Repository logo
 
Publication

Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto

dc.contributor.authorOliveira Pires, Ana Luisa
dc.contributor.authorGonçalves, Teresa Nico
dc.contributor.authorGomes, E. X.
dc.date.accessioned2016-02-19T14:29:59Z
dc.date.available2016-02-19T14:29:59Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO estudo que dá corpo ao artigo — Teorizando Espaços entre Arte e Educação — tem como finalidade a teorização e conceptualização do projeto 10x10 desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian, um projeto inovador de formação contínua de professores assente em estratégias pedagógicas desenvolvidas em contexto (Escolas do Ensino Secundário e Fundação Calouste Gulbenkian) e ancoradas em equipas constituídas por artistas e professores. O caráter inovador do nosso objeto de estudo – o projeto 10x10 - baseia-se numa abordagem aos espaços existentes entre arte e educação, entre instituições artísticas, culturais e educativas, entre professores, artistas e estudantes, entre ensinar e aprender. Apesar de ser desenvolvido entre escolas e uma fundação para a arte e cultura e de mobilizar estratégias e lógicas artísticas, o projeto 10x10 não é um programa de educação artística. Pretende sim promover a distância crítica dos professores relativamente às práticas de sala de aula, a construção de saberes e a emergência de estratégias pedagógicas particulares — designadas de micro pedagogias — informadas por modalidades de trabalho artístico. Neste artigo, apresentamos as finalidades e a metodologia do estudo, e ainda alguns dados preliminares de um inquérito aos professores da primeira edição do 10x10— incidimos particularmente sobre as motivações para participar no referido projeto, perceções que têm do impacto do projeto na vida profissional e mudanças de conceção sobre o trabalho docente. Interessa-nos particularmente compreender e apresentar algumas linhas de continuidade e de rutura relativamente às experiências anteriores de formação e de trabalho dos professores implicados. Com este estudo, espera-se contribuir para a teorização dos espaços entre a Arte e a Educação, desenvolvendo uma abordagem teórica fundamentada a partir da conceptualização indutiva deste projeto de formação contínua de professores.pt_PT
dc.identifier.citationPIRES, A.; GONÇALVES, T.; GOMES, E. – Formação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contexto: o projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkian. In VASCONCELOS, A. A., ed. lit. [et al.] – Entre a teoria, os dados e o conhecimento (III): [Investigar práticas em contexto]. [Em linha]. Setúbal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2015. [Consult. 19 fev. 2016]. p. 249-267. Disponível em http://www.si.ips.pt/ese_si/web_base.gera_pagina?P_pagina=29926>. ISBN 978-989-99447-0-1.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99447-0-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/11411
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.si.ips.pt/ese_si/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1578426110/3_ebook_versao_final_web.pdfpt_PT
dc.subjectFormação contínua de professorespt_PT
dc.subjectExperiências pedagógicaspt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.titleFormação contínua de professores e construção de saberes pedagógicos em contextopt_PT
dc.title.alternativeo projeto 10x10 da Fundação Calouste Gulbenkianpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpt_PT
oaire.citation.endPage78pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleEntre a teoria, os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contextopt_PT
person.familyNameOliveira Pires
person.familyNameGomes
person.givenNameAna Luisa
person.givenNameElisabete Xavier
person.identifier.ciencia-id1B14-AC6E-5257
person.identifier.ciencia-id6819-3243-E909
person.identifier.orcid0000-0001-6635-6307
person.identifier.ridC-7073-2019
person.identifier.scopus-author-id35069574000
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typebookParten
relation.isAuthorOfPublication738aa7d1-bcb2-4c86-b547-e3cd1e3cf8ae
relation.isAuthorOfPublication1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1a746bf4-5c5b-41d5-b42b-2aca99f6baa6

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Formação contínua de professores... em contexto - pp. 61-78.pdf
Size:
225.55 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: