A carregar...
10 resultados
Resultados da pesquisa
A mostrar 1 - 10 de 10
- Os jovens e o turismo voluntário : um estudo exploratórioPublication . Lima, Susana; Devile, Eugénia; Morais, Filipa; Simões, Cynthia; Mira, Inês; Gomes, PatríciaA tendência de crescimento do voluntariado, resultante de uma maior consciencialização da população para os problemas sociais e para as assimetrias de desenvolvimento a nível mundial, deu origem ao aumento do turismo de voluntariado, cujo objetivo assenta na prática de ações de voluntariado nos destinos, procurando experiências que contribuam não só para o desenvolvimento social, natural e económico das comunidades locais, como para o seu desenvolvimento pessoal. Contudo, esta é uma realidade pouco estudada do ponto de vista do comportamento dos jovens, das suas motivações e perceções a este respeito. Este estudo tem como objetivo analisar a perceção dos jovens portugueses sobre esta realidade, procurando compreender até que ponto conhecem e estão sensibilizados para a mesma. Foi utilizada uma metodologia mista, com a administração de dois procedimentos de recolha de dados: um de natureza quantitativa, através de questionário aplicado a 60 indivíduos e outro de natureza qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade a 15 indivíduos. Os resultados sugerem que a maioria dos jovens não está ainda sensibilizada para as práticas de turismo voluntário e detém um conhecimento muito superficial sobre o mesmo. Resulta daqui a necessidade de desenvolver mecanismos de partilha de informação entre os diferentes atores envolvidos e as instituições de ensino, no sentido de aumentar o conhecimento neste domínio e contribuir para uma maior sensibilização dos jovens.
- A gestão ambiental no sector hoteleiro : desempenho ambiental e adaptação institucionalPublication . Lima, Susana; Partidário, Maria do RosárioA presente dissertação de mestrado propõe -se analisar a problemática do desenvolvimento sustentável da actividade turística e o caso concreto do sector hoteleiro em Portugal. Avalia -se o conceito da sustentabilidade nas suas várias vertentes, a importância para a competitividade das empresas em adoptarem práticas ambientalmente responsáveis, a experiência internacional e nacional e os mecanismos existentes actualmente para melhor responder ao desafio da adopção dos princípios da sustentabilidade. Procura -se igualmente perceber de que forma têm respondido a este apelo as empresas do sector hoteleiro a nível nacional, nomeadamente no que se refere ao desempenho ambiental e adaptação institucional.
- International cooperation for development in tourism destinationsPublication . Lima, Susana; Partidário, Maria do Rosário; Eusébio, Maria Celeste de AguiarO objectivo principal desta tese é desenvolver um modelo conceptual sobre os factores críticos de sucesso dos programas de turismo e cooperação internacional para o desenvolvimento que se baseiam na transferência de conhecimento. O modelo teórico proposto procura preencher uma lacuna na literatura científica relativamente ao turismo e à cooperação internacional para o desenvolvimento e o papel da transferência de conhecimento como um meio para induzir alterações positivas em termos de desenvolvimento humano. Foi desenvolvida uma abordagem de investigação qualitativa através de um estudo de caso do programa UNWTO.Volunteers. O principal contributo teórico desta tese é estabelecer uma ponte entre vários campos de investigação que não estão suficientemente estudados na literatura científica de forma integrada - transferência de conhecimento, turismo e a cooperação internacional para o desenvolvimento. Com o modelo teórico proposto pretende-se contribuir para a investigação futura, tendo este sido aplicado e testado parcialmente no contexto real da implementação de um programa de cooperação internacional para o desenvolvimento. Este estudo sugere que não é possível obter resultados satisfatórios nestes programas se, em vez de potenciar a transferência de conhecimento e a criação de um ambiente propício à partilha de conhecimento, forem adotadas abordagens estáticas e lineares Norte-Sul. O estudo sugere que as características destes projectos de desenvolvimento devem ser revistas no sentido em que se torna difícil garantir que as alterações induzidas inicialmente pelos programas perdurem no tempo depois daqueles terminarem. O estudo tornou evidente que existe um grande potencial para uma efetiva transferência de conhecimento que contribua para a melhoria das condições de vida e do desenvolvimento dos destinos intervencionados, mas que os mesmos estão demasiadamente dependentes dos sistemas políticos locais e das relações de poder existentes, assim como do seu nível do desenvolvimento turístico. É necessário desenvolver mais investigação para analisar outros programas em diferentes contextos de aplicação para que se possam generalizar os resultados para outros programas de cooperação de destinos de países em desenvolvimento.
- Determinants for tourism and poverty alleviationPublication . Lima, Susana; Eusébio, Celeste; Partidário, Maria do RosárioIn the last decade, commitment to tourism as a development strategy for the developing world has gained a renewed interest by governments and development organizations in the fulfillment of the Millennium Development Goals. This was established as a major priority by donors, governments, NGOs, national and international tourism bodies, bilateral and multilateral institutions, like the United Nations World Tourism Organization (UNWTO). The purpose of this paper is to identify the main determinants that should be integrated in the international cooperation for development programs that use tourism as a tool for poverty alleviation. By way of a case study it is analyzed the role played by the UNWTO.Volunteers Program in this context examining if it integrates the determinants previously identified in the literature review. To accomplish the research objectives, data collection included: documental analysis, participant observation, and semi-structured interviews with UNWTO participants. While no evidences exist yet due to the recent implementation of the UNWTO.Volunteers, the findings suggest that if these programs manage to have a positive influence on all, or at least in some of the dimensions, then it is possible that it responds to some of the main determinants for poverty alleviation in order to reinforce the local communities capacity-building.
- Os impactos do terrorismo no turismo internacionalPublication . Coelho, Rui; Lopes, Jorge; Lima, SusanaA nível global são conhecidos os impactos que atentados terroristas de projeção internacional têm tido nos fluxos turísticos, na economia mundial e nos países afetados, fragilizando a organização do setor turístico. O objetivo principal deste artigo é analisar até que ponto o terrorismo afeta os fluxos turísticos internacionais globalmente e, em particular, a procura turística de destinos alvo de atentados terroristas, através da análise de indicadores estatísticos nalguns destinos selecionados. Desenvolve-se uma análise mais aprofundada sobre o caso do Egito por se tratar de um destino de eleição a nível mundial, assim como por ter, ao longo da sua história recente, sido palco de vários atos terroristas. Pela natureza dos objetivos delineados, a metodologia adotada neste estudo assentou na revisão da literatura sobre terrorismo e turismo internacional e na recolha de dados estatísticos da procura turística com o objetivo de analisar os impactos do terrorismo nos destinos selecionados. O estudo sugere que, apesar do impacto negativo das ações terroristas no turismo internacional, este nem sempre se reflete em quebras significativas na procura turística nos anos seguintes a essas ocorrências, podendo a dimensão deste impacto ser variável em função das características do destino, mediatização associada aos eventos terroristas e medidas adotadas.
- El Turismo como una estrategia para el mundo en desarrollo: el Programa UNWTO. VolunteersPublication . Lima, Susana; García Gómez, Cecilia S.; Gómez López, Domingo; Eusébio, CelesteEl compromiso del turismo como una estrategia para el mundo en desarrollo vine adquiriendo mayor interés de los gobiernos y de las organizaciones internacionales para el cumplimiento de los Objetivos de Desarrollo del Milenio. En este artículo, se busca contribuir al marco teórico relacionado con las diversas perspectivas sobre los programas de cooperación internacional para el desarrollo, que consideran al turismo como una estrategia que contribuye al logro de esos objetivos, como es el caso del Programa UNWTO.Volunteers. Las características principales de este programa serán descritas y se discutirán los impactos que pueden producir en los destinos involucrados. Esta discusión se basa en un estudio de caso del Programa UNWTO.Volunteers, desarrollado en el estado mexicano de Chiapas en 2008.
- Turismo y voluntariado en la cooperación internacional al desarrolloPublication . Godinho Lima, SusanaEl turismo es considerado como uno de los sectores de actividad con mayor potencial de intervención para la mitigación de la pobreza. Se pretende con este artículo contribuir a la discusión en torno a algunas cuestiones relacionadas con la problemática del turismo como instrumento de lucha contra la pobreza en el marco de la cooperación internacional para el desarrollo. Igualmente se abordan las limitaciones inherentes a estos procesos y en particular el papel del voluntariado y del turismo voluntario en estos programas. Para poder analizar con rigor los impactos que este tipo de iniciativas y programas pueden generar en los destinos, sería necesario llevar a cabo monitorizaciones y evaluaciones, incluyendo las comunidades receptoras, para evaluar el impacto de los proyectos e introducir los cambios necesarios para la obtención de mejores resultados en programas de cooperación internacional para el desarrollo a través del turismo y del voluntariado especializado.
- Tourism International Development Cooperation: UNTWO Innovative Forms of Transferring Knowledge to Developing CountriesPublication . Godinho Lima, SusanaO turismo constitui um forte potencial para redução da pobreza nos países em desenvolvimento, que é o objectivo aglutinador dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Assim, nos últimos anos vem-se assistindo a um renovado interesse por parte de governos e agências de desenvolvimento em assumir o turismo como uma estratégia para os países em desenvolvimento no cumprimento de tais objectivos. De facto, a ideia de utilizar o turismo como instrumento para a redução da pobreza tem sido encarada como uma prioridade pelos organismos doadores, governos, ONGs, organizações nacionais e internacionais de turismo, instituições bilaterais e multilaterais, como é o caso da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, tal como demonstrado pelo lançamento de programas como o STEP e o UNWTO.Volunteers. O presente artigo pretende fornecer contributos para o corpo teórico relativo à área científica do turismo e cooperação internacional para o desenvolvimento, procurando identificar processos inovadores neste domínio de actuação.
- A Responsabilidade Ambiental como Factor de Competitividade no Turismo: O caso do Sector HoteleiroPublication . Godinho Lima, Susana
- What has been said about the reinvention of post-COVID tourism: A bibliometric analysisPublication . Mira, Maria do Rosário; Lima Devile, Eugénia; Godinho Lima, Susana; Antunes Moura, Andreia FilipaThe purpose of this study is to analyse the relationship between the COVID-19 impacts on tourism and the political approaches adopted to overcome the crisis in this sector. There has been a deep reflection on a new tourism paradigm, guided by an increasing commitment to sustainability and innovation, which was triggered by the COVID-19 outbreak. This perspective reinforces the role of decentralisation and autonomy of policies at the regional level. A network governance model emerges as a strategy to overcome this crisis. A bibliometric analysis (Rafael & Pires, 2021) was carried out using the SCOPUS and Web of Science (WOS) databases, from January 2020 to April 2021. The search criteria followed the assumptions of the non-probabilistic snow-ball sampling technique (Vinuto, 2014). The results were processed in SPSS and VosViewer software. Four main dimensions were found that mediate the relationship between tourism and the effects of the COVID-19 pandemic, namely: (1) policies, enabling network governance and regional autonomy; (2) research, enhancing knowledge transfer and new teaching models; (3) economic collaborative approaches that support DMO's activities; and (4) network innovation that fosters positive change. Understanding the impacts of COVID-19 in tourism politics and strategies offers important guidelines to both private and public decision-makers.
