Loading...
8 results
Search Results
Now showing 1 - 8 of 8
- Análise de dados: texto de apoio para os professores do 1.º cicloPublication . Martins, Maria Eugénia Graça; Loura, Luísa Canto e Castro; Mendes, Fátima
- Geometria: textos de apoio para educadores de infânciaPublication . Mendes, Fátima; Delgado, Catarina
- Processos usados na resolução de tarefas estatísticasPublication . Brocardo, Joana; Mendes, FátimaEste artigo foca os processos usados por um aluno de 7º ano – o Alberto - na resolução de tarefas estatísticas. Analisa-se o modo como o Alberto resolve um conjunto de situações propostas em três entrevistas – a primeira realizada antes do estudo da unidade Estatística, a segunda imediatamente após este estudo e a terceira três meses depois – procurando identificar as estratégias usadas pelo Alberto na resolução de tarefas de Estatística e verificar a sua permanência quando métodos ou estratégias mais sofisticados lhe são ensinados. A análise dos dados recolhidos permitiu concluir que várias das estratégias usadas pelo Alberto correspondem ao uso de um conjunto de procedimentos que prevalecem após o trabalho em torno do tema Estatística. Identificou-se ainda a tendência para compreender instrumentalmente vários conceitos estatísticos e a dificuldade em analisar, interpretar e comunicar informação.
- Resolver problemas de subtracçãoPublication . Ferreira, Elvira; Mendes, Fátima; Pratas, Marta
- Sentido do número: um estudo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Mendes, Fátima; Delgado, Catarina
- Números: ensino e aprendizagemPublication . Monteiro, Cecília; Mendes, Fátima
- Números e álgebra: desenvolvimento curricularPublication . Brocardo, Joana; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Rocha, Isabel; Serrazina, Lurdes
- Um projecto centrado no sentido do númeroPublication . Brocardo, Joana; Serrazina, Lurdes; Rocha, Isabel; Mendes, Fátima; Menino, Hugo; Ferreira, ElviraNesta comunicação faremos uma apresentação global do projecto “Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares”. Para além da fundamentação teórica e da metodologia são apresentados resumidamente dois dos estudos de caso realizados procurando ilustrar os dados obtidos com a realização do projecto focando três aspectos principais: a organização das aprendizagens a partir das produções dos alunos, as características das tarefas e o papel do professor.