ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Brilhante, Joana Sequeira; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como intuito a reflexão sobre temas ligados à área de investigação em Educação. Desta forma, contempla diversos momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024. O documento encontra-se dividido em quatro capítulos intitulados: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contempla dez relatos de aulas que vivenciei e que considerei significativas no decorrer da prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas, realizadas por mim, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro de aulas para o 2.º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação e respetiva análise de resultados da avaliação das aprendizagens realizadas aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico ao longo dos 4 semestres. No quarto capítulo, apresento uma proposta de projeto educativo intitulado “Papel, papelinho, papelão ao ser aproveitado serei um campeão”. Este projeto pretende alertar os alunos para o excesso de resíduos, nomeadamente o papel. Para terminar, apresento as considerações finais deste relatório, onde reflito sobre os anos da minha formação, sobre o que aprendi e sobre as limitações que senti.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Catarina Isabel Ferreira e; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional que aqui apresento, tem como objetivo refletir sobre vários temas sobre a investigação em Educação. É uma compilação de experiências e aprendizagens de vários momentos vividos ao longo dos estágios profissionais I, II, III, e IV, no âmbito do Mestrado em Educação em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. É um relatório que confronta a literatura com as práticas reais em salas de aula em pleno séc. XXI. No primeiro capítulo, Relatos, são apresentados dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes e significativas ao longo do meu processo de formação nos dois ciclos de ensino, e uma reflexão fundamentada que dá veracidade e sustenta o processo de ensino-aprendizagem, fazendo assim a revisão da literatura com o que a investigação defende. O segundo capítulo, designado Planificações, são apresentadas oito planificações de atividades ou aulas que considerei importante ou pelas estratégias utilizadas ou pelos recursos materiais disponibilizados no decorrer das mesmas, justificando através da literatura de referência. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, inclui o devido enquadramento teórico e quatro dispositivos de avaliação em que os seus resultados serão discutidos e analisados recorrendo à literatura. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo intitulado “Sobreirinho”. O objetivo do mesmo é sensibilizar os alunos para sustentabilidade, despertando o interesse e curiosidade dos mesmos. O relatório finda com uma reflexão sobre o meu percurso realizado ao longo destes dois anos, realçando as aprendizagens significativas que fiz e as minhas perspetivas para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Noivo, Daniela Cátia Duque; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Luísa Margarida Rijo Carvalho Beja; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre temáticas relevantes na área da Educação, com base nas experiências vividas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre setembro de 2023 e julho de 2025. Este documento encontra-se estruturado em quatro capítulos principais: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de aulas e momentos significativos de prática pedagógica, nos dois ciclos de ensino, acompanhados por uma reflexão crítica e fundamentação teórica. O segundo capítulo inclui oito planificações de aulas, organizadas em função dos conteúdos e das áreas disciplinares lecionadas, acompanhadas por uma justificação das opções metodológicas e didáticas adotadas. No terceiro capítulo, são apresentados quatro dispositivos de avaliação, utilizados em contextos reais de sala de aula. Cada um é analisado em termos da sua conceção, aplicação e resultados obtidos, com reflexões sobre a avaliação das aprendizagens. O quarto capítulo é dedicado ao desenvolvimento do projeto educativo “Ponto a ponto”, implementado numa turma do 4.º ano. O projeto visa sensibilizar os alunos para o impacto ambiental da indústria têxtil e promover práticas de reutilização de roupa, integrando a educação ambiental e a economia circular no contexto escolar. Por último, as considerações finais, nas quais sintetizo as aprendizagens construídas ao longo do percurso formativo, refletindo sobre os desafios enfrentados, o impacto da supervisão pedagógica e a importância da articulação entre teoria e prática na construção da identidade profissional docente.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Botelho, Leonor Marques; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional reúne reflexões e aprendizagens construídas ao longo dos Estágios I, II, III e IV do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizados na Escola Superior de Educação João de Deus entre setembro de 2023 e julho de 2025. Organizado em quatro capítulos, o presente trabalho articula momentos de observação, planeamento, intervenção pedagógica e investigação, a partir da realidade concreta das escolas onde estagiei e das experiências que fui vivendo. No primeiro capítulo, apresento dez relatos de aulas ou atividades que considerei significativas, observadas ou dinamizadas por mim, nas diferentes valências do 1.º e 2.º Ciclos. Para cada uma, procuro refletir de forma crítica, fundamentando com autores e documentos de referência. No segundo capítulo, incluo oito planificações, organizadas em quadros e acompanhadas de uma análise que justifica as opções metodológicas e os recursos utilizados. O terceiro capítulo centra-se na avaliação das aprendizagens, através da apresentação de quatro dispositivos de avaliação aplicados em aulas de Estudo do Meio, Português, Ciências e Matemática. Para cada um, contextualizo a atividade, explicito os critérios definidos, apresento os resultados obtidos e proponho interpretações e estratégias de melhoria fundamentadas na literatura. No quarto capítulo, desenvolvo uma proposta de projeto educativo: “Projetos amigos do ambiente”, dedicada à educação ambiental e orientada pela metodologia de aprendizagem por projetos (Project-Based Learning), focando a problemática da poluição por plásticos e na promoção de hábitos sustentáveis no contexto escolar. Este relatório procura, acima de tudo, documentar um percurso formativo vivido com empenho e sentido. Mais do que um conjunto de atividades, representa uma construção pessoal e profissional que parte da prática, dialoga com a teoria e se orienta por uma ideia de escola onde se aprende com sentido, com os outros e com o mundo.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Gonçalves, Joana Maria Henriques Pinto Ribeiro; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento.
- Relatório de Estágio Profissional I,II,III e IVPublication . Duarte, Ivone Maria Maia; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional representa a etapa final de um percurso formativo exigente e enriquecedor, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, entre outubro de 2023 e julho de 2025. Ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, tive a oportunidade de integrar contextos educativos reais, aplicar metodologias diversas e refletir criticamente sobre o processo de ensino e aprendizagem. O documento encontra-se organizado em quatro capítulos, que refletem as diferentes dimensões da prática letiva. O primeiro capítulo: relatos, apresenta e analisa dez experiências pedagógicas que considerei particularmente significativas ao longo do meu percurso. O segundo capítulo: planificações, reúne oito propostas de ensino — quatro dirigidas ao 1.º Ciclo e quatro ao 2.º Ciclo. Ambos os capítulos estão devidamente fundamentados nas orientações curriculares e em bibliografia científica. No terceiro capítulo, centrado nos dispositivos de avaliação, apresento e descrevo quatro instrumentos aplicados na aferição das aprendizagens dos alunos, analisando os resultados obtidos tendo como base os princípios da avaliação formativa.O quarto e último capítulo apresenta a Proposta de Projeto Educativo, intitulada Condoninhos: Casinhas de materiais reutilizáveis para aves, centrada na educação ambiental e na sensibilização para a reutilização de materiais e proteção da biodiversidade. Por fim, nas considerações finais, reflito sobre as aprendizagens adquiridas ao longo deste percurso, os desafios enfrentados e as perspetivas que levo comigo para o futuro como docente.
