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  • Composições interdiscursivas com as linguagens pedagógica e artística
    Publication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Gonçalves, Teresa N. R.
    Esta comunicação apresenta conclusões e implicações do projeto de investigação Teorizar espaços entre arte e educação, que teve como objeto de estudo o 10x10 – Dez Artistas para Dez Professores, um programa de formação contínua de professores da Fundação Calouste Gulbenkian. Este funda-se no trabalho colaborativo entre artistas e professores com vista à construção e implementação de estratégias pedagógicas no contexto de aulas do 10º ano de escolaridade, desenvolvido em escolas secundárias públicas de Lisboa, Amadora, Guimarães e Porto, entre 2012/2013 e 2014/15. A investigação desenvolvida explora a potência das experiências pedagógicas vividas, ambicionando a construção indutiva de conhecimento pedagógico na interseção com conhecimentos e práticas artísticas e disciplinares/curriculares. A abordagem metodológica privilegiou uma relação dinâmica entre as dimensões teóricas e empíricas, articulando revisão de literatura e dados empíricos - documentos produzidos pela equipa e pelos participantes das 3 edições do 10x10; registos de observação participante das reuniões de trabalho da equipa FCG com os artistas e professores participantes, observação não participante das aulas públicas do 10x10, e questionários aos professores. Destacamos nas conclusões um conjunto de ideias que se articulam em torno de dois eixos principais: a intencionalidade pedagógica — “sobre e para” os processos pedagógicos, mais do que para os seus resultados “visíveis”, a interrupção dos automatismos e da standardização; e a emergência da dimensão criativa e artesã da pedagogia — pela interdiscursividade e intersecção de saberes e fazeres pedagógicos e artísticos.
  • Interrupções e (re)invenções
    Publication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Gonçalves, Teresa N. R.
  • Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Gonçalves, Teresa Nico; Gomes, E. X.
    O estudo que dá corpo ao artigo — Teorizando Espaços entre Arte e Educação — tem como finalidade a teorização e conceptualização do projeto 10x10 desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, um projeto inovador de formação contínua de professores assente em estratégias pedagógicas desenvolvidas em contexto (Escolas do Ensino Secundário e Fundação Calouste Gulbenkian) e ancoradas em equipas constituídas por artistas e professores. O caráter inovador do nosso objeto de estudo – o projeto 10x10 - baseia-se numa abordagem aos espaços existentes entre arte e educação, entre instituições artísticas, culturais e educativas, entre professores, artistas e estudantes, entre ensinar e aprender. Apesar de ser desenvolvido entre escolas e uma fundação para a arte e cultura e de mobilizar estratégias e lógicas artísticas, o projeto 10x10 não é um programa de educação artística. Pretende sim promover a distância crítica dos professores relativamente às práticas de sala de aula, a construção de saberes e a emergência de estratégias pedagógicas particulares — designadas de micro pedagogias — informadas por modalidades de trabalho artístico. Neste artigo, apresentamos as finalidades e a metodologia do estudo, e ainda alguns dados preliminares de um inquérito aos professores da primeira edição do 10x10— incidimos particularmente sobre as motivações para participar no referido projeto, perceções que têm do impacto do projeto na vida profissional e mudanças de conceção sobre o trabalho docente. Interessa-nos particularmente compreender e apresentar algumas linhas de continuidade e de rutura relativamente às experiências anteriores de formação e de trabalho dos professores implicados. Com este estudo, espera-se contribuir para a teorização dos espaços entre a Arte e a Educação, desenvolvendo uma abordagem teórica fundamentada a partir da conceptualização indutiva deste projeto de formação contínua de professores.
  • De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos da política nacional
    Publication . Lopes, Sandra; Gomes, Elisabete Xavier; Oliveira Pires, Ana Luisa
    Nesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política.
  • Práticas pedagógicas e práticas artísticas na construção da escola como espaço e tempo de democracia
    Publication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Gomes, E. X.; Gonçalves, Teresa Nico Rego
    Neste artigo apresentam-se algumas das principais conclusões de um trabalho de investigação desenvolvido por uma equipa de investigadoras da U.I.E.D. sobre o Projecto 10x10 - Dez artistas para Dez Professores, um projeto de formação contí-nua de professores do ensino secundário que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 4 anos através do Programa Descobrir, da Fundação Calouste Gulbenkian (F.C.G.). Evidenciam-se possibilidades trazidas pelas parcerias construídas entre professores de diferentes disciplinas e artistas de diversas áreas. Destaca-se a inter-rupção do automatismo e da burocratização que têm invadido o trabalho docente; a abertura e disponibilização dos contextos, linguagens e práticas artísticas aos alunos e professores do ensino secundário; bem como a experimentação de processos pedagógicos (re)inventados pelo diálogo entre artistas, professores e alunos, por se configurarem como marcas de uma democratização da vida e do trabalho da educação.
  • Descola: reconfigurações e reiterações da gramática escolar
    Publication . Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana Luisa; Alves, Mariana Gaio
    Reconhecendo a relevância social e científica atual das pesquisas que considerem, articuladamente, as dinâmicas educativas que decorrem dentro e fora dos espaços escolares, apresenta-se um estudo que explora uma oferta educativa da responsabilidade do município de Lisboa - o programa DESCOLA – a qual tem como público-alvo os professores e alunos das escolas básicas e secundárias. Orientada pela questão central “Em que medida o DESCOLA reitera e/ou reconfigura a gramática escolar de educação?”, desenvolve-se uma abordagem metodológica qualitativa e interpretativa que assenta na análise de conteúdo da brochura do programa. Os resultados da pesquisa sugerem a presença de marcas da gramática escolar no DESCOLA, mas também de interrupções dessa mesma gramática, fazendo emergir possibilidades de mudança da organização e trabalho escolares numa lógica de espaço público de educação.