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Advisor(s)
Abstract(s)
Os dipositivos tecnológicos são uma presença constante no quotidiano dos Nativos Digitais,
estando também disponíveis em contexto escolar. Esta realidade implica que a tecnologia
não deve ser encarada como algo externo aos processos de ensino e de aprendizagem,
mas sim integrada na sala de aula em articulação com o currículo. O modelo conceptual
Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) permite ao professor estruturar
uma abordagem que inclua de forma equilibrada conhecimentos a nível dos conteúdos, a
nível pedagógico e, também, a nível tecnológico, partindo sempre do contexto único do
grupo de alunos a quem se destinam as propostas didáticas.
Neste artigo apresenta-se uma proposta de integração da tecnologia, baseada no modelo
conceptual TPACK, na prática de sala de aula com base numa experiência de ensino
efetuada numa turma do 1.º ano do 1.º CEB, cujo foco incidiu na modelação matemática
como ambiente de aprendizagem, recorrendo a manipulativos virtuais, para desenvolver a
compreensão dos sentidos da adição e da subtração. A sequência didática criada
possibilitou ao professor fazer um acompanhamento diferenciado dos alunos, permitindo
também que estes tirassem partido do ambiente de aprendizagem estabelecido para
autorregularem as suas aprendizagens.
Description
Keywords
TPACK prática de sala de aula modelação matemática manipulativos virtuais classroom practice mathematical modelling virtual manipulatives
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra