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  • Receção(ões) e leitura(s) da obra de António Nóvoa na formação de professores em Portugal
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    Se a publicação de Le temps des professeurs (Nóvoa, 1987) coincide com a consolidação dos programas de formação inicial de professores e com a generalização da formação de professores em atividade, a obra de António Nóvoa atravessa o período de expansão do sistema educativo português, sendo coetânea da publicação do estatuto da carreira docente do ensino não-superior, do desenvolvimento da formação contínua de professores e de reformas e reestruturações curriculares no âmbito da formação inicial de professores, a última ocorrida em 2014. Qual o significado da obra de António Nóvoa para a formação de professores em Portugal? Que leituras obtivemos da sua obra? Em que domínios da formação de professores a sua obra teve acolhimento? Quais as vertentes da formação de professores em que o contributo do seu pensamento se tornou mais visível? Para concretizar o nosso questionamento mobilizámos um conjunto de periódicos científicos de educação e ensino, nomeadamente, a Revista de Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a Revista ESC – Educação, Sociedade & Culturas, a Revista Lusófona de Educação, a Revista Portuguesa de Educação e a Revista Portuguesa de Pedagogia. A análise de conteúdo destas publicações permitiu identificar um conjunto de quatro dimensões: Curricula, inovação e práticas, Formação de professores e desenvolvimento profissional, Política educativa e organização escolar e História da educação e Educação comparada que, por sua vez, se atualizam num conjunto de categorias e subcategorias.
  • Educação de infância em Portugal: discursos, projetos e práticas (1834 -1974)
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    O presente trabalho constitui um bosquejo dos caminhos da educação de infância em Portugal, ao longo de 150 anos, entre 1834 e o fim do Estado Novo, em abril de 1974. Visa produzir uma leitura compreensiva da evolução do pensamento e ação sobre o cuidar e educar das crianças na primeira infância. Centra-se na análise do discurso oficial, no pensamento e debate pedagógico, bem como na sua concretização. O corpus documental é constituído pela produção legislativa e por uma coletânea de textos sobre a educação infantil, compilados na imprensa de educação e ensino. Estas fontes oferecem uma aproximação às ideias, propostas, projetos e iniciativas que, seja por via do Estado ou corporizadas pela sociedade civil, se foram esboçando, estiilando ou concretizando no longo período de construção da modernidade em Portugal. Ao Sujeitas ao método crítico e à análise de conteúdo, o seu escrutínio permitiu observar que a difusão das ideias e a concretização de políticas e instituições educativas destinadas a esta faixa etária, profundamente marcadas pelas condições materiais e simbólicas da formação social portuguesa, foi morosa e eivada de dificuldades. Em larga medida, expressão do locus nacional, traduziu uma apropriação de teorias e práticas internacionais.
  • Discursos sobre a emergência da educação de infância formal em Portugal (1880-1950)
    Publication . Ferreira, António; Mota, Luís; Vilhena, Carla
    Neste artigo busca-se uma compreensão das ideias sobre a educação da segunda infância em Portugal, entre finais do século XIX e meados do seguinte. Compulsaram-se um conjunto de revistas de educação publicadas em Portugal. A análise detetou tendências e nuances do processo de modernização pedagógica. Certos autores defendem o ambiente familiar como o mais adequado para a educação da infância, destacando a mulher como mãe e educadora, outros denunciam a sua impreparação, advogando a sua formação e sustentavam a conveniência da educação de infância em instituições, segundo as modernas propostas pedagógicas. Estes últimos tenderam a manifestar posicionamentos idênticos aos que se expressam em outros países europeus sobre os modelos pedagógicos direcionados especificamente à segunda infância.
  • “É preciso educar as mães”: as revistas de educação familiar e a profissionalização da maternidade (1945-1958)
    Publication . Vilhena, Carla; Mota, Luís
    O estudo do processo de profissionalização da maternidade, através da análise de discursos sobre a educação para a maternidade constitui o principal objetivo do presente trabalho. Nesse sentido, procedemos à análise de discursos difundidos nas revistas de educação familiar, publicadas em Portugal no período compreendido entre 1945 e 1958. Os nossos resultados permitiram verificar que a ideia difundidas pelos colaboradores que escrevem nas revistas é a de que a boa mãe é aquela que segue os princípios modernos de criação e educação das crianças; tal permite a equiparação da maternidade a uma profissão e o consequente tratamento das mães como profissionais científicos de cuja ação depende o bem-estar físico e psicológico das crianças. Foi possível ainda observar, através da análise das cartas que as mães escrevem para as revistas, a adesão destas mulheres, letradas e pertencentes às classes média ou alta, à ideologia de maternidade veiculadas através das revistas de educação familiar