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- Geração Z: novos consumidores do mercado e a equidade de gênero nas campanhas publicitárias, no mercado de Portugal e do BrasilPublication . Holtz, Tatiana Daré; Peres, MarinaO objetivo desta tese foi analisar e descobrir a relação que as campanhas publicitárias, das marcas que prezam pela equidade de gênero, tem tido com o mercado em geral e como estão interligadas ao modo como a Geração Z tem consumido. Foi construída em quatro fases. A primeira consistiu em situar brevemente quais eram as demais gerações e ambientar os consumidores da Geração Z, quais eram as suas preferências e o que eles queriam para si e para o mundo. A segunda parte, entender quais eram as marcas que costumam apontar para a equidade de gênero, quais foram os cases mais famosos sobre o assunto e a relação deles com a Geração Z. Na terceira parte, a metodologia qualitativa foi usada para a elaboração de uma pesquisa, através da qual pretendíamos verificar se as tendências mundiais se aplicavam aos mercados de Portugal e do Brasil. Na quarta parte, foi montada uma pesquisa quantitativa e elaborada a análise dos dados obtidos para concluir se nos mercados dos dois países a Geração Z tem seguido os padrões de consumo internacionais.
- Estratégia interativa para promover a higiene das mãos entre profissionais de saúdePublication . Pereira, Beatriz Rodrigues; Duarte, Emília; Ayanoglu, HandeA higiene das mãos tem sido reconhecida ao longo das duas últimas décadas como o método mais eficaz na prevenção de doenças infeciosas, que causam inúmeras mortes a nível mundial. Embora a prática da higiene das mãos seja crítica, a conformidade com os 5 momentos para a higiene das mãos criados pela Organização Mundial de Saúde, continua abaixo do que é recomendado. Portando, manter os profissionais de saúde motivados e envolvidos em manter as melhores práticas da higiene das mãos, continua a ser um desafio. Casos anteriores sugerem um bom potencial dos serious games adotando estratégias persuasivas no seu design em vários domínios da saúde, e resultados positivos na utilização da memória prospetiva e emoção de nojo como lembretes visuais, no sentido de obter mudanças de comportamento. Deste modo, esta tese teve como foco atuar no esquecimento, uma das barreiras à higiene das mãos identificadas entre os profissionais de saúde, no contexto hospitalar e teve por objetivo o desenvolvimento de uma estratégia interativa para ativar e promover comportamentos relacionados com a higiene das mãos. A solução apresentada comporta duas partes diferentes: (I) lembretes visuais interativos, funcionando como um trigger para uma subsequente interação com a segunda parte da solução (II) um serious game. São apresentados os resultados de um estudo piloto com a primeira parte da estratégia interativa, envolvendo a recolha de dados pré e pós intervenção à cerca das perceções de risco e consequências da não conformidade com a higiene das mãos, assim como a efetividade de uma parede interativa inserida em contexto hospitalar, no Hospital Beatriz Ângelo. Os resultados deste estudo piloto sugerem que uma estratégia deste tipo, com interação a partir de gestos, pode ser uma boa estratégia a incorporar como um complemento às já existentes no hospital, de fácil aprendizagem e utilização. Este estudo também contribui, através da segunda parte da estratégia interativa, com o desenho e conceptualização de um SG com base em estratégias persuasivas e mecanismos de jogo personalizado para os profissionais de saúde.
- How to measure the ´inspiration´ of an insight: an exploratory approachPublication . Estima, João Pedro Teles; Duarte, AlexandreApesar de ser referido na literatura como um aspeto fundamental do processo criativo, para gerar boas campanhas, o conceito de insight está ainda pouco explorado e existem poucos trabalhos que sobre ele se debrucem, nomeadamente no que diz respeito às suas principais características e avaliação. O presente trabalho propõe-se desenvolver esta temática, procurando apresentar, em particular, a visão dos criativos sobre este conceito. Quais as características que os criativos consideram que um insight necessita para ser considerado tanto utilizável como de qualidade? Para a obtenção de resultados, a metodologia usada consistiu numa entrevista estruturada realizada a 12 profissionais conceituados, na área da criatividade. Como resultado final, para além de uma visão alargada sobre o conceito em Portugal, foi criado um método no qual o planeador estratégico e os criativos podem proceder à medição da “inspiração” de um insight, isto é, através da análise e avaliação das propriedades das características: verdade, clareza, relevância e originalidade. Este estudo procura assim contribuir para o aumento da literatura relativa ao insight, adicionando uma visão ainda pouco explorada dos criativos e procura, também, contribuir para a melhoria do processo criativo com a criação de um instrumento que permitirá nova sinergias entre planeadores e criativos, na busca de insights de maior qualidade, eliminando eventuais barreiras de comunicação entre ambos.
- A eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagemPublication . Lima, Geisa Correia; Gonçalves, Sónia PedrosoA presente dissertação faz uma abordagem sobre a temática da eficácia do Planejamento no processo ensino-aprendizagem: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA-UP-AXIXÁ e encontra-se inserida na linha de pesquisa de Educação, do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar-IPT. Tem por objetivo geral: verificar a eficácia do planejamento enquanto ferramenta essencial no processo ensino- aprendizagem. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentam o objeto de estudo. Por se tratar de uma investigação empírica, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação, compreendem, os gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi feita em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisas, questionários com questões estruturadas; a segunda etapa de caráter qualitativo constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o intuito de apurar mais detalhes sobre a eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem. Como resultado mais geral, observou-se que o planejamento é participativo e que a escola trabalha com um novo modelo de ensino baseado na pedagogia da presença e no projeto de vida de cada aluno, modelo esse que traz em seu âmago, o desejo de uma educação melhor. A proposta dessa dissertação não significou, disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de planejamento, mas buscou contribuir com a instituição pesquisada, com os leitores e com futuros investigadores acerca da temática.
- A moda, a publicidade e o contexto sociocultural: a publicidade como reflexo dos momentos de rutura socioculturais da modaPublication . Almeida, Ana Matilde Campos Duarte de; Lobo, Theresa Beco; Pinheiro, CristinaO seguinte trabalho realizou-se no âmbito do Mestrado em Design & Publicidade do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação. Desenvolveu-se uma investigação sobre o modo como a publicidade/comunicação refletiu os momentos de rutura sociocultural que marcaram alguns períodos da moda. A realização de uma pesquisa bibliográfica permitiu-nos desenhar linhas temporais desde a segunda metade do séc. XX até 2019, para as duas áreas da nossa investigação: a moda e a publicidade. Selecionaram-se três momentos de rutura da moda que associados a três designers, constituíram os nossos Casos de Estudo. Através de um enquadramento contextual identificaram-se as principais ideias associadas a cada Caso de Estudo. Foi feita uma recolha de anúncios das marcas dos designers associados a cada Caso, realizando assim uma análise que nos permitiu identificar nos anúncios as principais mensagens a serem transmitidas. A comparação entre as ideias associadas a cada um dos momentos de rutura e as mensagens transmitidas na comunicação das respetivas marcas, permitiu-nos verificar o papel da publicidade perante os momentos de rutura sociocultural que marcaram a moda.
- Ilustração e representação do género: manuais escolares portugueses de 1940 a 2012Publication . Araújo, Ana Filipa Alves; Côrte-Real, Eduardo; Riobom, Maria de LourdesEsta dissertação analisa a presença da Ilustração em manuais escolares, do 1o ciclo, entre 1940 e 2012, com foco na representação do género. Esta análise pretende compreender o processo criativo do ilustrador, e como este pode influenciar crianças e jovens através do material pedagógico produzido. A partir da contextualização histórica, estuda-se a evolução do manual escolar, do papel do ilustrador no mesmo e a representação do género feminino. Para concretizar essa análise, escolhem-se dez livros de leitura e manuais escolares que caracterizam o modo como é representada a mulher caucasiana e, para além disso, identifica-se as ilustrações de forma iconográfica, iconológica e gráfica. Dado o papel da Ilustração na representação do género, esta fornece bases para as conclusões da investigação.
- Branding pessoal: a influência do design emocional no Curriculum VitaePublication . Cruz, Maria Isabel Rainha Miranda Nunes da; Martinez, LuisaEsta dissertação tem como objetivo estudar de que forma o design emocional pode influenciar a avaliação do Curriculum Vitae, tornando-o mais atrativo para quem perceciona. Pretende-se contribuir para potenciar o branding pessoal, numa das fases mais importantes de recrutamento, que é a seleção de currículos. Esta investigação foi realizada através do método experimental, com aplicação de questionário online onde se obteve a participação de 150 sujeitos. As variáveis consideradas recaem sobre agentes do design emocional, como o simbolismo, funcionalidade, originalidade e atratividade. Foram criadas 6 versões de currículos, onde a cor e alguns elementos gráficos foram trabalhados. Estas versões, manipuladas especificamente para esta investigação, foram testadas em comparação com o modelo de CV Europass. Concluiu-se haver maior atratividade em currículos personalizados vs. o convencional CV Europass. A cor e a capacidade de comunicação gráfica do layout revelaram afetar positivamente a atratividade do documento. Desta forma, surge a recomendação da implementação do design emocional como estratégia de branding pessoal. Esta investigação adiciona conhecimento à área do design emocional em contexto do Curriculum Vitae, potenciando a sua capacidade comunicacional. As ferramentas de comunicação, como a cor e os elementos gráficos, podem ser usadas para promover a atratividade e não meramente para informar.
- Criar conteúdo para atrair o consumidor: o caso de inbound marketing da Soltrópico Operador TurísticoPublication . Pinto, Joana Daniela Henriques Davim de Sousa; Silveira, PatríciaA explosão de opções de produtos e canais digitais, juntamente com o surgimento de um consumidor cada vez mais exigente e bem informado tem revelado implicações no processo de compra e no marketing. Cada vez mais o consumidor assume o controlo do processo e procura ativamente as informações que considera úteis (Court et al., 2009). O novo paradigma é intitulado de inbound marketing. Em concordância com o referido anteriormente, a Soltrópico sente a importância de integrar a voz do consumidor numa comunicação bilateral, valorizada pelas estratégias de inbound marketing. Porém, o tema é ainda recente na empresa e pouco explorado. Daí, surge como objetivo o estudo da aplicação de estratégias de inbound marketing, suportado pela questão de partida: Quais são os pontos-chave na implementação de estratégias de inbound marketing, na Soltrópico Operador Turístico? Para esse efeito procurou-se explorar e cruzar os temas marketing de conteúdos e marketing dos social media (estratégias aplicadas pela empresa) na tradução de indicadores de sucesso para o inbound marketing, aplicado ao caso Soltrópico. Optou-se por uma metodologia qualitativa com base no estágio curricular efetuado, com recurso à análise de conteúdo de entrevistas e de pesquisa documental. Este estudo permite evidenciar a importância da incorporação do marketing de conteúdos nas estratégias de inbound marketing da Soltrópico. Sendo o objetivo do inbound marketing atrair o consumidor, é fundamental despertar neste o interesse de procurar pela marca e a construção de atitudes positivas. Para reforçar isso a marca oferece um storytelling valioso para o consumidor aliado a uma componente emocional. O processo envolve o investimento em conversas contínuas que incentivam o engagement, possível através de meios de natureza participativa e colaborativa, o que é o caso das redes sociais. A acessibilidade das ferramentas deste meio permite a partilha de conteúdo não invasivo, deixando o poder no consumidor de decidir em que circunstâncias procurar pela marca. As principais ferramentas de interação com o consumidor nas redes sociais da Soltrópico são: mensagens privadas, vídeos, passatempos online, conteúdo originado por consumidores e influenciadores e stories nas redes sociais.
- A criatividade na composição visual: pintura e design publicitárioPublication . Toste, Tomás Almada Pires; Santos, Sílvia Maria Rala dosA presente dissertação de mestrado tem como campo de estudo o desenvolvimento do raciocínio criativo, e a influência da própria criatividade, na produção criativa de elementos visuais bidimensionais. Dada as diferentes naturezas e possibilidades da composição visual, o seguinte estudo é focado sobre duas áreas da produção visual: Pintura e Publicidade. É então, o objetivo desta investigação, comparar o raciocínio criativo, e o seu desenvolvimento, nas duas áreas, e assim averiguar se existem similaridades e/ou divergências entre cada uma das mesmas, sendo que ambas têm como objetivo a produção de um elemento de comunicação visual, seja este de natureza artística ou comercial. A investigação teve como base a definição e estudo da criatividade, quer como capacidade cognitiva, como estudo filosófico, sendo analisadas diversas características subjacentes à mesma. Depois do levantamento do enquadramento teórico, apresentam-se os conceitos mais relevantes para o tópico de investigação, as principais ideias de suporte à reflexão crítica, assim como algumas questões inerentes à análise sintática do processo criativo. Como casos de estudo, foi realizada uma investigação e análise de dados relacionados com a produção criativa de oito indivíduos, dos quais: quatro pintores e quatro criativos publicitários (três designers com trabalho de publicidade e propaganda, e um diretor de arte). Tendo em conta o objetivo, esses casos de estudo, focam-se em duas características do desenvolvimento criativo inerentes a cada indivíduo: perfil criativo e processo criativo. As conclusões retiradas da comparação, entre esses casos, dão então resposta às questões de investigação inicialmente propostas.
- Experiência do utilizador aplicada em sistemas internosPublication . Dias, Maria Leonor Moreira Pimentel; Pernencar, CláudiaO presente relatório é o resultado de um estágio curricular na consultora Everis entre 5 de Novembro de 2018 e 5 de Fevereiro de 2019, ocorrido no âmbito do Curso de Mestrado em Design e Cultura Visual. A estrutura deste documento inclui: Primeiro uma breve apresentação da empresa acolhedora e qual o papel de Designer Júnior para as áreas de UX/UI. Depois, uma contextualização da área científica em que se enquadra o projeto realizado e os estudos criativos e de conceção por detrás da elaboração do mesmo. Terceiro, é apresentado o projeto realizado durante o estágio, e que consiste no aperfeiçoamento de um website interno para controlo de instâncias. Por fim, uma reflexão sobre os constrangimentos encontrados ao longo do processo de estágio e qual foi o desempenho pessoal perante os desafios propostos.