AM - TIA - Trabalhos de Investigação Aplicada
Permanent URI for this community
Browse
Browsing AM - TIA - Trabalhos de Investigação Aplicada by advisor "Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Ações Encobertas: Meio de obtenção de prova e o seu uso nos órgãos de polícia criminal de competência genérica GNR e PSPPublication . Jubilado, Pedro Miguel Hilário de Carvalho Veríssimo; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de; Gaspar, Gilberto Manuel CartaxoA investigação aqui apresentada, encontra-se subordinada ao tema “Ações Encobertas: Meio de obtenção de prova e o seu uso nos órgãos de polícia criminal de competência genérica GNR e PSP”. Esta investigação surge com o intuito de avaliar as ações encobertas como meio de obtenção de prova e a vantagem na adoção destas nas investigações dos órgãos de polícia criminal de competência genérica GNR e PSP. Esta investigação seguiu uma estratégia qualitativa, tendo sido escolhido o método indutivo, já que este parte de vários fenómenos particulares para o geral. Na recolha de dados para esta investigação, recorreu-se a uma revisão da literatura nacional e internacional e à realização de inquéritos por questionário de resposta aberta, efetuados a especialistas, nomeadamente a membros de investigação criminal a nível nacional, membros do sistema jurídico português e membros de forças de segurança internacionais, que se encontram dentro da matéria das ações encobertas, nas diferentes formas que estas tomam noutros ordenamentos jurídicos. Constatou-se que a criminalidade tem vindo a tomar formas cada vez mais complexas e distintas e, que as ações encobertas como meios de obtenção de prova é mais uma ferramenta que pode ser utilizada como forma de combater estas novas formas de criminalidade. Deste modo e para que, este combate seja eficaz é necessário que a legislação sofra atualizações, de forma que este método de investigação criminal não se vulgarize, mas que possibilite a adoção por outros órgãos de polícia criminal de competência genérica que poderiam vir a utilizar esta ferramenta.
- O Desempenho Escolar dos Alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia durante a frequência da Academia MilitarPublication . Silva, Tiago Alexandre Canilhas; Moreira, Simão Manuel de Sousa; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deUma boa formação académica é cada vez mais central e fundamental no desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais dos oficiais do Exército. Deste modo, saber quais os fatores que afetam o seu desempenho académico é fundamental para o desenvolvimento de processos e estratégias que contribuam para um processo de aprendizagem com sucesso. Desta forma, este trabalho tem como objetivos avaliar o desempenho escolar dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia, desde o seu ingresso na Academia Militar até à sua conclusão. A investigação, de âmbito quantitativo, onde foi aplicado um inquérito por questionário a Oficiais, mestres, em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia, contemplou ainda a relação entre as provas de ingresso exigidas no concurso de admissão à Academia Militar assim como os fatores motivacionais da escolha da Arma de Artilharia e o seu impacto nos resultados Académicos. Os resultados mostram que, apesar de os alunos que entram com a prova de ingresso de Matemática A estarem mais bem preparados para o prosseguimento de estudos, tal não se reflete efetivamente na realidade, sendo que estes alunos também reportam dificuldades nas disciplinas da área das ciências exatas. No que concerne aos fatores motivacionais, o gosto pela Arma é o principal fator motivacional, sendo reportado pela grande maioria dos elementos da amostra. No entanto, as classificações insuficientes são também referidas como razão da escolha de uma Arma em detrimento de outra, podendo esta realidade ter influência num bom futuro exercício profissional do militar. Por fim, ficou patente que a escolha da arma de Artilharia, quando esta é a primeira escolha, faz com que os alunos estejam motivados para obterem bons resultados no final do seu curso. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias motivacionais e de ajuda relativamente aos alunos para que possam obter boas classificações e assim escolherem a Arma desejada torna-se muito importante para se ter oficiais do Exército motivados e que desempenham as suas tarefas com qualidade.
- As estratégias de coping nos militares portugueses destacados em missões internacionais.Publication . Moreira, Guilherme Duarte Rodrigues; Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dos; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deO stress é algo inerente à vida quotidiana, no entanto devido às particularidades da carreira militar os elementos das Forças Armadas encontram-se sujeitos a diversas situações capazes de se materializarem como indutoras de stress durante o cumprimento das suas funções. Estas situações tornam-se mais evidentes nos militares que se encontram a realizar as suas funções longe do território nacional, em missões internacionais. Torna-se assim relevante percecionar como estes reagem a estas situações e que estratégias utilizam para lidar com as mesmas de forma a serem capazes de garantir o cumprimento das missões que lhes são incumbidas. Esta investigação pretende identificar as principais estratégias de coping utilizadas pelos militares portugueses em missões internacionais. De forma a atingir este objetivo esta investigação seguiu um método indutivo e quantitativo, tendo-se baseado num inquérito por questionário distribuído a militares dos três ramos das Forças Armadas. Este questionário é constituído por quatro partes sendo a primeira constituída por questões relativas aos dados biográficos dos militares, a segunda por um conjunto de questões acerca dos indutores de stress enfrentados pelos inquiridos, uma terceira constituída pelo Coping Styles Questionnaire 3 e por fim por perguntas relativas aos mecanismos de coping por eles utilizados. Através dos dados recolhidos podemos concluir que são os indutores relacionados com a motivação que mais afetam os militares portugueses em missão, sendo maioritariamente através do estilo de coping racional e de estratégias de procura de suporte que estes os enfrentam, dando preferência à prática de desporto individual e convívio com os amigos/camaradas.
- Estrutura Modular de Manutenção no apoio a um AgrupamentoPublication . Teixeira, Carlos Duarte Vieira; Chambel, Énio Rodrigo Pereira; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deA necessidade de projeção de meios para os mais diversos Teatros de Operações é uma realidade para a qual qualquer exército deverá estar devidamente preparado, fruto da sua atividade operacional. Como tal, por forma a alcançar o cumprimento das missões atribuídas, a manutenção destes mesmos meios tem de estar igualmente acautelada, com equipamentos e viaturas adequadas aos meios empregues, assim como às características dos próprios teatros. Esta é a problemática abordada no presente trabalho de investigação, sendo o objetivo geral deste, a aferição de uma estrutura modular que permita a sustentação da manutenção de um Agrupamento. Na prossecução deste objetivo e com recurso a questionários aplicados a Oficiais do Exército Português com funções de comando nos teatros mais atuais, aferiram-se os meios portugueses em utilização e as suas necessidades de manutenção mais prementes. Seguidamente, identificaram-se as principais carências das estruturas de manutenção referentes aos meios projetados, através de um questionário a Oficiais que desempenharam funções nos módulos de manutenção destacados fora do território nacional, em conjunto com a realização de quatro entrevistas a Oficiais superiores diretamente ligados à função logística da Manutenção. As triangulações dos dados obtidos nos métodos descritos, em conjunto com os dados obtidos na análise documental da temática, deram origem a uma estrutura modular que visa satisfazer as necessidades das estruturas de Manutenção em apoio a um Agrupamento contendo os meios de rodas e de lagartas ao serviço de Portugal.
- O impacto da perceção de justiça das nomeações e promoções por mérito na satisfação profissional e desempenho dos oficiais das Forças Armadas de Cabo-Verde. Contributos para incrementar a gestão de talentos.Publication . Monteiro, Romário António da Veiga; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de; Rosário, Júnior António Monteiro doA perceção da justiça nas promoções e nomeações por mérito constituem um papel fundamental no desempenho organizacional e na satisfação profissional dos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde. A presente investigação tem como objetivo a identificação e análise do impacto da perceção de justiça das promoções e nomeações por mérito sobre a satisfação profissional e desempenho dos militares. Este estudo procura fornecer contributos que possam estimular positivamente a gestão de talentos, nas Forças Armadas de Cabo Verde, sugerindo estratégias e medidas que consigam contribuir para o aumento da eficácia dos processos, e satisfação profissional. A presente investigação foi conduzida através do recurso ao método quantitativo, recorrendo a aplicação de um inquérito por questionários aplicados aos oficiais das Forças Armadas de Cabo Verde. Destes, foram obtidas 83 respostas, o que permitiu uma análise detalhada das perceções de justiça. Os dados revelaram que a perceção de justiça nas promoções e nomeações está fortemente correlacionada com a satisfação profissional e o desempenho dos oficiais. Aqueles que percebem o sistema como justo apresentam níveis mais elevados de motivação, lealdade e eficácia no desempenho das suas funções. A perceção de injustiça pode ser reduzida através da implementação de práticas transparentes e objetivas em promoções e nomeações, inspiradas em modelos de forças armadas de países mais desenvolvidos nessa vertente. Conclui-se assim que a adoção de critérios de desempenho claros avaliações regulares, acessibilidade e transparência dos processos de avaliação e dos critérios de base, bem como sistemas que permitam que as pessoas reconheçam e recompensem seu trabalho podem atrair e reter os melhores talentos e consequentemente melhorar o desempenho das FACV porque criam um ambiente de trabalho mais saudável.
- O impacto dos estilos afetivos e da coesão do grupo no bem-estar e na qualidade de vida dos alunos da Academia MilitarPublication . Barradas, António de Almeida; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de; Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dosNeste trabalho de investigação aplicada o principal objetivo é perceber qual o impacto que os estilos afetivos, conjugados com a coesão do grupo, têm no bem-estar e na qualidade de vida dos Alunos da Academia Militar. A mudança do ensino secundário para o ensino superior, provocam várias alterações nos Alunos, e é importante perceber que fatores têm um impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida. Assim, é abordado o impacto destes dois aspetos nos Alunos tendo como base o seu sexo e o ano que frequentam no ano letivo 2020/2021 para perceber quais são as diferenças. Assim sendo, neste estudo foi utilizado uma abordagem quantitativa, através do inquérito por questionário, respondido por 333 Alunos da Academia Militar, do 1º ao 4º ano. Os resultados deste inquérito permitem concluir quais os anos em que os Alunos são mais afetados pelos estilos afetivos vivenciados e pela coesão do grupo, e consequentemente qual a influência no bem-estar e na qualidade de vida dos mesmos. Sendo que todos os Alunos são afetados pelos estilos afetivos quando estes alteram. Verificámos que os estilos afetivos e a coesão do grupo têm impacto no bem-estar e na qualidade de vida dos Alunos da Academia Militar, sendo que este impacto pode ser superior ou inferior tendo como base o ano que frequentam no ano letivo 2020/2021. Todos os Alunos sentem um impacto positivo quando os estilos afetivos alteram, no que à coesão do grupo e ao bem-estar diz respeito. No entanto, no que toca à qualidade de vida, os Alunos do 4º ano tem uma perceção negativa.
- Impacto dos Riscos Psicossociais no Stress Ocupacional. Estudo de Caso: Unidades de CavalariaPublication . Saboga, Gonçalo Dias Alves de Matos; Casquinha, Carlos Filipe Montezo; Magalhães, Rita Moacho; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deOs problemas de saúde mental, como o stress e outras condições correlacionadas têm recebido uma atenção crescente na sociedade contemporânea. Quando esses problemas são desencadeados por situações diversas no ambiente laboral, são denominados de Stress Ocupacional. Este conceito refere-se à perceção de um indivíduo acerca da sua incapacidade para desempenhar tarefas em contexto laboral. Um dos principais fatores que contribui para o Stress Ocupacional, são os Riscos Psicossociais, situações que englobam condições relacionadas tanto ao local de trabalho, quanto ao ambiente social nele presente, influenciando negativamente a capacidade laboral de um indivíduo. Este trabalho subordinado ao tema “Impacto dos Riscos Psicossociais no Stress Ocupacional. Estudo de Caso: Unidades de Cavalaria”, pretende estudar quais os fatores de risco psicossocial que afetam os militares, e de que forma é que estes fatores influenciam e geram Stress Ocupacional nos militares em serviço nas unidades de Cavalaria do Exército. A investigação utilizou uma abordagem quantitativa, baseada no método dedutivo, através do qual partimos de um conhecimento geral, acerca de todo o Exército, para depois particularizar nas unidades de Cavalaria. Para o efeito, foram utilizadas informações provenientes do Centro de Psicologia Aplicada do Exército, e foram aplicados questionários aos militares em serviço nestas unidades. Relativamente aos resultados obtidos, numa primeira fase, verificámos que as três subdimensões de Riscos Psicossociais com maior prevalência no Exército pertencem à mesma dimensão - Exigências Laborais. Numa segunda fase fomos analisar especificamente essas subdimensões, nas unidades de Cavalaria. No entanto, nem todas as subdimensões tiveram impacto direto no Stress Ocupacional, sendo as exigências de tempo, cognitivas, e ambiguidade de papéis, as que mais afetam o Stress Ocupacional. Concluiu-se também que o Stress Ocupacional é afetado pelos Riscos Psicossociais, sendo gerado, fundamentalmente ao nível do excesso de trabalho, problemas familiares, e condições de trabalho. Desta forma, concluímos que os Riscos Psicossociais têm de facto impacto sobre o Stress Ocupacional nas unidades de Cavalaria do Exército Português.
- A influência da duração das missões internacionais no stress e bem-estar dos militares do Exército.Publication . Sousa, Rui Pedro de; Santos, Renato Pessoa dos; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deO presente trabalho intitulado “A influência da duração das missões internacional no stress e bem-estar dos militares do Exército” tem como propósito central compreender qual o impacto na saúde mental e emocional do tempo de missão num teatro de operações dos militares destacados. Os objetivos da pesquisa incluem identificar os principais indutores de stress e bem-estar durante as diferentes fases da missão (pré-deslocamento, deslocamento e pós-deslocamento), identificar os principais indutores de equilíbrio utilizados pelos militares e analisar a relação entre a duração da missão e os níveis de stress e bem-estar dos militares. O estudo contou com uma amostra constituída por 19 militares, projetados em missões internacionais. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas individuais, e procedeu-se à análise dos dados através do método de análise de conteúdo, com recurso ao software QSR NVivo 14. Os resultados mostram que, durante o pré-deslocamento, as incertezas logísticas, a confiança sobre a preparação recebida, a ansiedade e a separação familiar são os principais indutores de stress. Durante o deslocamento, a monotonia, o aborrecimento, sentimentos de impotência, carga de trabalho e a convivência prolongada com os mesmos colegas aumentam os níveis de stress. No pós-deslocamento, a readaptação à vida civil e familiar apresenta novos desafios. Os principais indutores de bem-estar identificados incluem a camaradagem, atividades de lazer, treino físico e comunicação regular com a família. No entanto, em alguns casos, a eficácia desses indutores diminui ao longo da missão, especialmente a partir do quarto/quinto mês, devido à repetição e ao desgaste emocional. Conclui-se que a duração das missões tem um impacto significativo no stress e bem-estar dos militares do Exército, com um aumento notável de stress ao longo do tempo, com o seu pico, na grande maioria dos casos, no quinto mês, e em contraste, uma diminuição da eficácia dos indutores de equilíbrio com o passar do tempo.
- Intervenção preventiva do suicídio na Guarda Nacional Republicana: Influência da Era DigitalPublication . Martins, Hernâni Sousa Silva; Santos, Renato Emanuel Carvalho Pessoa dos; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira deA dissertação de mestrado abordou o tema do suicídio na Guarda Nacional Republicana (GNR), considerando-o um problema persistente com repercussões agravadas por uma futura crise económica. Iremos abordar os conceitos de suicídio, fatores de risco e protetores, bem como o impacto do mesmo nas instituições de segurança. Foram analisadas estratégias preventivas globais, nacionais e institucionais, bem como o uso das novas tecnologias na prevenção do suicídio. Ao cruzar essas informações com os dados recolhidos, a investigação respondeu à pergunta de partida sobre o impacto do avanço tecnológico na prevenção do suicídio dentro da GNR. Com a nossa investigação pretendemos analisar a importância da conscientização, formação e apoio psicológico em toda a instituição. A GNR tem utilizado as novas tecnologias em várias áreas, incluindo teleconsulta, análise de dados em formato digital e apoio psicológico remoto. No entanto, há espaço para melhorias, e a colaboração entre profissionais de saúde mental e especialistas em tecnologia é fundamental nesse sentido. Concluímos assim que as novas tecnologias têm um papel significativo na prevenção do suicídio, contudo verifica-se a necessidade de desenvolver soluções e promover uma abordagem interdisciplinar para superar o estigma e melhorar o bem-estar psicológico na instituição, em particular através das novas tecnologias como aliadas na prevenção do suicídio.
- A investigação criminal na Guarda Nacional Republicana no âmbito da violência doméstica de pais contra filhos menoresPublication . Reis, Rui Paulo Feliciano; Almeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de; Lopes, Andreia Sofia AmaralA violência doméstica contra menores praticada pelos progenitores tem impacto negativo no desenvolvimento destes em todas as etapas da sua vida. Recentemente, a pandemia COVID-19 acrescentou um conjunto de fatores, que tornaram difícil a deteção desta tipologia criminal aos olhos das autoridades policiais e entidades que lidam com este tipo de violência. O presente Trabalho de Investigação, subordinado ao tema “A investigação criminal na Guarda Nacional Republicana no âmbito da violência doméstica de pais contra filhos menores” tem como finalidade analisar as capacidades da Guarda Nacional Republicana no combate a este crime e verificar como a crise sanitária do COVID-19 afetou a sua investigação e as ocorrências registadas. Para atingir os objetivos do trabalho de investigação, foram recolhidos dados, numa primeira fase, do Sistema Integrado de Informações Operacionais Policiais da Guarda Nacional Republicana, referente a vítimas com idade inferior a 18 anos do Comando Territorial de Santarém desde o ano 2019 a 2023. Estes dados permitem traçar o sexo do agressor e vítima, idade do agredido e tipo de violência praticada. Posteriormente foram realizados inquéritos por entrevista aos militares e profissionais que atuam neste tipo de ocorrências para recolher a maior e melhor informação possível. De acordo com o supracitado, realizou-se uma abordagem mista, onde se recorreu ao estudo de caso do Comando Territorial de Santarém, mais concretamente, inquéritos por entrevista ao Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, às Secção de Inquérito dos postos do Comando, à Comissão de Proteção Crianças e Jovens de Santarém e Alcanena. Foi possível concluir após a recolha de informação que é o sexo masculino predominantemente o agressor, sendo a maioria das vítimas de idade inferior a 12 anos ou entre os 12 e 15, sendo o tipo de violência mais praticada a física. Determinou-se que o tipo de violência mais recorrente é também a exposição dos menores à violência entre os pais. Destaca-se a cooperação com outras entidades que facilita a investigação, embora haja pouca formação geral de violência doméstica, mais especificamente na temática dos menores ministrada aos militares. A pandemia trouxe alguns desafios aos militares, nomeadamente o reduzido contacto presencial com os menores. Atendendo às limitações impostas pela pandemia, foi dada primazia à utilização de meios telemáticos para a condução do inquérito. Palavras-chave: