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Advisor(s)
Abstract(s)
A tendência de crescimento do voluntariado, resultante de uma maior consciencialização da
população para os problemas sociais e para as assimetrias de desenvolvimento a nível mundial, deu origem ao aumento do turismo de voluntariado, cujo objetivo assenta na prática de
ações de voluntariado nos destinos, procurando experiências que contribuam não só para o
desenvolvimento social, natural e económico das comunidades locais, como para o seu desenvolvimento pessoal. Contudo, esta é uma realidade pouco estudada do ponto de vista do comportamento dos jovens, das suas motivações e perceções a este respeito. Este estudo tem como
objetivo analisar a perceção dos jovens portugueses sobre esta realidade, procurando compreender até que ponto conhecem e estão sensibilizados para a mesma. Foi utilizada uma
metodologia mista, com a administração de dois procedimentos de recolha de dados: um de
natureza quantitativa, através de questionário aplicado a 60 indivíduos e outro de natureza
qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade a 15 indivíduos. Os resultados
sugerem que a maioria dos jovens não está ainda sensibilizada para as práticas de turismo
voluntário e detém um conhecimento muito superficial sobre o mesmo. Resulta daqui a necessidade de desenvolver mecanismos de partilha de informação entre os diferentes atores envolvidos e as instituições de ensino, no sentido de aumentar o conhecimento neste domínio e
contribuir para uma maior sensibilização dos jovens.
Description
Keywords
Jovens Turistas Responsabilidade Social Turismo de Voluntariado Voluntariado Internacional International Volunteering Social Responsibility Volunteer Tourism Young Tourists
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra