Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-14"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromadaPublication . de Morais, Ana Cristina Seco de; Cruz, António João; Rego, CarlaNo âmbito da intervenção de conservação e restauro, foi feito o estudo material de um biombo, com recurso a métodos de exame e análise, que pretendeu esclarecer o seu estado de conservação, as alterações a que foi sujeito e a sua origem e data de execução. Constatou-se a existência de extensas e profundas modificações estéticas e iconográficas e o uso de técnicas e materiais que apontam para uma origem oriental, particularmente chinesa, em combinação com técnicas e materiais que não eram comuns no Oriente, mas sim no Ocidente. A mistura de azul da Prússia e auripigmento usada nas zonas de cor verde permitiu concluir que, se for oriental, é pouco provável que o biombo tenha sido pintado antes do século XIX.
- A importância da naútica para afirmação do destino Cascais: o caso de estudo da velaPublication . Neves, Lucília Manuela Barata Bernardo Gonçalves; Silva, Francisco António dos Santos daO turismo náutico é um setor passível de impulsionar um destino turístico, sendo que Portugal tem caraterísticas excecionais e fortes apetências para se afirmar neste mercado. O presente estudo pretende aferir a capacidade da náutica de vela de impulsionar o destino turístico de Cascais, assumindo-se como âncora e ligando-o diretamente à imagem do destino, valorizando o produto turístico na região. Assim, o principal objetivo desta investigação prende-se com a elaboração de uma conjunto de propostas, que possam vir a contribuir para a definição de um modelo de desenvolvimento para o destino de Cascais, tendo por base a valorização da economia do mar e do turismo náutico, com particular ênfase na atividade da vela. Este estudo é suportado por uma investigação com base na revisão bibliográfica, análise de benchmarking e auscultação por meio de entrevista aos stakeholders do turismo e da náutica de vela. Apesar de ser um estudo aplicado a um caso de estudo, verificou-se que as estratégias a nível local devem estar devidamente enquadradas a montante, nomeadamente a nível nacional e regional e que, a abordagem ao subproduto da vela, deve ser devidamente articulada com a valorização do turismo náutico e do reforço da aposta na política e economia do mar. Conclui-se igualmente que existe elevado potencial de desenvolvimento da vela em Cascais e que esta pode contribui para a alavancagem do destino e, em particular, para reforçar a brand image do destino. A componente desportiva associada à vela merece um particular destaque, pela elevada oportunidade para atrair eventos de renome durante todo o ano.
- Controlo da qualidade alimentar numa indústria de panificação e pastelariaPublication . Quaresma, Maria de Fátima dos Reis; Silva, Aida Maria Gonçalves Moreira daRESUMO O presente relatório resulta do estágio profissionalizante do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. O estágio decorreu nas instalações da Panrico – Produtos Alimentares, Lda., empresa localizada em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia entre 15 de Fevereiro-15 de Agosto. Este estágio teve como objetivo principal acompanhar e desenvolver atividades de controlo e de inspeção alimentar no âmbito das atribuições do Departamento de Qualidade da empresa. Para o efeito foram realizados contributos no controlo dos produtos finais assim como a integração na equipa do projeto de melhoria da qualidade de um produto onde foram usadas as ferramentas de Kaizen. Os projetos de melhoria contínua na indústria são importantes não só porque permitem o aperfeiçoamento dos processos de fabrico como também são uma excelente forma de controlo do produto acabado. Este projeto de melhoria tem como finalidade corrigir os valores de KAI (Indicador- Chave Atividade), para que este tenha impacto nos valores obtidos no KPI (Indicador- Chave de Desempenho). O IQS (índice de qualidade de saída) é calculado pela soma do número de defeitos do produto, sendo estes avaliados a partir de representações gráficas. Para a realização da medição e o consequente nível de desempenho deste processo, são usadas ferramentas de gestão, os indicadores KPI e KAI permitindo que os objetivos sejam alcançados. Identificou-se o defeito “altura da fatia” como sendo o defeito mais frequente. Para resolver os problemas identificados, foram tomadas ações de melhoria que permitiram uma redução do defeito. Houve uma redução aproximada de KPI de 65% e de KAI de 78%. Sendo estes resultados excecionais podemos concluir que as ações corretivas aplicadas foram eficazes na redução do defeito altura do pão. Palavras-chave: Panrico; Panificação; Controlo da qualidade; Projeto de melhoria
- Escrever para aprender no ensino básico: das conceções dos professores... às práticas dos alunosPublication . Pinto, Mariana Oliveira; Pereira, Luísa ÁlvaresEste artigo assenta na problemática da escrita como objeto de construção de conhecimentos e acentua a importância de os professores fazerem uma mediação da aprendizagem desta vertente da escrita. O objetivo deste texto é apresentar alguns resultados de um estudo no qual se analisam, num primeiro momento, as conceções e práticas de professores dos três ciclos do ensino básico e, posteriormente, as atividades de seleção de informação e escrita de uma exposição dos alunos de uma turma do 4º ano de escolaridade. Os resultados evidenciam ausência de critérios específicos de avaliação e utilização de instruções de escrita pouco orientadoras da produção de um determinado (género de) texto por parte dos alunos. Por sua vez, estes revelaram dificuldades quer na seleção de informação, quer na produção do género pedido, já que o texto final apresenta uma colagem de partes de textos lidos, sem qualquer configuração textual regida pelo género.
- Da Comunicação Institucional à criação da marca de uma Associação de Desenvolvimento RegionalPublication . Correia, Miguel Ângelo da Silva; Cruz, RuiA entrada em funcionamento do quadro comunitário PORTUGAL2020, traz novos desafios para as regiões, com o surgimento de novas entidades gestoras dos fundos no âmbito das iniciativas de Desenvolvimento Local de Base Comunitária. A criação na região de Lisboa da A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, enquadra-se nesta dinâmica e configura um novo desafio para as entidades parceiras que a compõem. A A2S terá que criar mecanismos de comunicação e promoção que deem visibilidade à sua atividade principal - a gestão de fundos – bem como ao seu objetivo estatutário de promoção da região e dos seus agentes económicos. A procura do equilíbrio entre uma comunicação institucional fortemente regulada e a necessidade de intervir ativamente no território como agente agregador do desenvolvimento socioeconómico, está na origem deste projeto aplicado, surgindo o marketing digital associado ao territorial, como forma de maximizar resultados com investimento reduzido. Após uma análise de enquadramento da A2S, com a participação dos seus decisores, foi possível apresentar uma estratégia de criação de uma marca regional em complemento à comunicação institucional, visando uma diversidade de aplicações. Para a validação do projeto, os decisores e executores da A2S e um painel de especialistas em Marketing foi chamado a pronunciar-se sobre a proposta. As conclusões permitem afirmar que a estratégia desenhada resulta, do ponto de vista económico e de comunicação de marca, cumprindo com as expetativas dos decisores e sendo replicável a outras entidades congéneres.
- A importância da evolução do mobile advertising em função do desenvolvimento tecnológicoPublication . Lopes, Marta de Jesus Mourão; Cruz, RuiVivemos numa sociedade cada vez mais global, digital e dependente das novas tecnologias, que nos permitem estar conectados em qualquer parte do mundo. As marcas perceberam esta tendência e sentiram a necessidade de comunicar e acompanhar esta nova realidade. O mobile advertising é por isso um novo conceito que permite comunicar com um elevado número de pessoas, com a comunicação certa, no momento certo. O principal objetivo desta dissertação consiste em perceber as vantagens e importância da evolução do mobile advertising em função do desenvolvimento tecnológico para os profissionais do marketing e publicidade. Perceber qual a ferramenta mais impactante, qual a influência dos avanços tecnológicos nos smartphones, a eficácia das campanhas mobile advertising, o relacionamento entre marca e consumidor, a interatividade entre marca e consumidor e ainda a importância do Permission Marketing. Seguindo a técnica do método Delphi, foram entrevistados profissionais das áreas de marketing e publicidade. Através dos resultados obtidos verificou-se que a evolução mobile surge com o desenvolvimento tecnológico, trazendo alguns aspectos positivos, como a definição de novas estratégias de media, uma maior interação e proximidade entre marcas e consumidores, assim como a importância do mobile advertising em campanhas de comunicações das marcas. Ficou comprovada que evolução de mobile advertising é influenciada pelo desenvolvimento tecnológico.