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Abstract(s)
Introdução: A saúde de cada família repercute-se na saúde das populações, pela constante interação com o ambiente onde se insere e pelas funções sociais inerentes. O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar
(MDAIF) é um referencial teórico que permite a identificação das necessidades, das forças e recursos das famílias,
sendo utilizado em processos de formação contínua dos enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (CSP).
Objetivo: Avaliar o contributo da formação sobre o MDAIF, nas práticas de avaliação familiar dos enfermeiros dos CSP.
Metodologia: Estudo de caso descritivo. Participaram 49 enfermeiros no momento pré-formação e 43 no pós-formação. Preencheram um formulário de questões abertas aplicado nos dois momentos formativos. A informação
foi sujeita a análise de conteúdo com categorização à posteriori.
Resultados: Nas áreas de atenção avaliadas no momento pré-formação, emergiram como categorias: “áreas de
atenção MDAIF” (prestador de cuidados, processo familiar, edifício residencial, …); “dados avaliativos MDAIF” (ciclo vital, classe social….); “áreas de atenção individuais” (solidão, bem estar,…)… No pós-formação, emergiram as
categorias: “dimensões MDAIF” incluindo “áreas de atenção MDAIF” e, apenas 2 unidades de registo para a categoria “áreas de atenção individuais”.
Discussão: As práticas dos enfermeiros de CSP são orientadas para um número elevado de ações focadas nos cuidados a cada membro da família, assumindo-se esta, enquanto contexto de cuidados, no momento pré-formação. Após a formação, as práticas descritas refletem uma mudança, baseada na utilização do MDAIF (Figueiredo,
2012), enquanto modelo conceptual sistémico definidor da ação, em que a família passa a ser o alvo dos cuidados
objetivando a reciprocidade da saúde familiar e individual.
Conclusão: É sugestivo de que o processo formativo permitiu aos enfermeiros de CSP, a reestruturação das práticas de avaliação à família enquanto cliente, possibilitando uma repercussão positiva em ganhos em saúde, na
medida, em que representa a primeira fase do processo de enfermagem.
Description
Keywords
Avaliação Familiar Cuidados de Saúde Primários Enfermagem Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar
Citation
Publisher
Escola Superior de Enfermagem do Porto