estratégias, tentando levar os alunos a compreender a importância destas e a cumpri-las. Quanto à redistribuição dos lugares, foi feito um questionário às professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico da instituição, e consequente análise, de forma a perceber por que razão o faziam.
- O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por criançasPublication . Henriques, Patrícia; Gerardo, MariaA sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática.
