Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Severino da Mata, Carlos Manuel

Search Results

Now showing 1 - 10 of 51
  • Os bens de domínio público nos municípios do distrito de Setúbal: uma análise longitudinal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos
    Nos últimos anos, a nível nacional, de acordo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, sabe-se que, desde 2005, cerca de 90% do Ativo de um município corresponde a imobilizado. Este estudo pretende responder à seguinte questão: “A composição e o peso dos Bens de Domínio Público (BDP) no Imobilizado e no Ativo nos municípios do distrito de Setúbal são semelhantes à realidade nacional?” Assim, realizou-se uma análise comparativa da estrutura do Imobilizado dos 13 municípios do Distrito de Setúbal, com a realidade nacional para os anos de 2009 a 2011. Se considerarmos como unidade de análise quer o Ativo quer o imobilizado, os BDP representam sempre a segunda maior componente, seguindo a tendência nacional. No que respeita á composição dos BDP verifica-se que as “Outras Construções” apresentam mais de 60% desses bens. Não se verifica grande homogeneidade na composição dos BDP nos municípios do distrito de Setúbal.
  • A implementação da contabilidade gestão e a informação para o processo de decisão: o caso das empresas da região de Setúbal
    Publication . Rita, Rui; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Rosário, Carla; Mata, Carlos; Gonçalves, Sidalina
    A importância da informação produzida pelo Sistema de Contabilidade de Gestão é realçada pela teoria económica. A problemática de tratamento dos custos é relevante e tem sido um dos factores que tem motivado a evolução deste sistema com a introdução de novos métodos (por exemplo, o CBA). As empresas atribuem uma grande importância a este sistema de informação ao registando-se uma implementação significativa, da Contabilidade Analítica e a utilização da informação obtiida no processo de decisão das empresas com a utilização dos diversos documentos produzidos (orçamentos, Tableau de Bord, Balanced Scorecard) e de elaboração de diversos indicadores de avaliação do desempenho.
  • Uma análise evolutiva dos Bens de Domínio Público nos Municípios do Distrito de Setúbal
    Publication . Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina Dias
  • A Criação de Valor no Sector Empresarial do Distrito de Setúbal: Um Contributo para o Empreendedor
    Publication . Teixeira, Nuno; Pardal, Pedro; Mata, Carlos; Teixeira, Ana Bela de Sousa Delicado
  • O papel da demonstração dos fluxos de caixa na previsão da falência: o caso do banco privado português
    Publication . Alves, Maria Teresa; Mata, Carlos; Nunes, Sandra Cristina Dias
    A Demonstração dos Fluxos de Caixa vem sendo reconhecida quer na literatura quer no normativo contabilístico como uma das peças fundamentais para que a informação financeira possa atingir o seu objetivo último de ser útil para quem dela faz uso. De acordo com a International Accounting Standard (IAS) 7 Demonstrações dos Fluxos de Caixa (1994), do International Accounting Standards Board (IASB), esta demonstração financeira pode constituir um instrumento capaz de permitir avaliar o momento e a medida em que uma dada entidade é capaz de gerar meios monetários e, também, compreender com segurança razoável a possibilidade dessa geração. Tal como para Le Maux e Morin (2011) no estudo do caso do Lehman Brothers, o objetivo deste estudo é procurar verificar se a falência do Banco Privado Português (BPP) poderia ter sido prevista, particularmente, através da demonstração dos fluxos de caixa. Recorreu-se aos seguintes métodos de investigação: quantitativo, qualitativo, descritivo, explicativo, bibliográfico, documental e, ainda, de estudo de caso. Usaram-se dados primários e secundários. No caso do BPP as demonstrações dos fluxos de caixa, no período 2005 a 2007, em consonância com Le Maux e Morin (2011), constituíram fortes preditores da falência ocorrida em 2008, visto que, emitiram claros sinais de desequilíbrio financeiro eminente a partir de 2006. Demonstraram, assim, um grande potencial informativo e de valor para os investidores e os analistas. Aplicou-se, também, um conjunto de modelos de previsão cujos resultados apontaram para uma evidente situação de falência no futuro.
  • A responsabilidade social nas pequenas e médias empresas portuguesas: o papel do empresário e o desempenho das empresas: um estudo exploratório
    Publication . Jorge, Fátima; Seabra, Fernando Miguel; Rodrigues, Jorge; Mata, Carlos
    Em Portugal a Responsabilidade Social das Organizações tem vindo progressivamente a ocupar um lugar destacado entre as questões organizacionais, sendo tema de debate tanto a nível académico como em fóruns destinados a públicos empresariais. Tendo em consideração que em Portugal o tecido empresarial é maioritariamente constituído por Pequenas e Médias Empresas, torna-se extremamente relevante compreender a forma como as empresas e responsáveis empresariais entendem e assumem o seu compromisso para com todos os interessados nas suas actividades. Nesta comunicação, partindo de um trabalho de auscultação a 17 pequenas e médias empresas, apresenta-se um enquadramento preliminar das preocupações das Pequenas e Médias Empresas portuguesas no que respeita à tripa perspectiva da sustentabilidade. Os resultados obtidos serão enquadrados por uma reflexão sobre o exercício profissional do empresário da pequena e média empresa.
  • Tableau de bord da relação da empresa com as partes interessadas uma aplicação em âmbito industrial
    Publication . Mata, Carlos; Seabra, Fernando Miguel; Rodrigues, Jorge
    Nesta comunicação pretende-se demonstrar a importância de metodologias de análise que permitam compreender o processo de criação de valor baseado nos activos intangíveis. Esta criação de valor será o resultado da gestão estratégica da Responsabilidade Social da empresa. A preocupação subjacente a esta comunicação prende-se com a necessidade de criar um quadro de análise de criação de valor em domínios de Responsabilidade Social, que possa ser operacionalizado por qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, incluindo PME’s. Assim, a título exemplificativo aplicar-se-á uma metodologia proposta para o efeito, com as necessárias adaptações, a parâmetros e dados de uma grande empresa nacional.
  • The Contribution of financial information for stock price value
    Publication . Teixeira, Nuno; Carreira, Francisco José Alegria; Pardal, Pedro; Mata, Carlos
  • A visão estratégica do ABC
    Publication . Mata, Carlos; Gonçalves, Sidalina; Brites, Rui
    O objectivo deste artigo é estabelecer a relação entre a estratégia e o Custeio Baseado nas Actividades (ABC, na sigla inglesa). Estamos no início de uma nova era, uma era económica, em que as actividades industriais de uma empresa criam valor mas já não acrescentam valor. Como o ABC pode responder a este problema? É o ABC uma moda ou uma necessidade real? A Contabilidade de Gestão está preparada para acompanhar o ênfase conferido ao alinhamento entre o planeamento da actividade e o ambiente de crescente competitividade? Muito embora desempenhe um papel importante na performance da empresa como instrumento de suporte à decisão não podemos esquecer que o seu objectivo só poderá ser atingido se todas as pessoas estiverem realmente envolvidas no processo desde a fase de formulação da estratégia até à fase da sua aplicação.