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Martins Bernardes Lucas, Pedro Ricardo

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  • Strategical Pedagogy for the Development of Socio-Emotional Competences in Nursing Students
    Publication . Andrian Leal, Laura; Cassiano, Carolina; J. M. Cruchinho, Paulo; Nunes, Elisabete; Lucas, P.; Teixeira, Gisela; Henriques, Silvia Helena
    Socio-emotional competencies (SECs) are essential for the quality of nursing practice. This study aimed to understand the pedagogical strategies provided by universities for the development of SECs in Brazil, as perceived by nursing students. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach involving 57 nursing students from a public Higher Education Institution in Brazil. Data collection was conducted through focus groups, and interpretation was carried out using inductive thematic analysis. The pedagogical strategies identified were categorized as follows: those offered by the curriculum matrix, those provided by the Nursing course department, those made available by the university as a whole (involving all courses and students), and the challenges related to the development of socio-emotional competencies. This study revealed a deficit in the integration of SECs in the curriculum, highlighting the need for curricular restructuring and discussions on this topic. Equipping students with socio-emotional competencies during their training can help address these gaps, fostering greater resilience and self-care capabilities among nursing professionals.
  • Evaluating the Methodological Approaches of Cross-Cultural Adaptation of the Bedside Handover Attitudes and Behaviours Questionnaire into Portuguese
    Publication . Cruchinho, Paulo J. M.; Teixeira, Gisela; Lucas, P.; Mendes Gaspar, Maria Filomena
    Abstract: Nurse managers need culturally adapted assessment instruments to support the implementation of change to Nursing Bedside Handover (NBH) in healthcare institutions. This study aimed to cross-culturally adapt the Bedside Handover Attitudes and Behaviours (BHAB) questionnaire to the Portuguese context and evaluate the methodological approaches used for this purpose. To guide this study, we followed a guideline for cross-cultural translation and adaptation measurement instruments in healthcare. The results of the content validity testing suggested that the BHAB questionnaire is a valid instrument for use in the Portuguese context. To obtain these results we showed 1) using of a new methodological approach, the dual focus, to resolve the divergences and ambiguities in the translators’ committee and the multi-professional committee; 2) the lack of a conceptual definition of the construct of the instrument as a requirement to retain items with I-CVI <0.70 after validity relevance pretesting and 3) the cognitive debriefing and relevance pretesting as methodological approaches which can be used alone or together to reinforce the evaluation of cultural relevance of the items. We concluded there is a need for guidelines to support the decision-making process of healthcare researchers with comprehensive information about the different methodological approaches they can follow.
  • Escala Nursing Work Index-Revised
    Publication . Anunciada, Sara; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Lucas, P.
    A escala NWI-R-PT tem como finalidade conhecer os atributos organizacionais que caracterizam o ambiente de prática de enfermagem. É composta por 6 dimensões: “apoio da gestão”; “desenvolvimento profissional”; “fundamentos de enfermagem”; “relação enfermeiro-médico”; “dotações” e “organização dos cuidados de enfermagem”. Apresenta um Alfa de Cronbach para o instrumento total de 0,91. Em relação às dimensões, o Alpha é de 0,86 para a dimensão “apoio da gestão”; 0,81 para o “desenvolvimento profissional”; 0,69 para “fundamentos de enfermagem”; 0,77 para a “relação enfermeiro-médico”; 0,65 para a “dimensão dotações” e por fim 0,59 para a dimensão “organização dos cuidados de enfermagem”. A escala é válida e pode ser utilizada em todos os contextos na prática clínica, na gestão em enfermagem e na investigação. A sua utilização pode ter impacto na melhoria da qualidade e segurança dos cuidados e no desenvolvimento profissional dos enfermeiros.
  • Ambiente de prática de enfermagem em contexto hospitalar
    Publication . Anunciada, Sara; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Lucas, P.
  • Escala de Autoeficácia para os Enfermeiros Líderes Clínicos
    Publication . Carvalho, M.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Potra, Teresa; Lucas, P.
    As competências do enfermeiro líder clínico constituem uma prática avançada, nomeadamente na área da melhoria da qualidade dos cuidados e na segurança do cliente. Para perceber qual a confiança destes enfermeiros na sua função em Portugal, validou-se para o contexto cultural português a escala Clinical Nurse Leaders Self-Efficacy Scale (CNLSES)®. Este instrumento avalia a perceção do enfermeiro sobre as suas capacidades de intervir eficazmente no desempenho das suas funções de liderança clínica. A versão portuguesa da Escala de Autoeficácia para Enfermeiros Líderes Clínicos (EAELC), apresenta-se com 47 itens e 7 dimensões: Cuidado Centrado no Cliente, Gestão da Unidade, Liderança Clínica, Liderança Estratégica, Redução de Custos, Gestão da Equipa e Planeamento de Cuidados. O Alfa de Cronbach apresentou valores de α=0,96. A EAELC revelou ser um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal, dadas as suas propriedades psicométricas.
  • Escala de perceção individual da carga de trabalho
    Publication . Cabrita, Catarina; Lucas, P.; Teixeira, Gisela; Mendes Gaspar, Maria Filomena
    A Individual Workload Perception Scale-Revised (IWPS-R) foi desenvolvida para ser uma ferramenta importante no fornecimento de informações necessárias para formular intervenções que visam melhorar a perceção dos enfermeiros sobre a sua carga de trabalho e, consequentemente, o ambiente da prática de enfermagem, promovendo, assim, a segurança e a qualidade dos cuidados. Em Portugal não existia uma escala válida e fiável que avaliasse a satisfação dos enfermeiros com a sua carga de trabalho. Consequentemente, foi decidido adaptar culturalmente/linguisticamente e validar a IWPS-R, dando origem à versão portuguesa da mesma. Assim, a versão portuguesa IWPS-R tem 5 dimensões, com um total de 21 itens. Integra cinco dimensões: o Suporte do Enfermeiro Gestor, o Suporte da Equipa, os Recursos da Organização, a Carga de Trabalho e a Intenção de Permanecer. A EPICT apresenta um Alfa de Cronbach de 0,88. É um instrumento de recolha de dados pertinente para o contexto da gestão e da investigação em enfermagem.
  • Escala de indicadores de qualidade do ambiente de prática de enfermagem
    Publication . Sousa, Eliana; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Lucas, P.
    A escala The Indicators of Quality Nursing Work Environment (IQN-WE) teve como objetivo avaliar um conjunto de indicadores de qualidade do ambiente de prática de Enfermagem. Por desconhecermos a existência de uma escala em Portugal que avalie esses indicadores, foi decidido adaptar culturalmente/linguisticamente e validar a IQN-WE, dando origem à versão portuguesa da mesma. Obteve-se um instrumento com 50 itens em 5 dimensões com um um Alfa de Cronbach de 0,95. A dimensão Suporte à Equipa e Desenvolvimento Profissional apresentou um valor de 0,92, a dimensão Organização e Gestão da Equipa um valor de 0,90; o Ambiente de Prática de Enfermagem Seguro, 0,85; os Sistemas de Informação e Controlo do Risco, valores de 0,77 e o Salário e Bem-Estar, valores de 0,79. A escala total IQN-WE-PT é um instrumento adequado para ser aplicado em Portugal em todos os contextos de cuidados de saúde.
  • Liderança Transcultural em Enfermagem: Introdução
    Publication . Teixeira, Gisela; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Nunes, Elisabete; Cruchinho, Paulo J. M.; Quaresma, Graça; Figueiredo, Rita; Ribeiro, Susana; Nogueira, Mariana; Costa, Patricia; Dias, Luisa; Inácio, Mafalda; Lucas, P.
  • Evaluating the methodological approaches of cross-cultural adaptation of the bedside handover attitudes and behaviours questionnaire into portuguese
    Publication . Cruchinho, Paulo J. M.; Lucas, P.; Mendes Gaspar, Maria Filomena; Teixeira, Gisela
    Nurse managers need culturally adapted assessment instruments to support the implementation of change to Nursing Bedside Handover (NBH) in healthcare institutions. This study aimed to cross-culturally adapt the Bedside Handover Attitudes and Behaviours (BHAB) questionnaire to the Portuguese context and evaluate the methodological approaches used for this purpose. To guide this study, we followed a guideline for cross-cultural translation and adaptation measurement instruments in healthcare. The results of the content validity testing suggested that the BHAB questionnaire is a valid instrument for use in the Portuguese context. To obtain these results we showed 1) using of a new methodological approach, the dual focus, to resolve the divergences and ambiguities in the translators’ committee and the multi-professional committee; 2) the lack of a conceptual definition of the construct of the instrument as a requirement to retain items with I-CVI <0.70 after validity relevance pretesting and 3) the cognitive debriefing and relevance pretesting as methodological approaches which can be used alone or together to reinforce the evaluation of cultural relevance of the items. We concluded there is a need for guidelines to support the decision-making process of healthcare researchers with comprehensive information about the different methodological approaches they can follow.
  • Fatores de motivação dos enfermeiros em cuidados de saúde primários
    Publication . Martins, Claudina Isabel Salgado; Potra, Teresa; Lucas, P.
    Introdução: A motivação dos enfermeiros é fundamental para uma maior produtividade, eficiência e qualidade dos cuidados prestados e por isso é tão importante para a gestão em enfermagem. Objetivos: Compreender os fatores motivacionais dos enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde da região de Lisboa. Metodologia: Estudo de caso de natureza qualitativa, exploratório-descritivo. A recolha de dados teve por base a entrevista semiestruturada, realizada a nove enfermeiros de um Agrupamento de Centros de Saúde da região de Lisboa. Para garantir uma maior variedade e riqueza dos dados, foram selecionados enfermeiros de diferentes tipologias de unidades funcionais. O número de participantes foi determinado seguido o critério de saturação das respostas. As entrevistas gravadas foram transcritas na íntegra, e analisadas através da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados do estudo indicam que os principais fatores de motivação dos enfermeiros são: as recompensas, o desenvolvimento da carreira de enfermagem, o reconhecimento, o local de trabalho/ambiente da prática, o financiamento baseado no desempenho, a liderança e a realização profissional. O fator desenvolvimento de carreira foi o de maior importância. O financiamento baseado no desempenho foi o fator a que a maioria dos participantes atribuiu menor importância enquanto fator de motivação. Conclusão: Os fatores motivacionais dos participantes, vão ao encontro do que é descrito na literatura para outros contextos. Verificou-se que o significado e a importância atribuída aos diferentes fatores é variável de participante para participante, o que realça a individualidade de cada um, motivado por necessidades próprias. Mais estudos sobre a motivação dos enfermeiros devem ser realizados, nomeadamente em Cuidados de Saúde Primários (CSP), onde se verifica escassez de evidência científica.