Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
225.55 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo que dá corpo ao artigo — Teorizando Espaços entre Arte e Educação — tem como finalidade a teorização e conceptualização do projeto 10x10 desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, um projeto inovador de formação contínua de professores assente em estratégias pedagógicas desenvolvidas em contexto (Escolas do Ensino Secundário e Fundação Calouste Gulbenkian) e ancoradas em equipas constituídas por artistas e professores.
O caráter inovador do nosso objeto de estudo – o projeto 10x10 - baseia-se numa abordagem aos espaços existentes entre arte e educação, entre instituições artísticas, culturais e educativas, entre professores, artistas e estudantes, entre ensinar e aprender. Apesar de ser desenvolvido entre escolas e uma fundação para a arte e cultura e de mobilizar estratégias e lógicas artísticas, o projeto 10x10 não é um programa de educação artística. Pretende sim promover a distância crítica dos professores relativamente às práticas de sala de aula, a construção de saberes e a emergência de estratégias pedagógicas particulares — designadas de micro pedagogias — informadas por modalidades de trabalho artístico.
Neste artigo, apresentamos as finalidades e a metodologia do estudo, e ainda alguns dados preliminares de um inquérito aos professores da primeira edição do 10x10— incidimos particularmente sobre as motivações para participar no referido projeto, perceções que têm do impacto do projeto na vida profissional e mudanças de conceção sobre o trabalho docente. Interessa-nos particularmente compreender e apresentar algumas linhas de continuidade e de rutura relativamente às experiências anteriores de formação e de trabalho dos professores implicados. Com este estudo, espera-se contribuir para a teorização dos espaços entre a Arte e a Educação, desenvolvendo uma abordagem teórica fundamentada a partir da conceptualização indutiva deste projeto de formação contínua de professores.
Description
Keywords
Formação contínua de professores Experiências pedagógicas Arte Educação
Citation
PIRES, A.; GONÇALVES, T.; GOMES, E. – Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 249-267. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1.
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal