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- Regionalist projects of Rogério de AzevedoPublication . PIMENTEL, Jorge CunhaIn the work of the architect Rogério de Azevedo – mostly realised from end of twenties to forties – the regionalist option was always present. Sometimes by his own initiative, sometimes as an answer to the rules of governmental programmes. Regardless of the condition of the State to work with regional types to built in series, supposedly respectful of local sensitivities, the constraints and technical materials led the architect to adopted techniques and appropriate languages, in a personal interpretation, were modernism and vernacular are mixed. Here a decisive factor is the counterpoint between the project for the city and the project for the rural environment. If in some cases the State order was determinant, in others, particularly in projects of late twenties and early forties, the architect and his vision of the relationship between the placements, the materials available and expressive values that inform his work, are the reason of being of his works.
- A importância do jogo no processo educativo de crianças com dislexiaPublication . Rodrigues, Carla Judite TavaresA presente dissertação de mestrado tem como finalidade apresentar uma breve perspetiva do objeto de investigação que se centrou, em primeiro lugar, numa pesquisa teórica sobre a dislexia, o jogo e os benefícios do jogo em crianças disléxicas, tendo como objetivo obter conhecimentos sobre a temática que me propus investigar. Este estudo mostra os jogos, brinquedos e brincadeiras como essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança. Brincar fomenta o funcionamento do pensamento e consegue níveis de desempenho que só as ações por motivação intrínseca conseguem ao estimular o aspeto cognitivo e motor da criança. A criança que brinca desenvolve a sociabilidade, faz amigos e aprende a conviver, respeitando o direito dos outros e as regras determinadas pelo grupo. Ao brincar a criança prepara-se para o futuro, experimentando o mundo à sua volta dentro dos limites da sua condição atual e dando um sentido para a sua vida. Pretende-se com este estudo investigar a influência e importância que o jogo lúdico tem no processo educativo de crianças com dislexia. Desta forma, o que se apresenta é uma tentativa de demonstrar como os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento de crianças portadoras de dislexia. O capítulo “Jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento da criança disléxica” tenta ilustrar e dar ênfase à necessidade dos jogos e brincadeiras que fazem parte da espontaneidade natural da criança, e também do contexto escolar determinado para o seu desenvolvimento físico, psicossocial e motor. A escola, sendo um espaço privilegiado de vida e aprendizagem, deve criar condições para o aluno realizar atividades lúdicas e, simultaneamente, poder usá-las como estratégia de ensino e de aprendizagem.
- Escrita e revisão de textosPublication . Cruz, Joana; Rodrigues, Maria do RosárioO presente projeto de investigação tem como temática a escrita e revisão de textos no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu desenvolvimento, nomeadamente, o processador de texto. O meu objetivo principal foi perceber de que forma é que é que o processador de texto poderia ser vantajoso, ou não, no processo de escrita de dos alunos, especialmente, na escrita de textos e a sua posterior revisão, sendo que o estudo foi desenvolvido numa turma de 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Esta investigação desenvolveu-se através de dois tipos de atividades: revisão de textos em coletivo, aquando da utilização do computador (processador de texto), do projetor e do quadro interativo; escrita, a pares, de textos diretamente no computador, bem como a sua revisão e reescrita. Estes dois tipos de momentos não seguiram nenhuma organização temporal específica. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos envolvidos de forma mais direta na investigação, bem como à professora cooperante, de modo a ter uma perceção do seu parecer acerca da investigação. Após a implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que o computador, aliado ao processador de texto, constituiu-se um instrumento de trabalho bastante útil em atividades de escrita, apesar de este, por si só, não ser uma fonte de motivação para a escrita dos alunos, mas poderá ser um meio bastante interativo e enriquecedor de chegar a esse fim.
- O contributo da revisão de textos para o desenvolvimento da escritaPublication . Pereira, Ana Sofia Jacinto; Pinto, Paulo Feytor; Sequeira, Ana CristinaA escrita, na escola, assume um papel essencial para a aprendizagem dos alunos, pois é através dela que se ensina, aprende e avalia quase todo o conhecimento. É no 1.º ciclo do ensino básico que se inicia, formalmente, a sua aprendizagem, constituindo este, um momento chave para a aprendizagem da criança. Consciente desta importância, e para que os alunos atinjam o sucesso escolar, considerou-se necessário dedicar tempo às atividades de escrita na sala de aula, nomeadamente, à revisão de textos. A revisão surge assim como um processo que permite voltar a ler os textos escritos, trabalhá-los, no sentido de refletir sobre o que se escreveu, e, eventualmente, modificá-los, com o objetivo de aperfeiçoar e melhorar. Inserido no paradigma qualitativo e numa abordagem próxima da investigação-ação, este projeto de investigação procura compreender a importância da revisão textual para o desenvolvimento da escrita, ou seja, refletir sobre o modo como esta prática permite melhorar os textos dos alunos. A investigação foi desenvolvida em contexto de 1.º ciclo do ensino básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, sendo a amostra constituída por seis alunos. A recolha de dados foi realizada através da observação, notas de campo, entrevista e análise de documentos. A análise aos dados recolhidos foi realizada através da análise de conteúdos. A análise aos dados recolhidos permitiu constatar quais as modificações operadas nos textos aquando da revisão, e perceber, segundo a perspetiva dos alunos, quais as principais aprendizagens associadas a esta tarefa.
- Brincar [social] espontâneo na creche e no jardim de infânciaPublication . Machado, Ana Margarida Magalhães de Oliveira; Rodrigues, Ilda Clara Almeida da CruzO presente Relatório do Projeto de Investigação apresenta um estudo transversal aos contextos de estudo nos quais foram desenvolvidos os estágios em Creche e em Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como participantes as Educadoras de Infância Cooperantes e as crianças de cada uma das salas. A temática em estudo é o Brincar [Social] Espontâneo e a metodologia considerada mais adequada ao estudo empírico posiciona-se na abordagem da investigação-ação. O método de recolha de informação baseia-se nas entrevistas às Educadoras, sendo complementado pela observação participante, pelas notas de campo e pela análise documental. A este corpus articulam-se as situações vivenciadas nos contextos e os sentimentos experienciados. Serão interpretados, a partir dos conceitos estudados, da intervenção nos contextos e das situações observadas, alguns aspetos do brincar [social] espontâneo das crianças. O objetivo é dar visibilidade às suas manifestações expressivas, conhecer os seus saberes e os seus modos de viver a infância, nos contextos educativos. Este Projeto de Investigação tem como intencionalidade primordial não só ter acesso às conceções pedagógicas das Educadoras de Infância acerca do brincar, como também conduzir a uma reflexão acerca da relação entre estas conceções e as práticas desenvolvidas e, ainda, implementar melhorias, nas salas dos contextos de estudo, no que se refere à promoção do brincar das crianças. Através deste estudo, é possível inferir que o brincar [social] espontâneo é, de facto, valorizado nas conceções e nas práticas das Educadoras participantes no estudo como recurso inigualável no processo de desenvolvimento/aprendizagem na infância.
- Práticas do professor que potenciam discussões coletivas produtivasPublication . Ladeira, Ângela; Delgado, CatarinaEsta investigação tem como objetivo descrever e analisar as minhas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas de matemática e de orquestração de discussões coletivas produtivas dessas tarefas. Mais concretamente, visa identificar e compreender as preocupações que sobressaem e os desafios que colocam quando me envolvo neste tipo de trabalho. A fundamentação teórica inclui três temáticas: (i) O ensino exploratório, salientado aspetos importantes inerentes ao papel do professor nesta perspetiva de ensino da Matemática, (ii) As tarefas, discutindo o seu significado, a importância da escolha das tarefas e a sua classificação e (iii) As práticas de orquestração de discussões coletivas produtivas. O estudo segue uma metodologia de cariz qualitativo e constitui uma investigação sobre a minha própria prática. A recolha de dados incluiu a observação participante e a análise documental. Os participantes deste estudo correspondem à investigadora e aos alunos da turma 29 da Escola Básica N.º1/Jardim de Infância Professor Bento Jesus Caraça. Os resultados deste estudo apontam para a escolha das tarefas, que potenciem o uso de diversas estratégias, que não sejam muito difíceis e que despertem o interesse dos alunos, aspetos que, simultaneamente, revelam constituir os principais desafios nas práticas de seleção/adaptação/construção de tarefas. No que se refere à orquestração de discussões coletivas produtivas, são vários os aspetos associados às práticas de antecipar, monitorizar, selecionar e sequenciar estratégias de resolução das tarefas, que se vão atenuando ao longo do desenvolvimento do projeto. Para além destas, destacam-se, também, preocupações associadas à gestão da apresentação e da discussão das resoluções dos alunos. Os principais desafios surgem associados a este momento de trabalho em torno das tarefas e ao estabelecimento de conexões entre as estratégias dos alunos.
- A influência do exercício de ditado na consolidação da ortografiaPublication . Salvado, Andreia Filipa da Silva; Pinto, Paulo FeytorEste estudo surge no contexto de estágio, numa turma do 2° e 3º ano de escolaridade, do 1° Ciclo do Ensino Básico. Centra-se, sobretudo, na pesquisa, implementação e análise da estratégia de ditado no processo de aprendizagem da ortografia. Esta investigação tem como principais objetivos: - Promover a consolidação ortográfica. - Apelar à reflexão sobre o modo como as palavras se escrevem, apoiando-se nos casos de leitura e regras da ortografia. - Desenvolver a capacidade de concentração, uma vez que a criança deve ouvir o texto ditado e escrevê-lo simultaneamente. - Descrever e analisar os erros ortográficos encontrados na escrita das crianças. - Avaliar os efeitos das atividades metacognitivas desenvolvidas sobre a aprendizagem ortográfica das crianças. A metodologia adotada centra-se na aplicação de testes (ditados), cujos erros efetuados pelos alunos são analisados à luz de uma tipologia de erros ortográficos. Recorreu-se à observação participante, por meio da qual se verificou uma intervenção por parte do investigador, tendo sido aplicadas as atividades e recolhidos resultados, também, através de inquéritos por questionário. Os resultados encontrados revelam uma clara influência positiva para a expansão do conhecimento ortográfico das crianças envolvidas neste estudo. Estes efeitos são manifestados nas explicitações dadas pelas crianças em relação aos erros e às normas ortográficas, bem como nas produções textuais das crianças.
- Industrial noise and tooth wear – Experimental studyPublication . Cavacas, M. A.; Tavares, V.; Borrecho, G.; Oliveira, M. J.; Oliveira, P.; Brito, J.; Águas, A.; Martins dos Santos, J."Tooth wear is a complex multifactorial process that involves the loss of hard dental tissue. Parafunctional habits have been mentioned as a self-destructive process caused by stress, which results in hyperactivity of masticatory muscles. Stress manifests itself through teeth grinding, leading to progressive teeth wear. The effects of continuous exposure to industrial noise, a “stressor” agent, cannot be ignored and its effects on the teeth must be evaluated. Aims: The aim of this study was to ascertain the effects of industrial noise on dental wear over time, by identifying and quantifying crown area loss. Material and Methods: 39 Wistar rats were used. Thirty rats were divided in 3 experimental groups of 10 animals each. Animals were exposed to industrial noise, rich in LFN components, for 1, 4 and 7 months, with an average weekly exposure of 40 hours (8h/day, 5 days/week with the weekends in silence). The remaining 9 animals were kept in silence. The areas of the three main cusps of the molars were measured under light microscopy. Statistical analysis used: A two-way ANOVA model was applied at significance level of 5%. Results: The average area of the molar cusps was significantly different between exposed and non-exposed animals. The most remarkable differences occurred between month 1 and 4. The total crown loss from month 1 to month 7 was 17.3% in the control group, and 46.5% in the exposed group, and the differences between these variations were significant (p<0.001). Conclusions: Our data suggest that industrial noise is an important factor in the pathogenesis of tooth wear."
- Manifestações orais em doentes com doença inflamatória intestinal. Estudo pilotoPublication . Laranjeira, Nuno; Valido, Sara; Meira, Tânia; Fonseca, Jorge; Freitas, João"Introdução: A doença inflamatória intestinal (DII), incluíndo a doença de Crohn (DC) e a colite ulcerosa (CU), apresenta manifestações orais descritas desde 1969. Objectivos: O presente estudo pretende, em doentes com DII: identificar, caracterizar e quantificar as lesões da mucosa oral; avaliar a presença e gravidade de doença periodontal; avaliar a presença e gravidade de cárie dentária; verificar uma possível relação entre estes achados e a presença de sintomatologia da doença intestinal. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por trinta doentes previamente diagnosticados com DII. A observação intra-oral integrou a identificação de lesões ao nível da mucosa oral; a quantificação de dentes cariados, perdidos e obturados, utilizando o Índice de dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO); a verificação da presença de placa bacteriana através do Índice de Higiene Oral Simplificado (IHO-S), e a avaliação da saúde periodontal através do Índice Periodontal Comunitário (CPI). As alterações identificadas foram comparadas com a sintomatologia da doença intestinal. Resultados: A amostra incluía 18 doentes com DC e 12 com CU, encontrando-se a maioria (24) em fase assintomática. Os hábitos de higiene oral dos doentes analisados assemelhavam-se aos da população portuguesa em geral, descritos em estudos anteriores. O índice de CPI apresentou uma média de 3,1±0,71, no qual o código mais frequente foi três (70%). A média do índice de CPO foi de 14,63. Para o IHO-S obteve-se uma média de 0,87±0,5. Cinco doentes (16.7%) apresentaram lesões nas mucosas, todos com sintomatologia intestinal. Conclusões: Os doentes observados com DII apresentam elevada prevalência de doença periodontal e de cárie dentária, configurando pior condição oral do que a encontrada em grandes estudos da população portuguesa em geral. Os valores obtidos apresentaram-se semelhantes para os doentes com CU e DC, não tendo sido verificada uma relação directa com a sintomatologia intestinal. Já a presença de lesões na mucosa oral em doentes com sintomatologia intestinal, sugere uma relação do seu aparecimento com a actividade da doença."
- Age estimation of unaccompanied minors: A portuguese overviewPublication . Pereira, Cristiana Palmela; Escobar, Catarina Pereira; Santos, Jorge Costa"In the past decade there has been a considerable increase in the number of unaccompanied asylum seeking children, many of whom appeared to be older than their given age. Dental age assessment has been included as part of the asylum seeking process in Portugal since the Law n. º 27/2008 dated 30 June (the “Asylum Law”). The legal framework of the forensic examination is based in biomedical ethics. The aim is to find the frequency of unaccompanied asylum seeking children with dental evidence of being older 18 years during the period between 2009 and 2013. In this period age estimations have been performed on 82 unaccompanied asylum seeking children whose given ages were queried by the Aliens and Bored Service – SEF, to the South Branch of National Institute of Legal Medicine and Forensic Sciences from Portugal. The dental development was studied on ortopantomograpic radiographs and the developing teeth staged from the tables according to Liversidge (2008), Mincer et al. (1993), Kullmanet al. (1992) and Haavikko (1970). If the dental development was complete, the dental age was estimated from Kvaal et al. (1995). The majority of the unaccompanied asylum seeking children clamed to came from Guinea Conakry, Nigeria, Guinea Bissau, Syria, Congo, Morocco and other African countries and non-African countries. There was no statistical significant difference between sexes. The majority gave the age as being 14 or 15 years (70%). Forty percent were found to be 18 years or older by the dental methods. Fifty percent were in need of dental treatment."