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- Tableau de bord da relação da empresa com as partes interessadas uma aplicação em âmbito industrialPublication . Mata, Carlos; Seabra, Fernando Miguel; Rodrigues, JorgeNesta comunicação pretende-se demonstrar a importância de metodologias de análise que permitam compreender o processo de criação de valor baseado nos activos intangíveis. Esta criação de valor será o resultado da gestão estratégica da Responsabilidade Social da empresa. A preocupação subjacente a esta comunicação prende-se com a necessidade de criar um quadro de análise de criação de valor em domínios de Responsabilidade Social, que possa ser operacionalizado por qualquer empresa, independentemente da sua dimensão, incluindo PME’s. Assim, a título exemplificativo aplicar-se-á uma metodologia proposta para o efeito, com as necessárias adaptações, a parâmetros e dados de uma grande empresa nacional.
- Realidade portuguesa da intervenção do fisioterapeuta em Unidades de Cuidados IntensivosPublication . Salgueiro, Alexandra; Correia, Carla; Alves Lopes, António; Menezes, Ana; Clemente, JoséEste estudo, pretende caracterizar as Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) dos Hospitais portugueses onde intervêm Fisioterapeutas (FT) e estes últimos relativamente ao seu contexto e tipo de intervenção. Esta caracteriza-ção foi feita em 99 UCI num total de 46 hospitais (35% dos hospitais portugueses) através de entrevista telefónica e do questionário “Caracterização dos Fisioterapeutas nas Unidades de Cuidados Intensivos Portuguesas”, permitindo a caracterização de 116 FT. Por UCI, verifica-se a média de um FT a intervir diariamente, havendo no total das UCI apenas 15 FT a intervir em regime de exclusividade. Destas UCI, apenas três têm fisioterapeutas durante o período da noite. A maioria (53,4%) dos FT intervêm há menos de cinco anos e 25% intervêm exclusivamente após “prescrição médica”. Quanto ao tipo de intervenção, dão importância à avaliação do utente e mais de 35% utilizam a hiperinsuflação manual e a aspiração de secreções como estratégias de intervenção específica. No entanto, referem interesse em formação especializada nesta área para aumento de competências. Constata se, assim, que nem todos os hospitais portugueses têm FT nas UCI e que os que têm apresentam profissionais de reduzida experiência e autonomia.
- Prática baseada na evidência: fisioterapeutas a trabalhar em hospitais da região de saúde da Grande Lisboa e Vale do TejoPublication . Antunes, Paula; Alves Lopes, António; Filipe, EuláliaO objectivo do presente estudo é conhecer a realidade relativamente à Prática Baseada na Evidência (PBE) no contexto clínico dos fisioterapeutas dos hospitais abrangidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, determinando também as suas atitudes, conhecimentos e comportamentos relativos a esta prática. Para tanto, foi distribuído um questionário “Questionário sobre Prática Baseada na Evidência” (versão portuguesa, adaptada de Jette et al., 2003) a 224 fisioterapeutas dos hospitais da região em estudo, tendo sido obtidas 127 respostas. No geral os inquiridos demonstram atitudes e comportamentos positivos relativamente à PBE. A maior parte dos inquiridos afirma ter recebido formação sobre estratégias de pesquisa e revisão/análise crítica da literatura, confiando nas suas competências para fazer essa revisão/análise crítica. As três barreiras à PBE assinaladas são a falta de tempo, a falta de conhecimentos e a falta de fontes de informação. Os inquiridos mais jovens e os que possuem um grau académico mais elevado em Fisioterapia assumem uma postura mais positiva e afirmam ter capacidades e confiança em relação ao acesso e avaliação crítica da evidência. Verifica se também o interesse dos fisioterapeutas em aumentar as suas capacidades de utilização da PBE na prática clínica.
- O Românico em Lousada: a igreja de Santa Maria de MeinedoPublication . Cardoso, CristianoEstudo histórico e artístico sobre a igreja de Santa Maria de Meinedo, um exemplar de arquitetura românica no concelho de Lousada.
- Use of information and communication technologies (ICT) in physiotherapy teaching in PortugalPublication . Alves Lopes, António; Ferreira, Carlos; Grazina, Mónica; Casaquinha, Pedro; Godinho, JorgeOBJECTIVE: This study aims to carry out a survey regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT) in Physiotherapy teaching in Portugal, namely the characterization of the usage of the ICT by the institutions that offer the Physiotherapy course, as well as by Physiotherapy teachers and students. RELEVANCE: The European Region of the World Confederation for Physical Therapy refers in its document European Benchmark Statement that the Physiotherapist should have skills in the area of ICT, so that he/she is able to search for the required evidence to validate his/her practice, as well as managing the data and records stemming from his/her clinical practice. Therefore those skills should be developed during their basic training, and so should teachers be able to introduce the ICT in the teaching process, keeping in mind the institutional framework of this process. SAMPLE: The sample of teachers and students in the school year of 2003/2004 was taken from a population comprising a total of 16 institutions. MATERIAL AND METHODS: A questionnaire was especially set up and was validated by a panel of experts and by a pre-test. This questionnaire was subdivided into 6 dimensions (sample characterization, equipment characterization, usage characterization, attitudes and knowledge, barriers and necessities. STATISTICS: The procedures used were essentially descriptive statistics. RESULTS: Regarding accessing the Internet in the institution, 98% of the teachers and students refer to have access to Internet linked computers. When inquired about the usage of the computer for academic activities, 99% of the teachers and students answered affirmatively, of which 35% of the teachers use it more than 10 hours per week and 28% between 5 to 10 hours. As for the students, the percentage of weekly usage is of 42,6% between 0 and 3 hours and 36,7% between 3 and 5 hours. Furthermore 81% of the inquired teachers and 57,4% of the inquired students referred to fully agree regarding the importance of the usage of the ICT in school context. Although 84% of the inquired teachers reported to have knowledge in the area of the ICT, almost 51% pointed out the lack of specific training for integration/usage of the ICT as being the main barrier in the usage, then followed by the inexistence of strategies that facilitate the integration of the ICT in education/learning (44%). CONCLUSIONS: Through the analysis of the results of this study it is demonstrated that although the good accessibility to the ICT by teachers and students in their institutional and home environment, it is yet scarce due to the lack of specific training in this area. There seems to be the need to create institutional programs and projects that promote the usage of ICT by investing in the training of teachers and through the integration of those skills in the Physiotherapy course.
