Repository logo
 
Publication

TPACK : uma proposta de integração da tecnologia na aula de matemática

dc.contributor.authorSilva, Ricardo
dc.contributor.authorRaimundo, Isabel
dc.contributor.authorRato, Virgílio
dc.contributor.authorM. L. Martins, Fernando
dc.date.accessioned2023-10-02T11:40:49Z
dc.date.available2023-10-02T11:40:49Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractOs dipositivos tecnológicos são uma presença constante no quotidiano dos Nativos Digitais, estando também disponíveis em contexto escolar. Esta realidade implica que a tecnologia não deve ser encarada como algo externo aos processos de ensino e de aprendizagem, mas sim integrada na sala de aula em articulação com o currículo. O modelo conceptual Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK) permite ao professor estruturar uma abordagem que inclua de forma equilibrada conhecimentos a nível dos conteúdos, a nível pedagógico e, também, a nível tecnológico, partindo sempre do contexto único do grupo de alunos a quem se destinam as propostas didáticas. Neste artigo apresenta-se uma proposta de integração da tecnologia, baseada no modelo conceptual TPACK, na prática de sala de aula com base numa experiência de ensino efetuada numa turma do 1.º ano do 1.º CEB, cujo foco incidiu na modelação matemática como ambiente de aprendizagem, recorrendo a manipulativos virtuais, para desenvolver a compreensão dos sentidos da adição e da subtração. A sequência didática criada possibilitou ao professor fazer um acompanhamento diferenciado dos alunos, permitindo também que estes tirassem partido do ambiente de aprendizagem estabelecido para autorregularem as suas aprendizagens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/46935
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.subjectTPACKpt_PT
dc.subjectprática de sala de aulapt_PT
dc.subjectmodelação matemáticapt_PT
dc.subjectmanipulativos virtuaispt_PT
dc.subjectclassroom practicept_PT
dc.subjectmathematical modellingpt_PT
dc.subjectvirtual manipulativespt_PT
dc.titleTPACK : uma proposta de integração da tecnologia na aula de matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage181pt_PT
oaire.citation.issuetemáticopt_PT
oaire.citation.startPage167pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameFernando Manuel Lourenço
person.identifier0000000070715256
person.identifier.ciencia-id8512-5BB4-6DFD
person.identifier.orcid0000-0002-1812-2300
person.identifier.ridAAK-6934-2020
person.identifier.scopus-author-id57217191490
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery805fc13a-0e76-4f11-9d4c-0dc177f8145c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
12-EIPE2019.pdf
Size:
271.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: