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- Building trust to childbirth: assessment of a nursing intervention programmePublication . Prata, Ana Paula; Santos, Célia; Reis Santos, MargaridaEnquadramento: A autoeficácia da mulher durante o trabalho de parto influencia a forma como este é percebido e afeta a sua satisfação com a experiência de parto. Vários estudos demonstraram ser necessário que a preparação para o parto incorpore e reforce este conceito. Objetivo: Avaliar a eficácia do programa Construir a Confiança para o Parto na perceção de autoeficácia das grávidas para lidarem com o trabalho de parto. Metodologia: Estudo longitudinal, quasi-experimental, pré e pós-teste, com medidas repetidas. Realizado numa instituição do Norte de Portugal. Amostra de 66 grávidas no grupo experimental e 55 no grupo controlo. Utilizado o Questionário de Autoeficácia no Trabalho de Parto. Resultados: As expetativas de autoeficácia aumentaram de forma extremamente significativa ao longo do tempo no grupo experimental (F(1,81; 118) = 37,26; p = 0,000). Não se encontraram diferenças com significado estatístico entre os grupos (F(1; 119) = 3,39; p = 0,068). Conclusão: O programa promoveu um aumento significativo da autoeficácia da grávida para lidar com o trabalho de parto, embora sem diferenças significativas com o grupo controlo.
- Supervisão clínica em enfermagem: contributo para o desenvolvimento de competências para a mobilidadePublication . Koch, Maria Cândida; Prata, Ana Paula; Frade, Josefina; Reis Santos, MargaridaA crescente mobilidade dos enfermeiros no espaço europeu implica uma maior preocupação com a excelência dos cuidados que se pretende prestar aos cidadãos. Torna-se fundamental identificar as competências necessárias para a mobilidade, bem como os fatores que a podem influenciar. Inserido no projeto Training Requirement and Nursing Skills for Mobility (TRaNSforM), patrocinado pela União Europeia, desenvolveu-se este trabalho com o objectivo de Identificar habilidades e competências necessárias à mobilidade dos enfermeiros para outros países. Tendo por base o Inquérito Apreciativo e com recurso à técnica de Focus Group, os dados foram recolhidos em duas entrevistas semiestruturadas efetuadas a dois grupos, num total de 14 enfermeiros. Para além das competências nucleares como o trabalho de equipa, a comunicação e o respeito, os participantes consideraram que um conhecimento básico acerca da cultura e da sociedade do país, a criatividade/inovação, o conhecimento linguístico, a flexibilidade, a mente aberta, a capacidade de transcender as questões culturais, a empatia, a competência ética e a capacidade para estabelecer uma relação de confiança seriam competências essenciais à mobilidade. A supervisão Clínica em Enfermagem pode ser um importante processo no suporte para o exercício e desenvolvimento destes profissionais
- Preparing for childbirth: women's lookPublication . Prata, Ana Paula; Koch, Maria Cândida; Santos, Célia; Reis Santos, MargaridaINTRODUCTION. Childbirth preparation is a form of health intervention education performed by specialist nurses in maternal health and obstetrics aimed at promoting self-e'cacy during labour. In planning an e'cient childbirth education intervention, it is essential that nurses know the pregnant women’s/couple’s expectations on this speci+c issue. OBJECTIVES. To understand the pregnant women’s expectations related to preparation for childbirth. MATERIAL AND METHODS. This was an exploratory, transversal study of qualitative nature where data was collected through interviews, after an informed consent was signed. The Bardin technique was applied to data analysis. A non-probability sample of 224 pregnant women was made, all over 20 years of age, with 28 weeks or more of gestation. The majority of participants possessed an advanced degree, were married or living in a marital situation, and were experiencing their +rst pregnancy. RESULTS. From an analysis of the interviews, three categories emerged: knowledge, ability, and self-e'cacy to deal with labour, and seven subcategories. These results corroborate +ndings of other researchers who have concluded that couples wish to be informed regarding how to prepare for labour, and that this preparation is relevant when the acquired knowledge helps the pregnant woman or couple make decisions and exercise control over their labour experience. CONCLUSION. The results enabled nurse-midwives to increase their knowledge and understanding of pregnant women’s labour preparation expectations and preferences. Knowledge of this variety can assist these professionals in planning e9ective, quality interventions, which in turn can clearly contribute to gains in health
- Construção e validação de um objeto de aprendizagem para enfermeirosPublication . Reis Santos, Margarida; Koch, Maria Cândida; Prata, Ana PaulaIn today’s societies, health care is increasingly culturally diverse due to the increasing migratory processes of the population and nurses. Therefore, it is necessary to train nurses to provide culturally competent care. Learning objects are didactic, multimedia, interactive and challenging materials that constitute relevant resources for the teaching-learning processes that go beyond the classroom. In many countries, in nursing education, they are still an innovative way of learning. The study was developed as part of the international project Developing Multimedia Learning for Cross-Cultural Collaboration and Competence in Nursing - TransCoCon, (ERASMUS + Program, contract: 2017-1-UK01-KA203-36612) and aimed to build and validate a learning object that supports the learning of transcultural competences, necessary in nursing care. The learning object developed is subordinated to the theme of admission of a client in a hospital. For its development, the following steps were followed: choice of content; analyze; conceptual map; navigational architecture; storyboard; Implementation; documentation of use; use, evaluation and maintenance. As a result of the work developed, we obtained the learning object “Admission to hospital” and its Portuguese version “Acolhimento do Cliente num Hospital”. Both versions include a set of written supportive material for cross-cultural nursing care in hospital and illustrative videos of cross-cultural communication skills. The adopted methodology proved to be effective for the construction of an attractive, interactive and meaningful learning object for nursing students, nurses and nursing teachers.
- Tradução, adaptação e validação do chilbirth self-efficacy inventory (CBSEI) para o idioma e cultura portuguesaPublication . Reis Santos, Margarida; Prata, Ana Paula; Neves, Ana JoãoA autoe!cácia da mulher para lidar com o trabalho de parto in"uencia a forma como esta perceciona o trabalho de parto e o parto. Identi!car precocemente as grávidas com baixa autoe!cácia para lidar com o trabalho de parto, pode ajudar os enfermeiros de saúde materna e obstétrica a programar intervenções de enfermagem que deem uma resposta mais e!caz às necessidades de apoio que estas mulheres possam ter. O Childbirth Self-E#cacy Inventory (CBSEI) permite medir a con!ança da mulher nas suas capacidades para lidar com o trabalho de parto e pode constituir-se como uma ferramenta útil para a prática clínica, pelo que, este estudo teve como objetivo traduzir, adaptar culturalmente e validar para português este instrumento. A amostra de conveniência constituiu-se por 525 grávidas, com 28 ou mais semanas de gestação. Quanto à !abilidade da escala, os valores de alfa de Cronbach, superiores a 0.89, permitem concluir que esta é !ável para a população portuguesa. A análise de componentes principais suportou o facto de cada uma das subescalas ter duas dimensões, nomeadas autocontrolo/ relaxamento e distração. A forte correlação entre as subescalas nos dois estádios do trabalho de parto e valores de alfa de Cronbach superiores a 0.90 levam, também, a considerar a proposta de vários autores para reduzir de quatro para duas as subescalas do instrumento
- Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e PortugalPublication . Prata, Ana Paula; Reis Santos, Margarida; Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Lima, Antônio Fernandes Costa; Alavarce, Débora Cristina; Aroldi, Juscilynne Barros da CostaObjective: To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method: The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results: The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion: It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses
- Independência no autocuidado nos doentes com acidente vascular cerebral: contribuição da enfermagem de reabilitaçãoPublication . Santos, José Miguel; Prata, Ana Paula; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm; Reis Santos, MargaridaObjetivo: Identificar o número de dias necessários à obtenção de ganhos em independência e quais estes ganhos, em indivíduos com acidente vascular cerebral internados num serviço de Medicina Física e Reabilitação, após intervenção do Enfermeiro de Reabilitação. Métodos: Estudo quantitativo, descritivo e retrospetivo. Analisados os registros de enfermagem referentes aos doentes com acidente vascular cerebral, internados no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014. A colheita de dados realizouse em instrumento construído para este estudo de análise documental. Resultados: Nos registros de 96 pacientes, constatou-se que na admissão mais de 90% apresentavam algum grau de dependência nos autocuidados de higiene, arranjo pessoal e vestir-se. Na alta mais de 50% adquiriram independência nesses autocuidados. Foram necessários 9 a 28 dias para a aquisição da independência. Conclusão: Os resultados obtidos permitiram concluir que se verificou a aquisição de ganhos em independência nos três autocuidados estudados. Sugere-se outros estudos que permitam perceber qual o contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação para a obtenção destes ganhos.
- Atuação dos pais na situação febril dos filhosPublication . Casanova, Celina; Reis Santos, Margarida; Prata, Ana Paula
- Preparação para o parto: olhar das muheresPublication . Prata, Ana Paula; Reis Santos, Margarida; Santos, Célia; Koch, Maria Cândida
- Supervisão clínica em enfermagem: um conceito de consenso em sete países da União EuropeiaPublication . Prata, Ana Paula; Reis Santos, Margarida; Frade, Josefina; Koch, Maria CândidaNo âmbito do projeto Training Requirements and Nursing Skills for Mobility (TRaNSforM), financiado pelo programa Leonardo da Vinci – Parcerias (2010-1-GB2-LEO04-03729-6), considerou- se pertinente construir um conceito sobre Supervisão Clínica em Enfermagem (SCE) transversal aos países participantes no projeto. Para o efeito efetuou-se uma pesquisa bibliográfica do conceito de SCE, elaborou-se uma proposta, submetendo-se à análise de peritos. Foi obtido o consenso final após três rondas. Dada a abrangência do conceito apresentado por todos os países e considerando que, somente, Portugal, Reino Unido e Irlanda tinham definições de SCE que constam em documentos oficiais das organizações reguladoras da profissão, houve dificuldade acrescida na obtenção de consenso, principalmente por parte dos participantes alemães, que na sua língua não têm um termo que se adeque ao de SCE. O conceito final advém de uma adaptação transcultural, mas também, de uma adaptação linguística.