Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV

dc.contributor.advisorCaldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano
dc.contributor.authorGonçalves, Joana Maria Henriques Pinto Ribeiro
dc.date.accessioned2025-09-19T13:00:51Z
dc.date.available2025-09-19T13:00:51Z
dc.date.issued2025-07-30
dc.description.abstractEste relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento.por
dc.identifier.tid204003504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58743
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectrelatório
dc.subjectensino do 1º ciclo do ensino básico
dc.subjectensino do 2º ciclo do ensino básico
dc.subjectmatemática
dc.subjectciências
dc.titleRelatório de Estágio Profissional I, II, III e IVpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educação João de Deus

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Estágio Profissional_ JoanaRibeiroGonçalves julho2025_esejd _ FINAL.pdf
Size:
34.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: