IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra by advisor "Amaro, Ana Cristina Santos"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Apuramento do custo e medidas de desempenho no apoio à gestão de uma organização socialPublication . Duarte, Nuno Rafael Santos; Amaro, Ana Cristina Santos; Fonseca, Susana Maria Salgueiro RebeloAs organizações sem fins lucrativos, assim como as restantes organizações, necessitam de ferramentas de gestão que se adaptem à sua realidade de modo a alcançarem um equilíbrio económico sustentável. O facto deste tipo de organização enfrentar vários obstáculos, como a escassez de recursos financeiros, faz com que este tema seja oportuno na medida em que pode ajudar a atenuar os problemas de sustentabilidade económica, através da implementação de uma análise de custo adequada e da utilização de ferramentas de gestão e suporte à decisão, nomeadamente, os indicadores de desempenho. O presente trabalho apresenta o resultado de uma análise dos custos relativa aos utentes de uma organização sem fins lucrativos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego, tendo por base a contabilidade analítica, e viabilizada pela análise das demonstrações financeiras e outros documentos da Instituição. Esta análise será seguida de uma avaliação do desempenho organizacional realizada através do estudo de indicadores de desempenho que são também uma importante ferramenta de apoio à gestão e ainda a sua apresentação através de um painel de visualização, o dashboard. Os desenvolvimentos propostos pretendem dar um contributo para apoiar a gestão da Instituição e, consequentemente, o seu desempenho organizacional. Os resultados finais falam por si na medida em que o apuramento do custo médio por utente e a aplicação de indicadores de desempenho, demonstrados visualmente em dashboards, se apresentam como uma mais-valia para esta Instituição ao nível do apoio à tomada de decisão.
- Controlo de desperdícios nas empresas de restauração coletiva (ERC): suportes de apoio à decisãoPublication . Domingos, João Paulo da Silva; Amaro, Ana Cristina Santos; Carvalho, JoséEste projeto pretende caracterizar o desperdício alimentar de várias unidades servidas por uma Empresa de Restauração Coletiva (ERC), através da recolha de dados e da monitorização diárias da quantidade de desperdício produzido, por período de refeição, no horizonte de tempo observado. O tratamento e análise dos dados recolhidos permitiu definir um conjunto de indicadores de desempenho para caracterizar o desperdício alimentar ao longo do tempo, de acordo com as seguintes categorias: i) análise de ementas, ii) demonstração semanal de pratos servidos, iii) índice de desperdício alimentar e iv) número de pratos não servidos. Para estes indicadores foram identificados e estudados vários suportes de representação (visualização e síntese) adequados à criação de um dashboard que se pretende objetivo e intuitivo na leitura. O trabalho teve assim por objetivo desenvolver uma proposta de representação dos indicadores de desperdício, que permita identificar padrões de consumo, contribuindo para o planeamento e para a tomada de decisão diárias nas ERCs. O desenvolvimento deste projeto pretende contribuir para a redução dos graus de desperdício, através de um suporte contínuo ao planeamento e à preparação de ementas. A gestão de recursos e as boas-práticas operacionais requerem procedimentos de recolha simples, objetivos, replicáveis e, idealmente, pouco onerosos. Nesse sentido, apresenta-se uma solução de compromisso entre a operacionalização diária da recolha (observações e representação), o detalhe dos dados recolhidos e alguns elementos de síntese e visualização num dashboard operacional. A proposta (indicadores e dashboard) foi sujeita a testes em seis ERCs, constituindo o estudo uma caracterização do tipo de desperdício gerado. Em síntese, neste trabalho foram propostos novos indicadores de desempenho para avaliação do desperdício, foi criado e testado um dashboard e propostos targets operacionais. A validação organizacional das propostas permite concluir do interesse da presente contribuição para a resolução dos problemas de sustentabilidade, gerados pelos desperdícios produzidos neste setor de atividade.
- Dashboards para planeamento logístico de transportes: o caso da Transportadora PelichosPublication . Silva, Diana Micaela Correia da; Amaro, Ana Cristina Santos; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaEm Portugal, como na generalidade dos países, o setor dos transportes tem um peso importante na economia, facto que acrescenta interesse aos projetos nesta área, mas também adiciona complexidade. O estado da arte no domínio dos provedores de serviços logísticos, assim como nos transportes, aponta inúmeros desafios e novos paradigmas de gestão, evidenciando a oportunidade das Tecnologias e Sistemas de Informação e o seu impacto nas decisões e na eficácia das medidas de controlo operacional. Seguindo o propósito de contribuir para o planeamento operacional dos serviços de transporte, este projeto propõe a identificação, seleção e definição de indicadores chave de desempenho e respetiva utilização como ferramentas de decisão. De modo a agilizar a aferição e o controlo operacional, desenvolveu-se um dashboard adaptado à realidade do setor e, em especial, à empresa em estudo, a Pelichos, com base numa profunda revisão da literatura. Da conciliação entre o trabalho de pesquisa e as práticas logísticas da Pelichos, foram desenvolvidos novos indicadores chave de desempenho, posteriormente validados pela organização. O modelo de dados permitiu definir os detalhes da recolha de dados, sendo sujeitos a tratamento e estruturados, segundo um modelo analítico com diversas tabelas de dimensão e de factos. A implementação da solução foi auxiliada pela ferramenta Power BI da Microsoft, que suportou a construção do dashboard. Este projeto proporcionou à Pelichos uma análise consolidada dos dados operacionais que nunca tinha sido possível, e ainda estabelecer relações entre os dados. Os resultados alcançados atestam o potencial da plataforma nos vários contextos testados.
- Estágio na Nova Delta Espanha e o contexto empresarial português e espanholPublication . Lourenço, Sérgio Manuel da Silva; Silva, Gabriel Luís de Matos Eleutério; Amaro, Ana Cristina SantosO relatório que se segue surge no âmbito do estágio curricular para obtenção do grau de Mestre em Gestão Empresarial, ministrado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O estágio decorreu na Novadelta Comercio de Cafés España SA, subsidiária da Delta Cafés em Espanha, entre os dias 19 de fevereiro e 14 de agosto de 2020. Para contextualizar o estágio, foi feita uma caraterização da entidade acolhedora, entidade esta que se pauta pelos mais elevados padrões de excelência nas diversas dimensões da sua atividade, caraterística esta que é aliás do conhecimento comum. As atividades desenvolvidas no estágio foram diversas na área de gestão, com especial enfoque para o uso de ferramentas de gestão como o ERP da empresa. As atividades principais desenvolvidas em estágio estão descritas neste trabalho, bem como a justificação científica para as realizar, a sua importância e necessidade. Como parte integrante deste relatório e aproveitado o facto de o estágio ter sido realizado em Espanha, o estudante achou por bem realizar uma parte completamente empírica em que analisou a internacionalização da Delta e o mercado ibérico, comparando o contexto empresarial português e espanhol, tendo por base a análise PESTAL. Além disso, à luz de algumas teorias de internacionalização procurou perceber a adequabilidade e compatibilidade entre essas mesmas teorias de internacionalização e uma hipotética internacionalização feita por empresas portuguesas para Espanha e vice-versa.
- A gestão de risco na cadeia de abastecimento do setor petrolífero: o caso GALPPublication . Picão, Adolfo Matos; Amaro, Ana Cristina SantosOs últimos anos estão marcados por eventos que afetam diretamente a cadeia de abastecimento do setor petrolífero (CAP), desde alterações climáticas a crises económicas, e mais recentemente a pandemia Covid-19. Estes eventos promovem constantes mudanças, produzindo incerteza e vulnerabilidade na gestão. O projeto aborda o processo de gestão de risco e considera a Galp como caso de estudo. A aplicação do benchmarking à Galp e parceiros nacionais e internacionais permitiu concluir que são implementadas medidas para mitigar o impacto do risco. Demonstra ainda que há dimensões do risco que não têm sido trabalhadas, podendo aportar melhorias para este setor.
- Gestão e impacto logístico da escassez de fármacos: perspetiva industrial, económica e socialPublication . Carvalho, Susana Patrícia Santos; Amaro, Ana Cristina SantosOs stocks são um elemento chave no contexto empresarial, uma vez que é através de uma boa política de gestão de stocks que se pode prevenir os efeitos nefastos resultantes da falta de produto no mercado. No contexto da Indústria Farmacêutica, a gestão de stocks torna-se imprescindível na diminuição de ruturas de medicamentos no mercado e na prevenção dos consequentes riscos para a saúde pública. Os medicamentos são elementos críticos no campo da saúde e ocupam um importante papel na sociedade. Assim, o estudo da escassez de medicamentos é um tema pertinente que permite perceber se, em caso de rutura total do medicamento no mercado, existem alternativas terapêuticas que o possam substituir. O presente relatório constitui um importante elemento de formação do Mestrado em Gestão Empresarial, e pretende dar uma visão geral da Indústria Farmacêutica no mundo e, em particular, compreender o posicionamento da Bluepharma, entidade de acolhimento do estágio, nesse contexto. A análise do perfil mensal de existências dos vários medicamentos e a identificação de pontos de rutura são duas importantes questões de investigação, tratadas no contexto geral dos medicamentos e da gestão dos seus stocks. A investigação aplicada desenvolveu-se no âmbito das ruturas de medicamentos e foi suportada em dados de mercado relativos ao ano de 2019. Os critérios de análise implementados permitiram concluir a respeito do posicionamento dos laboratórios, em mercados de medicamento específicos (p.ex. genéricos, venda livre, etc). Adicionalmente, foi possível apreciar as DCI mais importantes e identificar as ruturas associadas. Com base neste estudo, avaliou-se ainda a existência de alternativas terapêuticas que permitam mitigar o efeito de uma rutura do medicamento no mercado. Concluiu-se que, boa parte dos medicamentos analisados possuem alternativas terapêuticas, ainda que no geral, com custos menos apelativos.
- Impacto da gestão logística de stocks na indústria hoteleira: os custos e a criação de valorPublication . Amorim, Sarah de; Amaro, Ana Cristina Santos; Fantasia, Maria Manuela GaspaA gestão de stocks, como atividade interna a qualquer organização que tenha a necessidade de constituir reservas de materiais, é uma atividade que gera custos, ainda que apresente benefícios. Numa correta gestão de stocks, os custos devem ser minimizados e os benefícios maximizados, sendo que qualquer erro na sua gestão pode implicar no equilíbrio dessas grandezas. Quando tratamos de unidades hoteleiras, a questão associada aos stocks tem um grande impacto pela diversidade de produtos (bebidas, alimentares, higiene, etc.) e pelos requisitos que a prestação de serviço exige, disponibilidade, qualidades, preço O presente relatório de estágio intitulado “Impacto da Gestão da Logística de Stocks na Hotelaria: custos e criação de valor”, foi elaborado no âmbito da componente não letiva do Mestrado em Gestão Empresarial, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, ISCAC. O estágio foi realizado no Hotel Tryp CoimbraCoimbra Aparthotel, SA, e o presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas de acordo com o processo de aprovisionamento e de gestão logística da empresa. No Hotel Tryp Coimbra foram desenvolvidas várias tarefas com o objetivo de implementar e melhorar os processos logísticos internos, relacionados com fluxos de materiais e stocks. Essas melhorias foram realizadas com base nos padrões legais e na redução dos custos associados à gestão logística. Além disso, foi realizada uma análise detalhada dos stocks manuseados entre os diversos setores do Hotel (bar, andares, etc.), e caracterizados os fluxos logísticos dos produtos movimentados, a fim de aprimorar e priorizar a estratégia de controle de stocks. Estas estratégias foram propostas com o objetivo de aumentar os benefícios gerados pelo atendimento ao cliente, melhorando a qualidade dos serviços prestados
- Indicadores de desempenho no terceiro setor: o caso da Santa Casa da Misericórdia de ConstançaPublication . Basílio, Ana Paula Marques; Pedrosa, Isabel Maria Mendes; Amaro, Ana Cristina SantosO envelhecimento da população, nos dias de hoje, é uma preocupação constante na sociedade em que as carências económicas são, também e cada vez mais, uma realidade. Neste contexto, as instituições do terceiro sector e, em particular, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) desempenham um papel muito importante nomeadamente pela sua proximidade com as famílias. As dificuldades de gestão de recursos nestas organizações são motivadas, em boa parte, pela redução de apoios do Estado e pela constante necessidade de garantir e manter um serviço de excelência aos utentes. No contexto das IPSS, a revisão da literatura evidencia a importância de criar valor para o gestor, através de ferramentas de monitorização de indicadores, que permitam uma gestão adequada a essa realidade. Assim, atentos a estas evidências e ao facto deste projeto se inserir no domínio das organizações do terceiro, em particular, na Santa Casa da Misericórdia de Constância, definiu-se como principal objetivo implementar um Dashboard suportado em métricas e indicadores de desempenho (Key Performance Indicators, KPIs), adequados à realidade dessa IPSS. Neste sentido, o presente trabalho pretende integrar todos os dados relevantes e atualmente disponíveis em diversas plataformas - nomeadamente ainda em papel - num único interface de apoio à tomada de decisão, com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade económica da organização.
- Kobetsu Kaizen Práticas empresariais de melhoria contínua: estudo de caso Atril Florestal S APublication . Cordeiro, Tiago Ferreira Nunes dos Santos; Amaro, Ana Cristina SantosO abastecimento de matérias-primas à indústria é um dos principais pontos de vantagem competitiva para seu foco de negócio. O Kaizen, enquanto prática da melhoria contínua, “hoje melhor que ontem”, apresenta-se como uma metodologia eficaz e transversal a toda a organização. O presente trabalho analisa algumas das técnicas e ferramentas Kaizen, que podem contribuir de forma significativa para uma melhor gestão de processos empresariais. Adicionalmente pretende-se averiguar o sucesso da aplicabilidade da metodologia Kaizen no contexto de uma empresa do sector florestal, assim como avaliar a magnitude e impacto desta forma de gestão. Neste domínio considerou-se o caso da ALTRI Florestal, S.A., que seguindo os bons exemplos das suas congéneres do grupo ALTRI SGPS, implementou o programa de melhoria contínua. Com a investigação realizada, foi possível concluir, que a aplicação da metodologia de melhoria contínua, e em particular o Kobetsu Kaizen é uma mais valia para a ALTRI Florestal. A metodologia Kobetsu veio demonstrar que o trabalho em equipa, o desejo de melhorar e a capacidade de aprender com os erros, são fundamentais para o crescimento das organizações, assim como das pessoas que delas fazem parte. Prova disso foram as inovações e os impactos operacionais e financeiros alcançados pela organização.
- Monitorização do processo de negócio com recurso a dashboards: o caso do CTCV Centro Tecnológico da Cerâmica e do VidroPublication . Bucher, Daniel Neves; Amaro, Ana Cristina Santos; Pedrosa, Isabel Maria MendesO presente relatório de estágio descreve o trabalho desenvolvido e o conhecimento adquirido no decurso dos 7 meses do estágio curricular do 2º ano do Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão, do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), que decorreu na entidade Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV). É objetivo deste trabalho conhecer a realidade dos diversos serviços da organização de acolhimento do estágio, reunir as principais necessidades de gestão e entender os processos do negócio e os principais requisitos. Para tanto, foram identificadas e caracterizadas as fontes de dados disponíveis para efetuar uma análise que possa informar e apoiar, em tempo útil, os processos de tomada de decisão. A concretização desses objetivos compreendeu a criação de um conjunto de indicadores chave de desempenho (Key Performance Indicators, KPI), e o desenvolvimento de um modelo analítico, tendo em vista a implementação dos indicadores num dashboard, elaborado com recurso à ferramenta de Business Intelligence (BI) da Microsoft, o Power BI. A proposta de dashboard foi criada de acordo com um modelo analítico de suporte e submetida a vários testes, os quais envolveram várias etapas de ajustes nos processos de recolha e de integração dos dados e outros ajustes de detalhe, sendo, posteriormente, validada pela organização. Como resultado final, foram apresentados três dashboards e respetivos relatórios, com o propósito de utilização diária na entidade, e que servirão de apoio à gestão e à tomada de decisões, ao nível operacional e estratégico, permitindo aos decisores ter acesso a informação relevante em tempo real e de forma dinâmica e interativa.