Repository logo
 
Publication

O Desempenho Escolar dos Alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia durante a frequência da Academia Militar

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologiapt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Simão Manuel de Sousa
dc.contributor.advisorAlmeida, Sandra Luzia Esteves Oliveira de
dc.contributor.authorSilva, Tiago Alexandre Canilhas
dc.date.accessioned2022-10-27T10:07:04Z
dc.date.available2022-10-27T10:07:04Z
dc.date.issued2022-06-30
dc.date.submitted2022-10-27
dc.description.abstractUma boa formação académica é cada vez mais central e fundamental no desenvolvimento de conhecimentos e competências pessoais e profissionais dos oficiais do Exército. Deste modo, saber quais os fatores que afetam o seu desempenho académico é fundamental para o desenvolvimento de processos e estratégias que contribuam para um processo de aprendizagem com sucesso. Desta forma, este trabalho tem como objetivos avaliar o desempenho escolar dos alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia, desde o seu ingresso na Academia Militar até à sua conclusão. A investigação, de âmbito quantitativo, onde foi aplicado um inquérito por questionário a Oficiais, mestres, em Ciências Militares, na especialidade de Artilharia, contemplou ainda a relação entre as provas de ingresso exigidas no concurso de admissão à Academia Militar assim como os fatores motivacionais da escolha da Arma de Artilharia e o seu impacto nos resultados Académicos. Os resultados mostram que, apesar de os alunos que entram com a prova de ingresso de Matemática A estarem mais bem preparados para o prosseguimento de estudos, tal não se reflete efetivamente na realidade, sendo que estes alunos também reportam dificuldades nas disciplinas da área das ciências exatas. No que concerne aos fatores motivacionais, o gosto pela Arma é o principal fator motivacional, sendo reportado pela grande maioria dos elementos da amostra. No entanto, as classificações insuficientes são também referidas como razão da escolha de uma Arma em detrimento de outra, podendo esta realidade ter influência num bom futuro exercício profissional do militar. Por fim, ficou patente que a escolha da arma de Artilharia, quando esta é a primeira escolha, faz com que os alunos estejam motivados para obterem bons resultados no final do seu curso. Deste modo, o desenvolvimento de estratégias motivacionais e de ajuda relativamente aos alunos para que possam obter boas classificações e assim escolherem a Arma desejada torna-se muito importante para se ter oficiais do Exército motivados e que desempenham as suas tarefas com qualidade.pt_PT
dc.identifier.tid203076591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42066
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesempenho Escolarpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectProvas de Ingressopt_PT
dc.subjectArtilhariapt_PT
dc.titleO Desempenho Escolar dos Alunos do Mestrado Integrado em Ciências Militares na Especialidade de Artilharia durante a frequência da Academia Militarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorAcademia Militar
thesis.degree.nameRelatório Científico Final do Trabalho de Investigação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
406 Art_Tiago Alexandre Canilhas Silva .pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: