Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Escrita e revisão de textos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto de Investigação - Versão Definitiva_fevereiro_2015.pdfDocumento principal2.27 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente projeto de investigação tem como temática a escrita e revisão de textos no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu desenvolvimento, nomeadamente, o processador de texto. O meu objetivo principal foi perceber de que forma é que é que o processador de texto poderia ser vantajoso, ou não, no processo de escrita de dos alunos, especialmente, na escrita de textos e a sua posterior revisão, sendo que o estudo foi desenvolvido numa turma de 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Esta investigação desenvolveu-se através de dois tipos de atividades: revisão de textos em coletivo, aquando da utilização do computador (processador de texto), do projetor e do quadro interativo; escrita, a pares, de textos diretamente no computador, bem como a sua revisão e reescrita. Estes dois tipos de momentos não seguiram nenhuma organização temporal específica. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos envolvidos de forma mais direta na investigação, bem como à professora cooperante, de modo a ter uma perceção do seu parecer acerca da investigação. Após a implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que o computador, aliado ao processador de texto, constituiu-se um instrumento de trabalho bastante útil em atividades de escrita, apesar de este, por si só, não ser uma fonte de motivação para a escrita dos alunos, mas poderá ser um meio bastante interativo e enriquecedor de chegar a esse fim.
This research project concerns the theme of writing and revision of texts in the Elementary School, through the contributions of Information Technology and Communication (ICT) in its development, namely, the word processor. The main objective was to understand how the word processor might be advantageous or not, in the students’ writing, especially in the written text and its subsequent review, and the study was developed with a group of 2.nd and 3.rd graders of Elementary School. This research was developed through two types of activities: editing collectively students texts, when using the computer (word processor), a projector and interactive whiteboard; writing texts directly on the computer, as well as a revision and rewriting, doing in pairs of students. These two types of moments have not followed any specific temporal organization. Were also interviewed the students involved more directly in research, as well as the cooperating teacher in order to have a perception of their opinion about the investigation. After the implementation of the project and the analysis of the data collected, it was revealed that the computer, combined with the word processor, constituted a working tool very useful in writing activities, although this in itself is not a source of motivation for the students' writing, but may be a very interactive and enriching way to get to that middle order.

Description

Keywords

Escrita Tecnologias de informação e comunicação Processador de texto Writing Information technology communication Word proc Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue