Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.06 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação faz uma abordagem sobre a temática da eficácia do Planejamento
no processo ensino-aprendizagem: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e
Tecnologia do Maranhão-IEMA-UP-AXIXÁ e encontra-se inserida na linha de pesquisa de
Educação, do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar-IPT. Tem por
objetivo geral: verificar a eficácia do planejamento enquanto ferramenta essencial no
processo ensino- aprendizagem. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que
fundamentam o objeto de estudo. Por se tratar de uma investigação empírica, optou-se por
uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa,
tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na
investigação, compreendem, os gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, os quais
fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi feita em duas etapas:
primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisas,
questionários com questões estruturadas; a segunda etapa de caráter qualitativo constou de
entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o intuito de apurar mais
detalhes sobre a eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem. Como
resultado mais geral, observou-se que o planejamento é participativo e que a escola
trabalha com um novo modelo de ensino baseado na pedagogia da presença e no projeto de
vida de cada aluno, modelo esse que traz em seu âmago, o desejo de uma educação melhor.
A proposta dessa dissertação não significou, disponibilizar uma receita pronta para a
construção de ideias em um processo de planejamento, mas buscou contribuir com a
instituição pesquisada, com os leitores e com futuros investigadores acerca da temática.
Description
Keywords
Planejamento Educação Ensino-Aprendizagem