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Advisor(s)
Abstract(s)
Practical work and textbooks have an important role in primary science education. This study analyses the
complexity of practical work in Portuguese primary science textbooks. The level of complexity was appreciated
by the level of conceptual demand of practical work, as given by the type of practical work, the complexity of
scientific knowledge, the complexity of cognitive skills and the degree of relation between theory and practice.
The explicitness of practical work was also analysed. The study followed an approach that combines
quantitative and qualitative methods of analysis and a total of 176 units of analysis were evaluated from six
science textbooks, chosen among the most selected in Portuguese primary schools. The results showed that
textbooks evidence a tendency towards a low level of conceptual demand of practical work, considering the
proposals for practical activities and the related evaluation questions. Practical activities, mainly focused on
practical exercises and illustrative experiences, tend to mobilize scientific knowledge and cognitive skills of a
low level of complexity and point out to an apparent relation between theory and practice. The evaluation
questions present a lower level of conceptual demand. The results also showed a weak concern with the
explicitness of the practical work. However, findings also indicated that there are differences between the
textbooks.
O trabalho prático e os manuais escolares desempenham um importante papel no ensino das ciências do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo analisa a complexidade do trabalho prático em manuais escolares de ciências do 1.º ciclo português. O nível de complexidade foi apreciado através do nível de exigência conceptual do trabalho prático, que considerou o tipo de trabalho prático, a complexidade do conhecimento científico, a complexidade das capacidades cognitivas e o grau de relação entre a teoria e a prática. A explicitação do trabalho prático também foi analisada. O estudo seguiu uma abordagem que combina métodos de análise quantitativos e qualitativos. Foram avaliadas 176 unidades de análise de seis manuais escolares, escolhidos de entre os mais adotados nas escolas portuguesas. Os resultados mostram que os manuais tendem a evidenciar um baixo nível de exigência conceptual do trabalho prático, quando analisado em função das propostas de atividades práticas e das respetivas questões de avaliação. As atividades práticas, sobretudo focadas em exercícios práticos e experiências de verificação, tendem a mobilizar conhecimento científico e capacidades cognitivas de baixo nível de complexidade e apontam para uma aparente relação entre teoria e prática. As questões de avaliação apresentam um nível de exigência conceptual inferior. Os resultados também evidenciam uma fraca preocupação com a explicitação do trabalho prático. No entanto, os resultados indicam ainda que existem diferenças entre os manuais escolares.
O trabalho prático e os manuais escolares desempenham um importante papel no ensino das ciências do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo analisa a complexidade do trabalho prático em manuais escolares de ciências do 1.º ciclo português. O nível de complexidade foi apreciado através do nível de exigência conceptual do trabalho prático, que considerou o tipo de trabalho prático, a complexidade do conhecimento científico, a complexidade das capacidades cognitivas e o grau de relação entre a teoria e a prática. A explicitação do trabalho prático também foi analisada. O estudo seguiu uma abordagem que combina métodos de análise quantitativos e qualitativos. Foram avaliadas 176 unidades de análise de seis manuais escolares, escolhidos de entre os mais adotados nas escolas portuguesas. Os resultados mostram que os manuais tendem a evidenciar um baixo nível de exigência conceptual do trabalho prático, quando analisado em função das propostas de atividades práticas e das respetivas questões de avaliação. As atividades práticas, sobretudo focadas em exercícios práticos e experiências de verificação, tendem a mobilizar conhecimento científico e capacidades cognitivas de baixo nível de complexidade e apontam para uma aparente relação entre teoria e prática. As questões de avaliação apresentam um nível de exigência conceptual inferior. Os resultados também evidenciam uma fraca preocupação com a explicitação do trabalho prático. No entanto, os resultados indicam ainda que existem diferenças entre os manuais escolares.
Description
Keywords
Conceptual demand Practical work Primary school Textbook analysis Exigência conceptual Trabalho prático 1º ciclo do ensino básico Análise de manuais escolares
Citation
Ferreira, S., & Saraiva, S. (2021). Complexity of practical work in Portuguese primary science textbooks. Investigações em Ensino de Ciências, 26(3), 281-297