ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Calau, Ana Carolina Rolim; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente relatório tem como principais objetivos os relatos, as planificações, a avaliação de algumas das etapas realizadas ao longo do Estágio Profissional I, II, III e IV que realizei na Escola Superior de Educação João de Deus. Estas etapas decorreram ao longo do Mestrado em Ensino Básico do 1.º Ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2017 e terminado em julho de 2019. O relatório esta dividido em quatro capítulos: Relatos de estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e apresentação do trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão presentes dez relatos devidamente fundamentados, onde são descritas todas as estratégias observadas/realizadas. Os primeiros três são relativos a aulas dadas por mim em diferentes momentos de estágio. Os últimos sete relatos são de aulas que observei dadas por professoras e colegas de estágio. O segundo capítulo apresenta oito planificações de aulas aplicadas por mim, onde apresento uma reflexão acerca das estratégias adotadas. Destas oito planificações, quatro são dirigidas ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo destina-se aos dispositivos de avaliação e apresentam-se quatro, relativos a três disciplinas (Matemática, Ciências Naturais e Estudo do Meio). Estes dispositivos são compostos por uma contextualização da atividade, uma descrição dos parâmetros e critérios de avaliação e uma apresentação e análise dos resultados obtidos através da exploração das grelhas e gráficos. No último capítulo proponho um trabalho de projeto, com o título “Um por todos e todos pela Natureza.” para ser aplicado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho de projeto pretendo que a educação ambiental seja implementada nos primeiros anos de escolaridade tendo o objetivo de integrar as crianças como cidadãos, na temática da reciclagem de materiais, de modo a ajudar a preservar o nosso planeta. O relatório termina com uma reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois anos de mestrado e sobre as perspetivas que tenho para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Brilhante, Joana Sequeira; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO presente Relatório de Estágio Profissional tem como intuito a reflexão sobre temas ligados à área de investigação em Educação. Desta forma, contempla diversos momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, inseridos no Mestrado em Educação do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus, com início em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024. O documento encontra-se dividido em quatro capítulos intitulados: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto. O primeiro capítulo contempla dez relatos de aulas que vivenciei e que considerei significativas no decorrer da prática pedagógica. O segundo capítulo reúne oito planificações de aulas, realizadas por mim, das quais quatro foram pensadas para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e as restantes quatro de aulas para o 2.º Ciclo do Ensino Básico para as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação e respetiva análise de resultados da avaliação das aprendizagens realizadas aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico ao longo dos 4 semestres. No quarto capítulo, apresento uma proposta de projeto educativo intitulado “Papel, papelinho, papelão ao ser aproveitado serei um campeão”. Este projeto pretende alertar os alunos para o excesso de resíduos, nomeadamente o papel. Para terminar, apresento as considerações finais deste relatório, onde reflito sobre os anos da minha formação, sobre o que aprendi e sobre as limitações que senti.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Ramos, Catarina Isabel Ferreira e; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoO Relatório de Estágio Profissional que aqui apresento, tem como objetivo refletir sobre vários temas sobre a investigação em Educação. É uma compilação de experiências e aprendizagens de vários momentos vividos ao longo dos estágios profissionais I, II, III, e IV, no âmbito do Mestrado em Educação em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. É um relatório que confronta a literatura com as práticas reais em salas de aula em pleno séc. XXI. No primeiro capítulo, Relatos, são apresentados dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes e significativas ao longo do meu processo de formação nos dois ciclos de ensino, e uma reflexão fundamentada que dá veracidade e sustenta o processo de ensino-aprendizagem, fazendo assim a revisão da literatura com o que a investigação defende. O segundo capítulo, designado Planificações, são apresentadas oito planificações de atividades ou aulas que considerei importante ou pelas estratégias utilizadas ou pelos recursos materiais disponibilizados no decorrer das mesmas, justificando através da literatura de referência. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, inclui o devido enquadramento teórico e quatro dispositivos de avaliação em que os seus resultados serão discutidos e analisados recorrendo à literatura. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo intitulado “Sobreirinho”. O objetivo do mesmo é sensibilizar os alunos para sustentabilidade, despertando o interesse e curiosidade dos mesmos. O relatório finda com uma reflexão sobre o meu percurso realizado ao longo destes dois anos, realçando as aprendizagens significativas que fiz e as minhas perspetivas para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Noivo, Daniela Cátia Duque; Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques SerranoEste Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023, na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo. No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma fundamentação teórica para tais reflexões. No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e recursos planificados através de literatura de referência. No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações. No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”. Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um consumo sustentável daqueles produtos. Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir.