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- SAÚDE DO ESTUDANTE ADOLESCENTE BRASILEIRO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAPublication . Santos, Francisca; Negreiros, FaustonO escopo estudo é realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a saúde do estudante adolescente no Brasil, considerando o período de Julho de 1990 a Julho de 2020. Foram selecionados 23 artigos em 6 bases de dados. Os resultados revelaram maior frequência de estudos qualitativos e transversais. Com as análises foram verificadas as seguintes tendências temático-analíticas nos estudos: 1) autopercepção dos adolescentes sobre saúde; 2) comportamentos e conhecimentos relacionados à saúde do estudante adolescente; 3) políticas públicas e ações de cuidados à saúde do estudante adolescente. Em suma, compreendeu-se como este fenômeno vem sendo abordado no contexto brasileiro, principalmente após a implementação de políticas públicas voltadas para a atenção e o cuidado com a saúde do estudante adolescente.
- EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935Publication . NEGREIROS, FAUSTON; Lima, Cátia; Mota, Isadora; Ameida, Maycon Campos; Martins, Samara; Santos, ThaynáPsicologia, Educação e Cultura . Vol. XXVI, Nº 2 . Setembro de 2022 186 EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA SOBRE PSICÓLOGAS(OS) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO: O CASO DA LEI 13.935 Fauston Negreiros36 Cátia Batista Lima 37 Isadora Silveira Mota Maycon Campos de Almeida Samara Eduarda Martins Thayná Costa Santos Resumo A Lei 13.935/2019 marca a história da Psicologia Escolar e Educacional/PEE no Brasil. Objetiva-se compreender os sentidos atribuídos pela sociedade diante da inserção de psicólogas(os) na educação básica das redes públicas de ensino brasileiro. Realizou-se pesquisa qualitativa, com 989 participantes, via questionário composto por itens sociodemográficos e perguntas abertas. Para análise utilizou-se o software IRAMUTEQ e os pressupostos da Psicologia Escolar Crítica. Assim, emergiram quatro classes: PEE e práticas libertadoras (33,61%); PEE a serviço da produtividade escolar (27,37%); Atuação multidimensional do PEE (19,93%); e, PEE e ajustamento psicoemocional (19,09%). Os resultados revelam que a maioria dos participantes aspiram criticidade acerca da atuação do PEE, enquanto os demais, expectam a atuação profissional ainda marcada por uma perspectiva clínico-individualizante. Palavras-chave: Psicologia Escolar e Educacional;
- APRENDIZAGEM ESCOLAR, INFÂNCIA E NATUREZA: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR MÃES E PAIS DE CRIANÇAS DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTILPublication . Avelino, Thaís; NEGREIROS, FAUSTONEste estudo buscou investigar os sentidos atribuídos por mães e pais de crianças acerca da aprendizagem escolar em contato com a natureza de uma escola de Educação Infantil piauiense. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis participantes, com questões norteadoras que versaram sobre a aprendizagem, contato com a natureza, experiências educativas ao ar livre. A análise de dados foi realizada sob a Psicologia Histórico-Cultural, visando apreender a processualidade do fenômeno. Os resultados se desdobraram em unidades de análise que elucidam as potencialidades do contato entre a criança e natureza na constituição da aprendizagem escolar. Também emergiram concepções de natureza, a partir dos sentidos atribuídos pelas participantes. Espera-se fomentar reflexões e ações que favoreçam a aproximação entre a criança, escola e natureza.
- PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR NA ATUALIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA DOS ÚLTIMOS 10 ANOSPublication . Sousa, Ronathan; NEGREIROS, FAUSTONEste estudo objetiva investigar os fatores relacionados ao fenômeno do fracasso escolar na educação básica, a partir de uma revisão sistemática de artigos produzidos nos últimos 10 anos (de 2012 a 2021). Foram selecionados para análise 19 estudos das bases de dados: SciELO, LILACS e Periódicos da CAPES, os quais foram submetidos a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam a predominância de concepções que culpabilizam o aluno e sua família pelo fracasso escolar, além da tendência a medicalização de queixas escolares. Quanto aos aspectos metodológicos, os estudos eram, em sua maioria, qualitativos e com delineamento longitudinal. Sugere-se a importância de novos estudos sobre a temática, a fim de se dar maior visibilidade às antigas e novas expressões fenômeno.