Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Uma boa formação académica é cada vez mais central e fundamental no
desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais dos oficiais do
Exército. Deste modo, saber quais os fatores que afetam o seu desempenho académico é
fundamental para o desenvolvimento de processos e estratégias que contribuam para um
processo de aprendizagem com sucesso. Desta forma, este trabalho tem como objetivos
avaliar o desempenho escolar dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares, na
especialidade de Artilharia, desde o seu ingresso na Academia Militar até à sua conclusão.
A investigação, de âmbito quantitativo, onde foi aplicado um inquérito por questionário a
Oficiais, mestres, em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia, contemplou ainda a
relação entre as provas de ingresso exigidas no concurso de admissão à Academia Militar
assim como os fatores motivacionais da escolha da Arma de Artilharia e o seu impacto nos
resultados Académicos. Os resultados mostram que, apesar de os alunos que entram com a
prova de ingresso de Matemática A estarem mais bem preparados para o prosseguimento de
estudos, tal não se reflete efetivamente na realidade, sendo que estes alunos também
reportam dificuldades nas disciplinas da área das ciências exatas. No que concerne aos
fatores motivacionais, o gosto pela Arma é o principal fator motivacional, sendo reportado
pela grande maioria dos elementos da amostra. No entanto, as classificações insuficientes
são também referidas como razão da escolha de uma Arma em detrimento de outra, podendo
esta realidade ter influência num bom futuro exercício profissional do militar. Por fim, ficou
patente que a escolha da arma de Artilharia, quando esta é a primeira escolha, faz com que
os alunos estejam motivados para obterem bons resultados no final do seu curso. Deste
modo, o desenvolvimento de estratégias motivacionais e de ajuda relativamente aos alunos
para que possam obter boas classificações e assim escolherem a Arma desejada torna-se
muito importante para se ter oficiais do Exército motivados e que desempenham as suas
tarefas com qualidade.
Description
Keywords
Desempenho Escolar Motivação Provas de Ingresso Artilharia