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- A natureza da ciência no ensino e aprendizagem das ciências no 1º e 2º ciclos do ensino básico: exploração de atividades com professoresPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça
- Metascience in pre-service primary teacher education: enhancing teachers’ science conceptionsPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça; Neves, Isabel Pestana
- Conceções sobre ciência de futuros professores: uma proposta metodologicaPublication . Saraiva, Maria Leonor da Graça; Neves, Isabel Pestana
- Conceptualização da construção da ciência em currículos e manuais escolaresPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- Pedagogia e desenvolvimento curricular no ensino superiorPublication . Pinto, Jorge; Costa, Ana Luísa; Almeida, Fernando; Saraiva, Maria Leonor da Graça; Rodrigues, Maria RosárioA democratização do acesso ao ensino superior trouxe associado um fenómeno de heterogeneidade dos estudantes deste nível de ensino. Atualmente, a aprendizagem é entendida como um processo que exige a participação do estudante e a do professor, sustentada pela forma como este organiza o ensino. Assim, a melhoria da qualidade da formação científica e profissional passa fundamentalmente pelo trabalho pedagógico desenvolvido nos diversos contextos de formação. Na perspetiva de contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, o IPS iniciou um projeto de formação cujo objetivo foi qualificar os seus docentes com vista à melhoria de diversos aspetos das práticas pedagógicas. A formação integrou quatro módulos, focando metodologias de trabalho, construção de instrumentos digitais e estratégias de avaliação. A avaliação dos formandos realizou-se com base numa reflexão final individual sobre o “apreendido”. A avaliação da formação decorreu no final através de uma conversa informal entre formadores e formandos e da aplicação de um questionário destinado a recolher dados para apreciar o valor atribuído pelos formandos, relativamente às componentes de trabalho. Numa análise prévia aos dados recolhidos, em 7 dos 8 parâmetros em apreciação, as respostas foram francamente satisfatórias o que aponta para o interesse e utilidade desta iniciativa.
- A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticasPublication . Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da GraçaO artigo parte de resultados da investigação realizada pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) sobre a inclusão da natureza da ciência (metaciência) na educação científica. Os resultados, que se têm obtido da análise de vários textos e contextos educativos – currículos/programas, manuais escolares e práticas pedagógicas – e das relações entre esses textos/contextos, têm, em geral, revelado uma reduzida presença e uma baixa conceptualização da metaciência.No artigo, começa-se por apresentar o enquadramento teórico da investigação do Grupo ESSA sobre a inclusão da natureza da ciência na educação científica, fundamentalmente a teorização de Ziman (1984, 2000) sobre a metaciência e a teorização de Bernstein sobre a produção e reprodução do conhecimento, referindo-se particularmente o seu modelo do discurso pedagógico (1990, 2000) e as estruturas de conhecimento (1999). Segue-se a descrição de uma proposta de intervenção pedagógica, teoricamente sustentada, que explora a natureza da ciência em contexto de sala de aula. Pretende-se com essa proposta dar exemplo deuma estratégia que privilegie uma aprendizagem científica de nível elevado para todosos alunos e que possa constituir objeto de reflexão sobre a inclusão da natureza da ciência no ensino das ciências. O artigo termina com algumas considerações sobre a aplicabilidade da atividade proposta, retomando argumentos de natureza teórica e empírica que sustentam a sua utilização no contexto da educação científica.
- Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da GraçaO estudo centra-se no nível de complexidade do trabalho prático, em manuais escolares de ciências do 1.º ciclo do ensino básico Português, apreciado através da exigência conceptual do trabalho prático. Teoricamente o estudo baseia-se em teorias e conceitos das áreas da psicologia e da sociologia. Foram analisados seis manuais escolares do 3.º e 4.º anos, através de uma abordagem que combina métodos de análise quantitativos e qualitativos. Os resultados evidenciam que essas atividades mobilizam, tendencialmente, conhecimento científico de baixo nível de complexidade (factos e conceitos simples) e capacidades cognitivas que envolvem processos de recuperação e compreensão e apontam para uma aparente relação entre teoria e prática. As questões de avaliação desse trabalho prático apresentam um nível de exigência conceptual inferior.
- Trabalho prático em currículos e manuais escolares do 1.º ciclo do ensino básico: estudo dos processos de recontextualizaçãoPublication . Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da Graça
- Algumas propostas de intervenção pedagógicaPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- A aprendizagem das ciências em PortugalPublication . Saraiva, Maria Leonor da GraçaEm Portugal, a educação em ciências regressa, por vezes, ao debate público a propósito do desempenho dos alunos nas avaliações internacionais. Os relatórios nacionais dos testes PISA (Programme for International Student Assessment) e TIMSS (Trends in Mathematics and Science Study), aplicados em 2015, revelam resultados contraditórios. Neste texto, analisa-se brevemente a situação referida e apontam-se algumas possíveis explicações sobre as diferenças encontradas no desempenho dos alunos.