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Abstract(s)
A gestão de stocks, como atividade interna a qualquer organização que tenha a
necessidade de constituir reservas de materiais, é uma atividade que gera custos, ainda
que apresente benefícios. Numa correta gestão de stocks, os custos devem ser
minimizados e os benefícios maximizados, sendo que qualquer erro na sua gestão pode
implicar no equilíbrio dessas grandezas. Quando tratamos de unidades hoteleiras, a
questão associada aos stocks tem um grande impacto pela diversidade de produtos
(bebidas, alimentares, higiene, etc.) e pelos requisitos que a prestação de serviço exige,
disponibilidade, qualidades, preço
O presente relatório de estágio intitulado “Impacto da Gestão da Logística de
Stocks na Hotelaria: custos e criação de valor”, foi elaborado no âmbito da componente
não letiva do Mestrado em Gestão Empresarial, do Instituto Superior de Contabilidade e
Administração de Coimbra, ISCAC. O estágio foi realizado no Hotel Tryp CoimbraCoimbra Aparthotel, SA, e o presente relatório apresenta as atividades desenvolvidas de
acordo com o processo de aprovisionamento e de gestão logística da empresa.
No Hotel Tryp Coimbra foram desenvolvidas várias tarefas com o objetivo de
implementar e melhorar os processos logísticos internos, relacionados com fluxos de
materiais e stocks. Essas melhorias foram realizadas com base nos padrões legais e na
redução dos custos associados à gestão logística. Além disso, foi realizada uma análise
detalhada dos stocks manuseados entre os diversos setores do Hotel (bar, andares, etc.),
e caracterizados os fluxos logísticos dos produtos movimentados, a fim de aprimorar e
priorizar a estratégia de controle de stocks. Estas estratégias foram propostas com o
objetivo de aumentar os benefícios gerados pelo atendimento ao cliente, melhorando a
qualidade dos serviços prestados
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Keywords
Turismo Hotelaria Restaurante Gestão Logística Stocks Custos de Armazém Criação de Valor