Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
888.23 KB | Adobe PDF |
Authors
NEGREIROS, FAUSTON
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo objetiva investigar os fatores relacionados ao fenômeno do fracasso escolar na educação básica, a partir de uma revisão sistemática de artigos produzidos nos últimos 10 anos (de 2012 a 2021). Foram selecionados para análise 19 estudos das bases de dados: SciELO, LILACS e Periódicos da CAPES, os quais foram submetidos a análise de conteúdo qualitativa. Os resultados indicam a predominância de concepções que culpabilizam o aluno e sua família pelo fracasso escolar, além da tendência a medicalização de queixas escolares. Quanto aos aspectos metodológicos, os estudos eram, em sua maioria, qualitativos e com delineamento longitudinal. Sugere-se a importância de novos estudos sobre a temática, a fim de se dar maior visibilidade às antigas e novas expressões fenômeno.
Description
Keywords
Fracasso escolar; evasão escolar; educação básica; revisão sistemática.
Citation
Sousa, R., & Negreiros, F. (2023).
Publisher
ISPGAYA