Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
11.64 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Este Relatório de Estágio Profissional pretende apresentar algumas reflexões
sobre diversos temas na área da investigação em Educação, baseadas em situações
vivenciadas ao longo dos Estágios Profissionais I, II, III e IV, unidades curriculares do
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais
no 2.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2021 e finalizado em julho de 2023,
na Escola Superior de Educação João de Deus.
O presente documento foi dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações,
Dispositivos de Avaliação e Proposta de Projeto Educativo.
No primeiro capítulo, descrevo dez atividades, aulas ou situações que considerei
significativas para a minha formação enquanto futura profissional de educação, nas duas
valências – 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico –, reflito sobre as mesmas e apresento uma
fundamentação teórica para tais reflexões.
No segundo capítulo, apresento oito planificações de aulas ou outras situações de
ensino e aprendizagem, sob a forma de tabelas, e justifico a relevância das estratégias e
recursos planificados através de literatura de referência.
No terceiro capítulo, e tal como o próprio título indica, apresento quatro dispositivos
de avaliação e descrevo o modo como os mesmos foram aplicados na avaliação das
aprendizagens de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste capítulo, são também
discutidos e analisados os resultados das referidas avaliações.
No quarto capítulo, proponho um projeto educativo, intitulado “Pano para Mangas”.
Esta proposta de projeto tem como objetivo primordial consciencializar os alunos e a
restante comunidade educativa para os impactos negativos da produção e do consumo de
produtos têxteis no ambiente e na sociedade, e para a necessidade de garantir um
consumo sustentável daqueles produtos.
Por último, apresento as considerações finais deste trabalho, sintetizando as
aprendizagens que os Estágios Profissionais me permitiram construir.
Description
Keywords
relatório ensino do 1º ciclo do ensino básico matemática ciências naturais 2.º ciclo do ensino básico