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Authors
Barradas, António de Almeida
Abstract(s)
Neste trabalho de investigação aplicada o principal objetivo é perceber qual o impacto
que os estilos afetivos, conjugados com a coesão do grupo, têm no bem-estar e na qualidade
de vida dos Alunos da Academia Militar.
A mudança do ensino secundário para o ensino superior, provocam várias alterações
nos Alunos, e é importante perceber que fatores têm um impacto positivo no bem-estar e na
qualidade de vida. Assim, é abordado o impacto destes dois aspetos nos Alunos tendo como
base o seu sexo e o ano que frequentam no ano letivo 2020/2021 para perceber quais são as
diferenças.
Assim sendo, neste estudo foi utilizado uma abordagem quantitativa, através do
inquérito por questionário, respondido por 333 Alunos da Academia Militar, do 1º ao 4º ano.
Os resultados deste inquérito permitem concluir quais os anos em que os Alunos são mais
afetados pelos estilos afetivos vivenciados e pela coesão do grupo, e consequentemente qual
a influência no bem-estar e na qualidade de vida dos mesmos. Sendo que todos os Alunos
são afetados pelos estilos afetivos quando estes alteram.
Verificámos que os estilos afetivos e a coesão do grupo têm impacto no bem-estar e
na qualidade de vida dos Alunos da Academia Militar, sendo que este impacto pode ser
superior ou inferior tendo como base o ano que frequentam no ano letivo 2020/2021. Todos
os Alunos sentem um impacto positivo quando os estilos afetivos alteram, no que à coesão
do grupo e ao bem-estar diz respeito. No entanto, no que toca à qualidade de vida, os Alunos
do 4º ano tem uma perceção negativa.
Description
Keywords
Estilos Afetivos Coesão do Grupo Bem-estar Qualidade de vida