Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento.

Description

Keywords

relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico ensino do 2º ciclo do ensino básico matemática ciências

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence