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De Sousa Delicado Teixeira, Ana Bela

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  • Simulação Empresarial e as Novas Metodologias de Ensino: Estudo de Caso
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Aleixo, Maria da Conceição; Silva, Susana
  • As novas tecnologias e o ensino da contabilidade: Estudo de caso
    Publication . Silva, Susana; Aleixo, Maria da Conceição; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
  • Metodologias de Ensino no Ensino da Contabilidade: Estudo de Caso
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Silva, Susana; Aleixo, Maria da Conceição
  • O ensino do orçamento e as metodologias de ensino
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Aleixo, Maria da Conceição; Silva, Susana Maria; Mata, Carlos
    As profundas alterações conjunturais que ocorrem tanto a nível nacional como internacional, obrigam a uma atitude simultaneamente de mudança e aproximação entre as organizações e as instituições de ensino de modo a que as competências adquiridas pelo estudante, respondam às necessidades organizacionais. Nessa perspectiva iremos através de um estudo de caso, recorrendo a um inquérito, a análise do nível da taxa de aprovação e da média final obtida pelos estudantes que constituem a amostra, verificar se existe ou não reconhecimento, acréscimo e consolidação de conhecimentos quando são associadas diferentes metodologias de ensino, no ensino do orçamento. Os resultados obtidos confirmam que a aprendizagem do processo orçamental é reforçada, através da metodologia de ensino baseada na resolução de problemas.
  • Articulação de diferentes metodologias de ensino, no ensino do Orçamento
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Silva, Susana; Mata, Carlos; Aleixo, Maria da Conceição
    O Plano Oficial de Contabilidade Pública obriga à articulação da contabilidade, orçamental, patrimonial e analítica, no Setor Público Administrativo e reporta as regras de implementação da contabilidade analítica, para planos setoriais. O Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais é o plano setorial de aplicação obrigatória nas Autarquias Locais. A aplicação deste plano no setor autárquico, deverá, entre outros, permitir o cálculo e divulgação de indicadores que permitam a avaliação e comparação do desempenho dos municípios. No presente estudo apresentamos, relativamente a 2012 e 2013, um conjunto de indicadores calculados com base na informação contabilística relativamente aos municípios do distrito de Setúbal, tendo como referência os apresentados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses e que representam uma síntese dos principais dados orçamentais e patrimoniais, não sendo âmbito a análise individualizada de decisões municipais ou eventos particulares que possam ter produzido efeito sobre a performance de um município.
  • O ensino do orçamento e as metodologias de ensino
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Aleixo, Maria da Conceição; Silva, Susana
  • As metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas: o caso de simulação empresarial
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Silva, Susana Maria; Aleixo, Maria da Conceição
    Recorrendo a metodologias de ensino baseadas na resolução de problemas, Simulação Empresarial, na Licenciatura de Contabilidade e Finanças, é uma unidade curricular que faz a integração e consolidação curricular. Para aferir o atingimento dos objetivos da unidade curricular e a auto-avaliação efetuada pelos estudantes, foi-lhes apresentado um inquérito por questionário. Os resultados comparados com os últimos dois anos letivos, evidenciam também o reforço nas áreas de formação da Licenciatura e o atingimento dos objetivos propostos. Todavia, quer o nível de aprovação, situado nos 89%, contra os 100% dos outros anos da comparação, quer a descida da média, mediana e moda em mais de um ponto percentual, faz-nos questionar num trabalho futuro, se houve implicação nestes resultados, a aplicação das novas regras de funcionamento e transição de ano, entradas em vigor em 2012/2013, dado que, quer o corpo docente, quer as condições de funcionamento e avaliação, não sofreram alterações.