Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.81 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Em Portugal, como na generalidade dos países, o setor dos transportes tem um peso
importante na economia, facto que acrescenta interesse aos projetos nesta área, mas
também adiciona complexidade. O estado da arte no domínio dos provedores de serviços
logísticos, assim como nos transportes, aponta inúmeros desafios e novos paradigmas de
gestão, evidenciando a oportunidade das Tecnologias e Sistemas de Informação e o seu
impacto nas decisões e na eficácia das medidas de controlo operacional.
Seguindo o propósito de contribuir para o planeamento operacional dos serviços de
transporte, este projeto propõe a identificação, seleção e definição de indicadores chave
de desempenho e respetiva utilização como ferramentas de decisão. De modo a agilizar a
aferição e o controlo operacional, desenvolveu-se um dashboard adaptado à realidade do
setor e, em especial, à empresa em estudo, a Pelichos, com base numa profunda revisão
da literatura.
Da conciliação entre o trabalho de pesquisa e as práticas logísticas da Pelichos, foram
desenvolvidos novos indicadores chave de desempenho, posteriormente validados pela
organização. O modelo de dados permitiu definir os detalhes da recolha de dados, sendo
sujeitos a tratamento e estruturados, segundo um modelo analítico com diversas tabelas
de dimensão e de factos. A implementação da solução foi auxiliada pela ferramenta
Power BI da Microsoft, que suportou a construção do dashboard. Este projeto
proporcionou à Pelichos uma análise consolidada dos dados operacionais que nunca tinha
sido possível, e ainda estabelecer relações entre os dados. Os resultados alcançados
atestam o potencial da plataforma nos vários contextos testados.
Description
Keywords
Dashboard Key Performance Indicators (KPI) Third Party Logistics (3PL) Business Intelligence Power BI