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  • Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses Attitudes
    Publication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MM
    As atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
  • Dynamic model for assessment and family intervention
    Publication . Figueiredo, Maria; Silva, Renata; Andrade, Carmen; Brás, Manuel; Oliveira, Palmira
    The current Primary Health Care reform is focused on e*ectiveness patterns, targeted at ensuring the best possible health gains for its users. In regard to this approach the aim is to assess health gains as a result of the implementation of the Dynamic Model for Assessment and Family Intervention. For this quantitative study, the focus of attention areas described in the operative dimensions of this Nursing Model. Data collection was performed based on the information produced by Primary Health Care Nurses, through the Information System in use. The family health gains indexes computed into the Microsoft O+ce Excel 2007 were used for data processing and analysis. In the structural dimension, the major health gains were found in the residential house (50%). In the development dimension, the interventions targeted at family planning were found e*ective for 85.19% of the families, with the adaptation to pregnancy showing the lowest rates in health gains (50%). As to the functional dimension, the highest rates in health gains were found for an adequate caregiver role in 33% of the families, whilst in the family process, health gains rates were at 5.56%. The implementation of the MDAIF had a positive impact on health gains outcomes for families, fostering the development of assessment and family intervention competencies as well as the identi
  • Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no Hospital
    Publication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos
    Este artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
  • O ensino clínico: influência positiva no desenvolvimento de competências dos estudantes de Enfermagem
    Publication . Oliveira, Palmira
    Enquadramento: Os processos de ensino-aprendizagem suportam a edificação da competência profissional, onde a supervisão assume relevância na promoção da reflexão sobre a prática, através da monitorização sistemática e desenvolvimento da responsabilização pelo desempenho. Objetivos: Avaliar a perceção dos estudantes finalistas de enfermagem acerca dos fatores com mais influência positiva no seu desenvolvimento de competências. Metodologia: O estudo é de cariz exploratório e descritivo. Aplicou-se um questionário com questões abertas a 199 estudantes finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem, tendo a informação sido analisada pela técnica de análise de conteúdo, com categorização a posteriori. Foi determinada a frequência absoluta das unidades de enumeração (UE), a partir das unidades de registo. Resultados: Os fatores com mais influência positiva categorizam-se em variáveis do contexto educativo (UE=225) e, em variáveis intrínsecas ao estudante (UE=50). O ensino clínico é percecionado com mais influência positiva no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício da enfermagem, salientando-se com 160 UE (58,2%), pela diversidade e adequação das estratégias pedagógicas, pela diversidade das experiências e pela promoção da mobilização de saberes, face aos outros fatores. Discussão: A formação em contexto clínico é percecionada com mais influência positiva no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício da enfermagem, certificando a evidência acerca da importância da aprendizagem arquitetada na experiência e no agir refletido, numa dialética de permanente desconstrução implicando a mobilização de saberes e recursos. Similarmente, fortalece- se a importância dos contextos e das estratégias curriculares definidas. Conclusão: As experiências contribuem para o desenvolvimento de competências pressupondo uma dinâmica interação com o ambiente, onde o professor e o estudante têm um papel ativo na construção da tomada de decisão autónoma que sustenta a competência, atribuindo qualidade ao agir profissional. O estudo possibilita um balanço do percurso pessoal e uma redefinição ou otimização das estratégias supervisivas adotadas.
  • As práticas dos enfermeiros de cuidados de saúde primários na avaliação familiar: contributos do processo formativo sobre o MDAIF
    Publication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Leite, Carlinda; Apóstolo, João
    Introdução: A saúde de cada família repercute-se na saúde das populações, pela constante interação com o ambiente onde se insere e pelas funções sociais inerentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) é um referencial teórico que permite a identificação das necessidades, das forças e recursos das famílias, sendo utilizado em processos de formação contínua dos enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (CSP). Objetivo: Avaliar o contributo da formação sobre o MDAIF, nas práticas de avaliação familiar dos enfermeiros dos CSP. Metodologia: Estudo de caso descritivo. Participaram 49 enfermeiros no momento pré-formação e 43 no pós-formação. Preencheram um formulário de questões abertas aplicado nos dois momentos formativos. A informação foi sujeita a análise de conteúdo com categorização à posteriori. Resultados: Nas áreas de atenção avaliadas no momento pré-formação, emergiram como categorias: “áreas de atenção MDAIF” (prestador de cuidados, processo familiar, edifício residencial, …); “dados avaliativos MDAIF” (ciclo vital, classe social….); “áreas de atenção individuais” (solidão, bem estar,…)… No pós-formação, emergiram as categorias: “dimensões MDAIF” incluindo “áreas de atenção MDAIF” e, apenas 2 unidades de registo para a categoria “áreas de atenção individuais”. Discussão: As práticas dos enfermeiros de CSP são orientadas para um número elevado de ações focadas nos cuidados a cada membro da família, assumindo-se esta, enquanto contexto de cuidados, no momento pré-formação. Após a formação, as práticas descritas refletem uma mudança, baseada na utilização do MDAIF (Figueiredo, 2012), enquanto modelo conceptual sistémico definidor da ação, em que a família passa a ser o alvo dos cuidados objetivando a reciprocidade da saúde familiar e individual. Conclusão: É sugestivo de que o processo formativo permitiu aos enfermeiros de CSP, a reestruturação das práticas de avaliação à família enquanto cliente, possibilitando uma repercussão positiva em ganhos em saúde, na medida, em que representa a primeira fase do processo de enfermagem.
  • Modelos de formação em enfermagem de família
    Publication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria
    A literatura deixa transparecer que o conhecimento sobre a formação em enfermagem de saúde familiar é insuficiente, sendo escassa a pesquisa sobre as práticas educativas. Todavia, é consensual a importância da inclusão de referenciais teóricos nos programas curriculares como fator fundamental no desenvolvimento de competências. Em Portugal, após a regulamentação das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Familiar, a aprovação do programa formativo e dos padrões de qualidade para o exercício profissional dos enfermeiros especialistas, assim como, a adoção do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar, como referencial teórico e operativo, torna-se imperioso refletir e explorar os processos formativos em enfermagem de saúde familiar. O estudo realizado é de cariz exploratório com o intuito de avaliar a perceção dos enfermeiros acerca da utilização e do contributo das estratégias de ensino-aprendizagem na formação neste âmbito. A população alvo inclui os estudantes de Mestrado de Enfermagem Comunitária ou do Mestrado de Enfermagem de Saúde Familiar em curso no país, porém, neste estudo preliminar, a amostra corresponde aos 10 estudantes do Mestrado de Enfermagem Comunitária do ano letivo 2011-2012, da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), inscritos da unidade curricular Intervenção familiar num total de 13 estudantes. Recorreu-se ao questionário, enquanto instrumento de colheita de dados. Destaca-se o contributo percebido das estratégias experienciais promotoras do papel ativo dos estudantes na arquitetura da aprendizagem que permitirá o agir profissional competente nas práticas de cuidados às famílias enquanto unidade, refletindo-se portanto, na mobilização, integração e na transferibilidade do conhecimento para a ação.
  • Nonpharmacological Clinical Effective Interventions in Constipation: A Systematic Review
    Publication . Carvalho Pinto, Cristina; Oliveira, Palmira; Fernandes, Olga; Padilha, José Miguel Santos Castro; Machado, Paulo Alexandre Puga; Ribeiro, Ana; Ramos, José
    Purpose: To identify nonpharmacological clinically effective interventions for constipation in adults. Methods: A systematic review of experimental studies of nonpharmacological interventions addressing participants’ management of constipation using samples of adults over 18 years of age was conducted. In evaluating the methodological quality of the eligible studies, we used the assumptions of the Cochrane Collaboration, and for the reporting of items in the systematic review we used the Model of Preferential Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. The protocol of this review was recorded in the International Prospective Register of Systematic Reviews of the University of York under number 43693. Results: This review included 12 randomized controlled trials. Nonpharmacological effective interventions for the resolution of constipation were identified: individualized intervention based on the participant’s modifiable risk factors of constipation promoting literacy in health; educational measures in dietary modification and lifestyle; and abdominal massage. Conclusions: Specific nonpharmacological interventions are crucial for nurses’ clinical practice and of major importance for clients and families. Evidence on these interventions in resolving constipation is still scarce and fails to provide evidence-based data to support nursing clinical practice. Clinical Relevance: Personal lifestyles, comorbidities, medication, and sedentary habits are likely to be risk factors in constipation. Thus, it is important to invest in nonpharmacological interventions that promote changes in behavior regarding prevention or resolution of constipation. Moreover, nursing researchers worldwide should conduct research for clinical practice regarding the fundamentals of care.
  • The impact on training of the dynamic model for assessment and family intervention
    Publication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Apóstolo, João; Leite, Carlinda
    INTRODUCTION. The Dynamic Model for Assessment and Family Intervention (MDAIF), as an operative theoretical referential underlying the assessment and family intervention practices, was adopted for the family nursing specialty, in Portugal. OBJECTIVE. To assess the impact of the professional practice of MDAIF on the assessment and family intervention practices of Primary Healthcare Nurses. METHODS. A study descriptive case. Forty-nine nurses were invited to participate in the pre-training moment and forty-three in the post-training. Participants were asked to sign a written informed consent and were delivered an open-question form applied in the two moments. The data retrieved were submitted to content analysis with a posteriori categorization. RESULTS AND DISCUSSION. In the pre-training moment, the most common family assessment practices were: “Areas of attention MDAIF”, “Evaluative data of the MDAIF”; “Attention Individual areas”; and for the most common family intervention practices”, “action”; “client”; “health programmes”; “prevention levels”. After the training: “MDAIF dimensions”; and “individual areas of attention”, with occasional incidence. In the family intervention, the categories identi'ed were: “MDAIF areas of attention” and “action”. It is well known that knowledge transfer into practice in family health nursing is a challenge and that only a relatively small percentage of the training is e*ectively applied, however, in this study it is possible to observe that training had a positive impact in practice changes. The actions focused on care provided to each member of the family changed to care targeted at the family as a client. CONCLUSION. Training has enabled knowledge transfer to professional performance.
  • The effectiveness of negative pressure therapy for the treatment of diabetic foot wound: an umbrella study
    Publication . Fernandes, Olga; Oliveira, Palmira; Carvalho Pinto, Cristina
    Introduction and objectives: Diabetic foot is one of the disabling complications of diabetes affecting more than one million people in Portugal. Negative pressure therapy is relatively recent, describing itself as facilitating wound bed preparation and inducing granulation and angiogenesis. It is our goal to provide an overview of available evidence on the clinical efficacy of negative pressure in the treatment of diabetic foot in adults. Methodology: This is an umbrella review, with research in Scopus, Web of Science and Ebsco (Cinahl Complete and Medline), with the time limit (2014-2019), English and Spanish language, after defining the PICO review question, descriptors and inclusion and exclusion criteria. Two investigators performed methodological quality assessment, independently using JBI Critical Assessment Instrument. Results and discussion: 14 systematic reviews were identified, 3 were duplicated, 9 were eliminated after application of the inclusion criteria. Two articles were included, one with meta-analysis. The reviews included 23 studies indicating that negative pressure therapy is effective and safe, generally reflecting greater amounts of granulation tissue and shorter healing time. The existence of few randomized controlled trials and small samples are some of the limitations mentioned. Conclusions: The availability of evidence synthesized with this review may support clinical decision-making leading to an improvement in the quality of health care provided to people with diabetic foot injury.
  • Práticas educativas em enfermagem de saúde familiar: contributo para o desenvolvimento das competências clínicas dos enfermeiros
    Publication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Apóstolo, João; Leite, Carlinda
    Introduction: Internationally, research on educational practices in family health nursing has been limited, especially on their impact on clinical practice. This research is part of the project on the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention integrated in the Center for Health Technology and Services Research. Objective: to describe the perception of family nurses about the contribution of teaching-learning strategies in the development of skills in family health nursing. Methods: quantitative, exploratory-descriptive study. A questionnaire was designed to evaluate the perception of the contribution of teaching-learning strategies based on a Portuguese classification. Perception was assessed on a Likert scale. The convenience sample consisted of 112 nurses who trained on the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention after informed consent. Descriptive statistics was used for data treatment and analysis. Results and discussion: On average, mostly all strategies were perceived as having a moderate to high contribution (3.58, SD: 0.6), with a slight emphasis on the “reality simulation” teaching-learning strategies group. The “Case Study” stood out as the strategy perceived with the highest average contribution. It is suggestive that there is greater importance given to experiential learning as a promoter of knowledge and competence development, based on reflexivity about action. Conclusion: The identification of the contribution of the teaching-learning strategies is relevant for the improvement of the training design on the nursing model, as an intentional action promoting a competent acting knowledge, aiming the articulation of the theory with the clinical practice.