Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

PISTA CALADO MENDES, MARIA DE FÁTIMA

Search Results

Now showing 1 - 10 of 29
  • As potencialidades de sequĂŞncias de tarefas na aprendizagem da multiplicação
    Publication . Mendes, FĂĄtima; Oliveira, HĂŠlia; Brocardo, Joana
    Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.
  • Livros com matemĂĄtica
    Publication . Costa, Ana LuĂ­sa; Mendes, FĂĄtima
  • Developing flexible-adaptive reasoning and computing
    Publication . Brocardo, Joana; Kraemer, Jean-Marie; Mendes, FĂĄtima; Delgado, Catarina
    The project ‘Numerical thinking and flexible calculation: critical issues’ aims to study students’ conceptual knowledge associated with the understanding of the different levels of learning numbers and operations. We follow the idea proposed by several authors that flexibility refers to the ability to manipulate numbers as mathematical objects which can be decomposed and recomposed in multiple ways using different symbolisms for the same objet (Gravemeijer, 2004; Gray &Tall, 1994;). The project plan is based on a qualitative and interpretative methodology (Denzin & Lincoln, 2005) with a design research approach (Gravemeijer & Cobb, 2006). This article focus the preparation of a teaching experience centered in the flexible learning of multiplication. It describes the analysis of a clinical interview where Pedro (9 years) solves the task 'Prawn skewers'. It illustrates how we identify and describe Pedro’s conceptual knowledge associated with the different levels of understanding of numbers and multiplication/division and analyzes if and how this knowledge facilitates adaptive thinking and flexible calculation.
  • Geometria e arte numa turma de 2Âş ano de escolaridade
    Publication . Sobral, Suse; Mendes, FĂĄtima; Fialho, Filipe
    Este artigo foca a problemåtica da transversalidade entre a Geometria e a Arte. Apresenta e discute caso de Martim, um aluno de uma turma do 2.º ano em que foi realizada a investigação que suporta este artigo. A anålise dos dados sobre apreciação estÊtica mostra o seu gosto em observar atentamente as obras de arte e em comunicar o que pensa sobre elas, identificando alguns elementos geomÊtricos. Martim evidencia, ainda, o gostar de realizar produçþes artísticas e descreve-as usando vocabulårio diversificado, em particular, termos geomÊtricos específicos.
  • A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiĂŞncia de ensino centrada na multiplicação
    Publication . Mendes, FĂĄtima; Brocardo, Joana; Oliveira, HĂŠlia
    Este artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiência de ensino. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas características das tarefas propostas — contextos, números e sua articulação — e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução não se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos críticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades específicas.
  • Especificidades e desafios do design research: o exemplo de uma experiĂŞncia de ensino no 1Âş ciclo
    Publication . Mendes, FĂĄtima; Brocardo, Joana; Oliveira, HĂŠlia
    Este artigo tem como foco principal uma experiência de ensino, centrada na aprendizagem da multiplicação, desenvolvida por uma investigadora, numa turma do 3.º ano de escolaridade, em colaboração com a professora titular. Tendo como pano de fundo o estudo realizado, discutimos as principais características da design research, na modalidade de experiência de ensino, explicitamos as suas especificidades e identificamos os desafios que se colocaram à investigadora e à professora, no decurso do processo de investigação, segundo as fases de preparação da experiência, experimentação em sala de aula e anålise retrospetiva. Emergem como aspetos centrais desta experiência, uma permanente articulação entre a investigação e o planeamento e a concretização das aulas, alicerçada na anålise da experimentação das tarefas propostas, assim como, o papel da anålise retrospetiva no reconhecimento de elementos favoråveis do ambiente de sala de aula para a promoção das aprendizagens visadas. As carac terísticas desta atividade colocam desafios à investigadora pelo seu nível de exigência de tempo e grande volume de dados que são gerados, assim como à professora pela disponibilidade que lhe Ê requerida para trabalhar colaborativamente e ajustar as suas pråticas ao longo de um período de tempo significativo.
  • The development of geometrical knowledge starting from arts education
    Publication . Delgado, Catarina; Mendes, FĂĄtima; Fialho, Filipe
    This poster is focused on the development of students’ geometrical knowledge through connections with arts education. More specifically, we present a set of didactic activities and tasks for elementary school students that involves geometry and arts, in an interdisciplinary perspective, and we also analyze and discuss their potentialities in the development of students’ geometrical knowledge.