Loading...
27 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 27
- Modelo Big6: selecionar, organizar e divulgar a informação: uma experiência numa turma do 4º ano de escolaridadePublication . Gil, Maria Beatriz; Pinto, Mariana Oliveira
- O ensino de gramática pela descoberta: o projeto PergramPublication . Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Pinto, Mariana Oliveira; Silva, Maria Encarnação
- Projeto ARTICULAR: uma experiência de articulação curricular na formação inicial de educadores e professoresPublication . Mendes, Fátima; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Costa, Ana Luísa
- Language awareness in the 1st grade of Primary SchoolPublication . Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Pinto, Mariana Oliveira
- De mãos dadas com os livros: uma abordagem da língua portuguesa e da matemática na educação de infânciaPublication . Marques, Ana Teresa; Reis, Telma; Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina
- Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Pereira, Luísa ÁlvaresEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
- A produção de textos nos 2º e 4º anos de escolatidade - que desenvolvimento da consciência (meta)linguística evidenciam as crianças?Publication . Pereira, Luísa Álvares; Pinto, Mariana Oliveira
- Desenvolvimento de competências de escrita académica e feedback: uma experiência de articulação curricularPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima
- Tarefas integradoras com os livros de literatura para a infância: Matemática, Português e Educação para a Cidadania | 1.º cicloPublication . Delgado, Catarina; Pinto, Mariana Oliveira
- Da seleção de informação à comunicação oral: uma experiência realizada com uma turma do 2.º ano de escolaridadePublication . Pinto, Mariana Oliveira; Gil, Maria BeatrizEm contexto escolar, aceita-se habitualmente que o oral é algo que está reservado à família e ao meio em que a criança está inserida e que à escola competirá, sobretudo, ensinar a ler e a escrever (CASSANY et al., 2007). No entanto, nem todas as formas de comunicação oral são espontâneas e informais, requerendo, muitas delas, preparação e elaboração, sendo, por isso, essencial o seu ensino explícito. Partindo deste pressuposto, este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada numa escola portuguesa do 1.º ciclo do concelho de Setúbal, que envolveu 16 alunos de uma turma do 2.º ano da escolaridade, com idades entre os 7 e os 8 anos. Definido o tema a pesquisar, foi proposta a planificação e apresentação de uma exposição oral, tendo como suporte o póster. As evidências recolhidas permitem concluir que o processo foi importante para o desempenho final dos alunos e que estes demonstraram ter adquirido algumas das competências básicas essenciais para um bom desempenho oral.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »