Publication
Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV
dc.contributor.advisor | Caldeira, Maria Filomena Tomaz Henriques Serrano | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Joana Maria Henriques Pinto Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2025-09-19T13:00:51Z | |
dc.date.available | 2025-09-19T13:00:51Z | |
dc.date.issued | 2025-07-30 | |
dc.description.abstract | Este relatório reúne e documenta o percurso vivido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada nos contextos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico, refletindo uma caminhada feita com intencionalidade, compromisso e uma vontade constante de aprender com a prática. Ao longo deste percurso, foram concebidas propostas pedagógicas ajustadas às necessidades reais dos alunos e às orientações curriculares em vigor, com especial atenção às Aprendizagens Essenciais. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio acompanhados das respetivas fundamentações teóricas, revelando a riqueza e diversidade das experiências vividas em sala de aula. No segundo capítulo, encontram-se oito planificações detalhadas, que evidenciam o cuidado colocado na preparação de aulas com significado, centradas em estratégias ativas, diferenciadas e colaborativas. O terceiro capítulo integra quatro instrumentos de avaliação, concebidos com base numa lógica formativa, capazes de apoiar o acompanhamento do percurso de aprendizagem de cada aluno. Por fim, o quarto capítulo descreve o desenvolvimento de um projeto ambiental, testemunho do compromisso com uma educação integrada, crítica e consciente. Ao longo de todo este trabalho, a avaliação formativa assumiu um papel central, funcionando como bússola para a tomada de decisões pedagógicas e para a adaptação constante da prática. O professor é aqui entendido como alguém que observa, escuta, intervém e reflete, procurando, em cada gesto, dar resposta ao grupo e a cada aluno em particular. A abordagem metodológica utilizada neste relatório é de carácter qualitativo, centrandose na recolha de dados no contexto real das escolas onde foi realizado o estágio. Para tal, foram privilegiados dois instrumentos fundamentais: a observação direta das práticas educativas e a análise de documentos relevantes ao processo educativo. Mais do que um registo de práticas, este relatório é a expressão de um caminho de crescimento pessoal e profissional, moldado pela reflexão constante, pelo diálogo com os pares e pelas aprendizagens construídas com e para os alunos. Foi em este entrelaçar de teoria e prática, de intenção e ação, que se consolidou uma identidade profissional em construção, uma identidade que se quer curiosa, crítica e sempre em movimento. | por |
dc.identifier.tid | 204003504 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58743 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | relatório | |
dc.subject | ensino do 1º ciclo do ensino básico | |
dc.subject | ensino do 2º ciclo do ensino básico | |
dc.subject | matemática | |
dc.subject | ciências | |
dc.title | Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Estágio Profissional_ JoanaRibeiroGonçalves julho2025_esejd _ FINAL.pdf
- Size:
- 34.59 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: