Repository logo
 
Publication

A eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Sónia Pedroso
dc.contributor.authorLima, Geisa Correia
dc.date.accessioned2022-02-05T12:12:20Z
dc.date.available2022-02-05T12:12:20Z
dc.date.issued2020-01
dc.date.submitted2020-01
dc.description.abstractA presente dissertação faz uma abordagem sobre a temática da eficácia do Planejamento no processo ensino-aprendizagem: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA-UP-AXIXÁ e encontra-se inserida na linha de pesquisa de Educação, do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar-IPT. Tem por objetivo geral: verificar a eficácia do planejamento enquanto ferramenta essencial no processo ensino- aprendizagem. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentam o objeto de estudo. Por se tratar de uma investigação empírica, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação, compreendem, os gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi feita em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisas, questionários com questões estruturadas; a segunda etapa de caráter qualitativo constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o intuito de apurar mais detalhes sobre a eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem. Como resultado mais geral, observou-se que o planejamento é participativo e que a escola trabalha com um novo modelo de ensino baseado na pedagogia da presença e no projeto de vida de cada aluno, modelo esse que traz em seu âmago, o desejo de uma educação melhor. A proposta dessa dissertação não significou, disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de planejamento, mas buscou contribuir com a instituição pesquisada, com os leitores e com futuros investigadores acerca da temática.pt_PT
dc.identifier.tid202914852pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39187
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlanejamentopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_PT
dc.titleA eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeum estudo no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA-UP : Axixápt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DISSERTAÇÃO ATUALIZADA 7 fevereiro.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format