Publication
A eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Sónia Pedroso | |
dc.contributor.author | Lima, Geisa Correia | |
dc.date.accessioned | 2022-02-05T12:12:20Z | |
dc.date.available | 2022-02-05T12:12:20Z | |
dc.date.issued | 2020-01 | |
dc.date.submitted | 2020-01 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação faz uma abordagem sobre a temática da eficácia do Planejamento no processo ensino-aprendizagem: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IEMA-UP-AXIXÁ e encontra-se inserida na linha de pesquisa de Educação, do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Tomar-IPT. Tem por objetivo geral: verificar a eficácia do planejamento enquanto ferramenta essencial no processo ensino- aprendizagem. Partindo desse contexto, buscam-se bases teóricas que fundamentam o objeto de estudo. Por se tratar de uma investigação empírica, optou-se por uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, tendo em vista a melhor explicação dos fenômenos estudados. Os sujeitos envolvidos na investigação, compreendem, os gestores, professores, alunos e pais/responsáveis, os quais fizeram parte da amostra de investigação. A pesquisa foi feita em duas etapas: primeiramente de caráter quantitativo, quando se utilizou como instrumentos de pesquisas, questionários com questões estruturadas; a segunda etapa de caráter qualitativo constou de entrevistas dirigidas com perguntas previamente definidas, com o intuito de apurar mais detalhes sobre a eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem. Como resultado mais geral, observou-se que o planejamento é participativo e que a escola trabalha com um novo modelo de ensino baseado na pedagogia da presença e no projeto de vida de cada aluno, modelo esse que traz em seu âmago, o desejo de uma educação melhor. A proposta dessa dissertação não significou, disponibilizar uma receita pronta para a construção de ideias em um processo de planejamento, mas buscou contribuir com a instituição pesquisada, com os leitores e com futuros investigadores acerca da temática. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202914852 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/39187 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Planejamento | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | A eficácia do planejamento no processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA-UP : Axixá | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DISSERTAÇÃO ATUALIZADA 7 fevereiro.pdf
- Size:
- 1.06 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format