ISLA Santarém - Instituto Politécnico
Permanent URI for this community
O ISLA Santarém - Instituto Politécnico, criado em 1984, é um estabelecimento de ensino superior politécnico privado, vocacionado para o ensino, a investigação orientada e a prestação de serviços, que através da articulação do estudo, da docência, da investigação e da animação social se integra na vida da sociedade, prosseguindo a sua atividade, atenta especialmente ao desenvolvimento cultural, científico e técnico da região de Santarém. A oferta educativa do ISLA Santarém integra cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e mestrados, a par de cursos de cursos de formação pós-graduada e MBA´s.
www.islasantarem.ptBrowse
Browsing ISLA Santarém - Instituto Politécnico by advisor "Martinho, Filipa"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto da Felicidade no Trabalho na Motivação e Produtividade dos ColaboradoresPublication . Menino, Patricia; Martinho, FilipaA felicidade no trabalho é um tema que tem vindo a suscitar cada vez mais interesse no contexto organizacional, uma vez que não só beneficia os resultados da organização, como também fomenta a sustentabilidade ao incentivar uma cultura que valoriza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Colaboradores felizes estão mais predispostos à criatividade e tendem a ser mais resilientes e produtivos, o que contribui para ambientes laborais mais saudáveis e sustentáveis a longo prazo. Para além disso, a satisfação no trabalho pode reduzir a rotatividade e os custos associados à substituição dos colaboradores, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos humanos e financeiros da organização. Neste sentido, pretende-se responder à seguinte questão “De que forma a felicidade organizacional influencia a motivação e produtividade dos colaboradores?”. Para tal, o presente estudo tem por objetivos de investigação: identificar os principais fatores que contribuem para a felicidade no trabalho e a sua correlação com a motivação e produtividade dos colaboradores. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário como técnica de recolha de dados. A amostra deste estudo é composta por 253 indivíduos que se encontram a exercer uma atividade profissional, com idade igual ou superior a 18 anos, do género feminino e masculino. A recolha de dados decorreu por via de uma amostragem aleatória por conveniência, de participação voluntária e anónima. Os principais resultados do estudo confirmaram a existência de uma correlação significativa entre a felicidade no trabalho e a motivação e produtividade dos colaboradores, dando assim, resposta à pergunta de partida.
- O impacto do Contrato Psicológico no Engagement dos militares da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Póvoa, Rui; Martinho, FilipaEste estudo teve dois objetivos fundamentais, um primeiro em que é feito o ponto de situação relativamente ao Contrato Psicológico e ao Engagement dos militares da Guarda. E um segundo, em que se tenta perceber de que forma o Contrato Psicológico tem impacto no Engagement. Para tal, colocou-se como questão central de investigação, a seguinte: Como é que o Contrato Psicológico tem impacto sobre o Engagement dos militares da Guarda Nacional Republicana (GNR)? Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário que foi difundido a todo o efetivo militar da GNR. Neste sentido, o Contrato Psicológico foi analisado com base em sete dimensões sobre o funcionário, cinco dimensões relativamente à organização e três relativamente á relação entre ambos, tendo em conta os tipos de contrato existentes: Transacional, Transitório, Relacional e Equilibrado. Por outro lado, o Engagement foi analisado em três dimensões: o vigor, a absorção e a dedicação. Os resultados demostram que existem diferenças entre as diversas categorias profissionais, tanto no que respeita ao Contrato Psicológico, como ao Engagement. Este poderá ser o ponto de partida para um estudo mais aprofundado sobre esta temática no seio da GNR. Com o objetivo de melhorar substancialmente o serviço prestado ao cidadão tendo em conta o bem-estar psicológico e vontade de bem servir dos militares.
- A influência da cultura organizacional na ocorrência do assédio moral - Um estudo no distrito de SantarémPublication . Norte , Mariana; Martinho, FilipaA velocidade das mudanças em todo o mundo deixa o seu reflexo nas pessoas e nas organizações. No âmbito organizacional, o mercado tornou-se mais instável e turbulento estimulando muitas vezes a competição interna perante metas difíceis ou até impossíveis de alcançar tanto a nível individual como coletivo. O assédio moral remonta ao início do trabalho e viola o princípio da dignidade humana e as organizações são, muitas vezes, o palco destes constrangimentos. Através da realização deste estudo, pretende-se refletir sobre um risco psicossocial específico, o assédio moral no trabalho e compreender a relação entre este fenómeno e a cultura organizacional, no distrito de Santarém. A pesquisa efetuada é de natureza descritiva, levantamento de dados, utilizando a abordagem quantitativa. Participaram neste estudo 150 trabalhadores em contexto ativo de mercado de trabalho, inseridos no concelho de Santarém, dos quais 54,7% são do género feminino e 45,3% do género masculino. Os dados foram recolhidos através do Questionário dos Atos Negativos (QAN) e FOCUS (First Organizational Climate and Culture Unified Survey). No que concerne ao assédio moral, os dados obtidos revelam a existência, em percentagens pouco expressivas, de situações destes comportamentos hostis, sendo as mais evidenciadas: ocultação de informação que afetam o desempenho, as suas opiniões e pontos de vista são ignoradas, e serem expostos a uma quantidade de trabalho excessiva e impossível de realizar. Relativamente à análise geral da cultura organizacional foi possível verificar que os colaboradores identificaram a cultura de Regras como sendo a mais predominante no seio das suas corporações, seguidamente da cultura dos Objetivos, Apoio e por último a cultura de Inovação.