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- Promoção das competências da matemática funcional em jovem com síndrome de WilliamsPublication . Oliveira, Olga; M. L. Martins, FernandoO estudo de natureza qualitativa, de cariz interpretativo e design de investigação-ação desenvolveu um conjunto de atividades que promovessem num jovem, com Síndrome de Williams, competências matemáticas funcionais nomeadamente nas transações monetárias. Estas transações, do âmbito da Matemática Funcional, tiveram como base um conjunto de metodologias e ocorreram inicialmente em ambiente de sala de aula. As aprendizagens revelaram-se profícuas na evolução da compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, tais como o uso do dinheiro. Verificou-se a sua aplicação em situações reais e isso contribuiu para o desenvolvimento da autonomia do aluno.
- TPACK : uma proposta de integração da tecnologia na aula de matemáticaPublication . Silva, Ricardo; Raimundo, Isabel; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoOs dipositivos tecnológicos são uma presença constante no quotidiano dos Nativos Digitais, estando também disponíveis em contexto escolar. Esta realidade implica que a tecnologia não deve ser encarada como algo externo aos processos de ensino e de aprendizagem, mas sim integrada na sala de aula em articulação com o currículo. O modelo conceptual Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) permite ao professor estruturar uma abordagem que inclua de forma equilibrada conhecimentos a nível dos conteúdos, a nível pedagógico e, também, a nível tecnológico, partindo sempre do contexto único do grupo de alunos a quem se destinam as propostas didáticas. Neste artigo apresenta-se uma proposta de integração da tecnologia, baseada no modelo conceptual TPACK, na prática de sala de aula com base numa experiência de ensino efetuada numa turma do 1.º ano do 1.º CEB, cujo foco incidiu na modelação matemática como ambiente de aprendizagem, recorrendo a manipulativos virtuais, para desenvolver a compreensão dos sentidos da adição e da subtração. A sequência didática criada possibilitou ao professor fazer um acompanhamento diferenciado dos alunos, permitindo também que estes tirassem partido do ambiente de aprendizagem estabelecido para autorregularem as suas aprendizagens.
- Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?Publication . Costa, C.; Cabrita, Isabel; M. L. Martins, Fernando; Oliveira, Rui; Bernardino Lopes, J.Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática.
- Relação entre frequência de prática e importância atribuída pelos praticantesPublication . Gomes, Ricardo; Franco, Diana; Dias, Maria; M. L. Martins, Fernando; Damásio, António Sérgio; Campos, Francisco
- Organização e tratamento de dados e a promoção de literacia estatística no 1ºCEBPublication . Gomes, Maria Laura; Rodrigues, Rita Neves; Santos, Paulo; Rato, Virgílio; M. L. Martins, FernandoA literacia estatística é um tema que tem ganho destaque em contexto escolar pois a primazia que se tem dado a metodologias ativas e à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano fazem com que, professores e futuros professores, tenham de potenciar aprendizagens significativas que sejam compreendidas de modo ativo. Deste modo emerge a questão: De que forma se pode promover a compreensão de conceitos de Organização e Tratamento de Dados no 1.º Ciclo do Ensino Básico?O foco do presente trabalho foi o conteúdo Representação e Tratamento de Dados para o 3.º ano de escolaridade. Com este trabalho pretendeu-se promover a literacia estatística e contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, numa perspetiva interdisciplinar. A prática educativa apresentada neste estudo teve como objetivo a promoção da literacia estatística e da interdisciplinaridade, desenvolvida num conjunto de sessões onde os alunos, individualmente e em grupo, resolveram diversas situações problemáticas.
- Physical self-description and sport participation, by gender, of university studentsPublication . Campos, Francisco; Marques, Mariana; Silva, Sofia; M. L. Martins, Fernando; Simões, Vera; Franco, SusanaUniversity students, who are regular sport participants, showed a superior and more positively physical selfdescription in body fat, general physical self-concept and self-esteem perception (Silva, Vicente, Amaro, & Campos, 2016). In another study with university students, in order to investigate what they think about their own physical appearance (Silva, Saenger, & Pereira, 2011), it was concluded that 63% of male and 67% of female students presents dissatisfaction, although for contradictory reasons (female students were dissatisfied due to overweight; male students were dissatisfied due to the thinness index). Considering this, based on the presented studies, the aim of this research is to characterize and compare sport participants by gender - students of the Cuenca Campus of the Universidad Castilla La Mancha (Spain) - according 4 (four) dimensions of their physical self-description: (1) body fat; (2) general physical self-concept; (3) self-esteem; (4) physical appearance. It was applied a reduced version of the Physical Self-Description Questionnaire (PSDQ), translated to Spanish (Tomás, 1998). The data were collected from 175 university students (22,00±3,41 years old), regular sport participants (at least once per week): 86 females (21,15±1,99 years old) and 89 males (22,82±4,18 years old). After the application of the ANOVA one-way test is possible to confirm, comparing the male with the female sport participants, that there are no statistical significant differences in the dimensions: body fat (F=0,001; p=0,973); self-esteem (F=0,186; p=0,667); physical appearance (F=0,748; p=0,388). In contrast, there are statistical significant differences in general physical selfconcept dimension (F=4,269; p=0,040), having the male participants a higher mean of answer values (M=4,643).
- Who is the prominent tactical position in rink-hockey? : a network approach based on centrality metricsPublication . Oliveira, Patrícia; Manuel Clemente, Filipe; M. L. Martins, FernandoThe aim of this study was to verify the prominence levels of rink-hockey players in different competitive levels. For that reason, it was analysed the variance of network centrality metrics between competitive levels and tactical positions. Fifty-four rink-hockey players from five different levels (U12, U14, U16, U18 and Elite) were analysed during three official matches. The results did not found statistical differences in centrality levels of players between competitive levels (p-value = 1.00; partial eta square = 0.001; very small effect size). Nevertheless, tactical position (p-value = 0.001; partial eta square = 0.534; moderate effect size) had significant main effects on the centrality metrics. In this study it was found that defender and forward are the positions that most receive balls from the teammates. In other hand, the forward is the position that most passes performed until the U16 and in older levels the defender assumes the centrality in passes performed.
- New technologies to the study the golf puttingPublication . Fernandes, Orlando; Dias, Gonçalo; Couceiro, Micael; Manuel Clemente, Filipe; M. L. Martins, Fernando; Luz, Miguel; Mendes, RuiThe technology evolution, especially in the last decade, allowed major advances in golf putting analysis. This scientific advance benefited from multidisciplinary interaction, such as: biomechanics, engineering, mathematics and motor control. Utilizing digital cameras along automatic tracking techniques, it is possible to obtain valuable and accurate information about the putting gesture and/or ball trajectory. This can provide relevant feedback to athletes and coaches. In this work, we present several golf putting studies conducted on laboratorial environment. We believe that this work may contribute to a deeper analysis of human motor behavior and performance, not limited to this motor skill, but that can be applied to other motor patterns.
- Estudos em desporto e atividade física IPublication . Gomes, Ricardo; Martins, Fernando M. L.; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui
- Livro de resumos do 3º Forum REDESPP : desporto para um futuro sustentável - território e comunidadesPublication . Damásio, António Sérgio; Martins, Artur; Rebelo Leandro, Cristina; M. L. Martins, Fernando; Campos, Francisco; Dias, Gonçalo; Mendes, Pedro; Gomes, Ricardo; Melo, Ricardo; Mendes, Rui