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- Gordura corporal, autoconceito físico geral, autoestima e aparência física em estudantes universitáriosPublication . Silva, Sofia; Vicente, Catarina; Amaro, Samuel; Campos, FranciscoO objetivo do presente estudo é caracterizar e comparar os estudantes da UCLM (Campus de Cuenca) praticantes e não praticantes de atividade física desportiva regular, relativamente às dimensões: (1) gordura corporal; (2) auto-conceito físico geral; (3) auto-estima; (4) aparência física. Foi utilizado o Physical Self Description Questionnaire (PSDQ), de Marsh (1996), traduzido e adaptado para a cultura Espanhola (versão reduzida de 20 itens, agrupados em 4 dimensões). Participaram no estudo 266 estudantes, 175 praticantes de atividade física desportiva e 91 não praticantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos (M ± DP = 21,80 ± 3,31). De acordo com a falsidade (gordura corporal, auto-estima) ou veracidade (autoconceito físico geral, aparência física) das respostas aos diferentes itens, é possível verificar que nas 4 dimensões existe uma maior positividade e uma melhor forma de encarar estes problemas pela parte dos praticantes de atividade desportiva [gordura corporal (M=2,27), autoconceito físico geral (M=4,49), auto-estima (M=1,67), aparência física (M=4,37)], havendo mesmo diferenças estatisticamente significativas, entre os dois grupos de participantes, em 3 das 4 dimensões: [gordura corporal (p=0,05), auto-conceito físico geral (p=0,02), auto-estima (p=0,01)].
- Sentimento de comunidade e bem-estar em contexto institucional : perceção das pessoas idosasPublication . Silva, Sofia; Marques, Filipa Daniela; Soeiro, Dina; Parreiral, Sílvia; Tavares, João; Atalaia, Leonor; Raposo, DanielOs estudos sobre o sentimento de comunidade (SdC) revelam que este conceito está associado a uma maior participação ou envolvimento na vida da comunidade, satisfação com a vida, capacidade para mobilização na resolução dos problemas pessoais e coletivos, autoestima, suporte social percebido e qualidade das relações sociais. A investigação sobre o SdC em contexto gerontológico é ainda parca, mas a literatura sugere a sua relação com o envelhecimento bem-sucedido. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre o SdC e bem-estar em contexto institucional dirigido à pessoa idosa. A amostra é constituída por 274 pessoas com mais de 60 anos a frequentar diversos contextos gerontológicos: centros de dia, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e escolas séniores. Os principais resultados indicam um elevado sentimento de comunidade nas três tipologias de instituições consideradas, sendo as diferenças estatisticamente significativas mais elevadas em centros de dia e ERPI. O SdC apresentou uma relação positiva moderada com a satisfação com a vida, satisfação com suporte social e afetividade positiva. A pertinência desta investigação relaciona-se com a possibilidade de dar voz à perceção da pessoa idosa em contexto institucional e compreender medidas de planeamento e intervenção social no contexto gerontológico que promovam o SdC que poderá ser um catalisador para o envelhecimento bem-sucedido.
- Advancement of teaching in higher education : a portuguese projectPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, Sofia
- O projecto OPDES e a valorização da pedagogia do ensino superiorPublication . Gonçalves, Susana; Soeiro, Dina; Silva, SofiaO objectivo deste artigo é contribuir para a valorização da pedagogia do Ensino Superior, através da apresentação do projecto de intervenção Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior, desenvolvido na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, que teve como ponto de partida uma avaliação de necessidades de formação e um curso piloto. Com vista a contribuir para a inovação, qualidade e excelência no Ensino Superior, os produtos deste projecto (workshops, publicações, página de internet, consultadoria) envolvem aspectos tão diversos como o ensino em sala de aula, tutoria, e-learning, métodos de avaliação, motivação e aprendizagem, diversidade dos estudantes, entre outros. As publicações sobre Pedagogia no Ensino Superior e a disponibilização online de orientações pedagógicas têm sido um complemento importante para a partilha de métodos pedagógicos e ideias inovadoras para o Ensino Superior.
- Ambiente institucional: construção e estudo exploratório de um questionário em contexto de ensino superiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes; Ferreira, António Gomes AlvesAliteratura sobre ensino superiortem dado destaque ao estudo do ambiente institucional, indicando que as perceções dosestudantes acerca da qualidade dos ambientes institucionais apresentam impacto no seu ajustamento e desenvolvimento.Com este estudo pretendeu-se desenvolver um questionário para avaliara perceção do estudante sobre o Ambiente Institucional(Questionário doAmbiente Institucional -QAI). Assim, partimosda análise de conteúdo de entrevistas realizadas a 31 estudantes e doseuconfronto com a literatura. A versão final do QAIresultou numa solução de doisfatores,com níveisde consistência interna bastante aceitáveis: Estímulo Intelectual(α=.90),Sentimento de Comunidade (α=.88).Palavras chave: QAI, construção, estudo exploratório.
- An Initial Comparison of the Psychometric Properties of the Dark Triad Dirty Dozen in Spanish and PortuguesePublication . Jonason, Peter K.; Tosi, Michele; Silva, Sofia; Da Silva Antunes, Rui Jorge; Brito-Costa, SóniaWe tested the psychometric properties of the Dark Triad Dirty Dozen measure of psychopathy, narcissism, and Machiavellianism in Portugal (n = 1,034) and Spain (n = 386). Adult (M = 43.40, SD = 14.81, range = 18–88) participants (1,113 women) completed the Dirty Dozen measure of each trait along with ultrabrief measures of extraversion, openness, neuroticism, agreeableness, conscientiousness, and religiousness and a lengthier measure of individual differences in depression, anxiety, and stress. Using confirmatory factor analysis and multigroup confirmatory factor analysis, we found evidence for measurement invariance for a 3-factor model of the Dirty Dozen in the sexes and countries. The Dark Triad traits and disagreeableness were present across the traits and countries. Across depression, anxiety, and stress, correlations with the Dark Triad traits were stronger in men than women. Our results suggest that the scale translations – in each country – are trustworthy paving the way for inter-Iberian and international collaborations.
- Adaptação académica, pessoal e social do jovem adulto ao ensino superior : contributos do ambiente familiar e do autoconceitoPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
- Participation in community intervention programmes and quality of life: findings from a multicenter study in PortugalPublication . Bastos, Maria Alice Martins da Silva Calçada; Monteiro, Joana Mafalda Miguelote de Pinho; Faria, Carla Maria Gomes Marques de; Pimentel, Maria Helena; Silva, Sofia; Afonso, Carlos Miguel FigueiredoObjetivo: Analisar a qualidade de vida (QV) em indivíduos que participam de programas de intervenção comunitária (PIC) orientados para uma vida ativa e saudável. Método: Estudo transversal multicêntrico com 304 participantes, com 55 anos ou mais de idade, a viver na comunidade em três localidades portuguesas. Metade desses indivíduos (n=152) envolvida em PIC (grupo de intervenção). Esse grupo foi emparelhado segundo sexo e grupo etário com número equivalente de participantes (n=152) que não frequenta PIC (grupo de comparação). As atividades dos PIC foram agrupadas segundo a sua natureza: sociorrecreativas, educativas/aprendizagem ao longo da vida (ALV) e atividade física. Recolheu-se informação usando Questionário de Participação Social, WHOQOL-Bref e Escala de Satisfação com a Vida. Resultados: Os participantes dos PIC tinham média de idade de 71,4 (±5,4) anos, eram predominantemente mulheres (75,0%), casados (65,4%), com escolaridade inferior a cinco anos (71,7%) e rendimento familiar mensal até 750 euros (47,4%). O GI apresentou melhor QV no domínio físico do que o GC ( p<0,03). A atividade física foi a modalidade mais frequentada nos PIC (n=119; 78,3%) em comparação com atividades educativas/ALV (n=46; 30,3%) e sociorrecreativas (n=25; 16,4%). Os praticantes de atividade física em PIC apresentaram melhor QV nos domínios psicológico, relações sociais e ambiente do que os não praticantes ( p<0,05). Conclusão: A participação em PIC está associada à QV pelo que, em linha com o quadro do envelhecimento ativo, se recomenda implementar PIC no âmbito das políticas públicas, promovendo sistematicamente a QV da população.
- Vivências no ensino superior e perceções de desenvolvimento : dados de um estudo com estudantes do ensino superior politécnicoPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves; Ferreira, António Gomes AlvesA investigação sobre os estudantes do ensino superior tem demonstrado que um conjunto de vivências académicas e sociais assume um papel de relevo na explicação do desenvolvimento intelectual, académico e psicossocial do estudante. Tais vivências incluem, de um modo global, os relacionamentos interpessoais de qualidade com os professores e com o grupo de pares, não apenas nos contextos académicos como sociais, a existência de ambientes institucionais intelectualmente estimulantes e apoiantes e a participação ativa do estudante nas experiências educativas curriculares e extracurriculares que lhe são providenciadas. A partir de um conjunto de instrumentos construídos para o efeito, o presente estudo procurou avaliar, junto de uma amostra de conveniência de 576 estudantes de uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Coimbra, o efeito de um conjunto de variáveis relativas a vivências académicas e sociais sobre a perceção de ganhos obtidos nos domínios cognitivo, autonomia e autoconfiança, interpessoal, valores, e competências académicas, controlando os efeitos do ano e do sexo. Os resultados das regressões múltiplas revelaram que as variáveis envolvimento académico, estímulo intelectual, perceção de suporte - professores, perceção de suporte - pares, qualidade da relação pedagógica e participação em atividades recreativas com os pares foram as que mais poder explicativo apresentaram considerando as diferentes variáveis de resultado. Face aos resultados obtidos, são apresentadas algumas reflexões e implicações a nível educativo e avançadas algumas propostas de intervenção ao nível das políticas e práticas educativas institucionais tidas como impulsionadoras de envolvimento e desenvolvimento do estudante.
- Construção e Estudo Exploratório do Questionário de Interação com os Pares em Contexto de Ensino SuperiorPublication . Silva, Sofia; Ferreira, Joaquim Amando Gomes; Ferreira, António GomesNeste estudo construímos e testámos o Questionário de Interação com os Pares (QIP). A partir de uma revisão da literatura e apoiados na análise de conteúdo de 31 entrevistas semi-estruturadas realizadas junto de estudantes do ensino superior politécnico, procedemos à construção dos itens do QIP. Sucessivas análises fatoriais exploratórias resultaram numa versão final constituída por duas dimensões: i) Perceção de Suporte (PS) e Participação em Atividades Recreativas (PAR), soluçãocom sentido teórico e com valores de consistência interna aceitáveis para ambos os fatores (PS: α =.92; PAR: α=.73).