Repository logo
 
Publication

Escrita e revisão de textos

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria do Rosário
dc.contributor.authorCruz, Joana
dc.date.accessioned2015-02-25T15:26:12Z
dc.date.available2015-02-25T15:26:12Z
dc.date.issued2015-02
dc.date.submitted2015-02
dc.description.abstractO presente projeto de investigação tem como temática a escrita e revisão de textos no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu desenvolvimento, nomeadamente, o processador de texto. O meu objetivo principal foi perceber de que forma é que é que o processador de texto poderia ser vantajoso, ou não, no processo de escrita de dos alunos, especialmente, na escrita de textos e a sua posterior revisão, sendo que o estudo foi desenvolvido numa turma de 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Esta investigação desenvolveu-se através de dois tipos de atividades: revisão de textos em coletivo, aquando da utilização do computador (processador de texto), do projetor e do quadro interativo; escrita, a pares, de textos diretamente no computador, bem como a sua revisão e reescrita. Estes dois tipos de momentos não seguiram nenhuma organização temporal específica. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos envolvidos de forma mais direta na investigação, bem como à professora cooperante, de modo a ter uma perceção do seu parecer acerca da investigação. Após a implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que o computador, aliado ao processador de texto, constituiu-se um instrumento de trabalho bastante útil em atividades de escrita, apesar de este, por si só, não ser uma fonte de motivação para a escrita dos alunos, mas poderá ser um meio bastante interativo e enriquecedor de chegar a esse fim.por
dc.description.abstractThis research project concerns the theme of writing and revision of texts in the Elementary School, through the contributions of Information Technology and Communication (ICT) in its development, namely, the word processor. The main objective was to understand how the word processor might be advantageous or not, in the students’ writing, especially in the written text and its subsequent review, and the study was developed with a group of 2.nd and 3.rd graders of Elementary School. This research was developed through two types of activities: editing collectively students texts, when using the computer (word processor), a projector and interactive whiteboard; writing texts directly on the computer, as well as a revision and rewriting, doing in pairs of students. These two types of moments have not followed any specific temporal organization. Were also interviewed the students involved more directly in research, as well as the cooperating teacher in order to have a perception of their opinion about the investigation. After the implementation of the project and the analysis of the data collected, it was revealed that the computer, combined with the word processor, constituted a working tool very useful in writing activities, although this in itself is not a source of motivation for the students' writing, but may be a very interactive and enriching way to get to that middle order.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.identifier.tid201192381
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7858
dc.language.isoporpor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectProcessador de textopor
dc.subjectWritingen
dc.subjectInformation technology communicationen
dc.subjectWord procen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleEscrita e revisão de textospor
dc.title.alternativecontributos da utilização do processador de texto no seu desenvolvimentopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.disciplineEducação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Projeto de Investigação - Versão Definitiva_fevereiro_2015.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: