Loading...
5 results
Search Results
Now showing 1 - 5 of 5
- A CONSTRUÇÃO E ESTUDOS PSICOMÉTRICOS DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA GARRA: VERSÃO INTERNACIONAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (EAGrIt-LP)Publication . Noronha, Ana Paula; Almeida, Leandro S.Este artigo relata três estudos sequenciais centrados na construção e na validade de conteúdo da Escala de Avaliação da Garra: Versão Internacional em Língua Portuguesa (EAGrIt-LP). Partindo da literatura de instrumentos na área, um conjunto de itens foram construídos pelos autores, aos quais se acrescentaram outros sugeridos por pequenos grupos de estudantes. Realizou-se uma análise da relevância e compreensão dos itens por um grupo de juízes, ao que se seguiu um pequeno estudo piloto com estudantes e recém graduados para finalizar a análise do conteúdo. Apresenta-se, assim, a versão da escala formada por 12 itens em duas dimensões: Consistência de Interesses e Perseverança do Esforço. Apontam-se futuros estudos de construção e de validação de uma versão final da escala.
- VIVÊNCIAS E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS QUE INGRESSARAM DURANTE A COVID-19Publication . Canal, Cláudia; Almeida, Leandro S.A permanência e a evasão no ensino superior envolvem diversas variáveis e tiveram outras adicionadas no decurso da pandemia por COVID-19. Neste artigo, objetivou-se analisar os motivos apresentados por universitários que ingressaram nos anos de 2020-2021 para, apesar de haverem cogitado desistir do curso, permaneceram com o intuito de concluir a sua formação. Participaram 32 universitários de uma instituição federal brasileira, respondendo individualmente a uma entrevista semiestruturada. As categorias de análise do conteúdo das entrevistas incluem fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais mencionados pelos estudantes, permitindo reflexões para ações das instituições de ensino superior, principalmente no período pós-pandemia, com finalidade de reduzir a evasão e ampliar a permanência nos cursos de graduação.
- Teachers’ Emotion Regulation: Implications for Classroom Conflict ManagementPublication . Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Derakhshan, Ali; Németh, Zsolt; S. Almeida, Leandro
- Inteligência emocional e educação: uma articulação possível e necessária à formação inicial de professoresPublication . Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Rebola, Fernando; Almeida, Leandro S.
- La inteligencia emocional del docente como predictor de la gestión del aula y de la eficacia de la disciplinaPublication . Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Almeida, Leandro S.; Sainz Gómez, Marta; Amaro, PedroLas investigaciones indican que los recursos personales, como la inteligencia emocional, desarrollan un papel importante en el desempeño laboral de los docentes. Sin embargo, la relación entre la inteligencia emocional y la eficacia para la gestión del aula y el manejo del comportamiento de los estudiantes en el aula ha sido poco estudiada. Así, el objetivo principal de este estudio fue analizar cómo la inteligencia emocional de los profesores influye en la eficacia percibida para la gestión del aula y la disciplina. Participaron 772 docentes de escuelas portuguesas, completando las medidas de inteligencia emocional y de eficacia para la gestión del aula y la disciplina. Los resultados indicaron, a través de la técnica estadística del modelo de ecuaciones estructurales, una asociación positiva entre la inteligencia emocional y la eficacia para la gestión del aula y la disciplina. Concluyendo sobre la necesidad de incluir la inteligencia emocional en la formación inicial y continua del profesorado.