Browsing by Issue Date, starting with "2009-05"
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Revista: Psicologia Educação e Cultura (2009,XIII,1)Publication . Vários, autores
- Ligar foros do trapoPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, JoãoO projecto «Ligar Foros do Trapo» parte do pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas para ligar a comunidade escolar, ajudando a estabelecer uma ponte entre professores, pais e alunos. São três os seus principais objectivos: fomentar o envolvimento da família no processo educativo, contribuir para a aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. O projecto integra uma investigação segundo uma metodologia de carácter qualitativo, com características de estudo de caso. Os resultados apontam para uma participação activa dos pais e alunos em algumas das actividades propostas. O projecto, os desafios e até as dificuldades inerentes à utilização das tecnologias têm sido um factor de partilha entre pais e filhos mas também entre os pais e os professores. Os pais, motivados pelos filhos, têm-se deslocado à escola para superar dificuldades inerentes à utilização dos recursos online. Quanto aos alunos, observa-se uma evolução positiva das suas competências de leitura e escrita.
- Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores onlinePublication . Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria JoãoA introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação tem provocado algumas alterações na forma como os docentes promovem o seu desenvolvimento profissional. As ferramentas das TIC possibilitam a constituição de comunidades online de professores, cujos objectivos são a partilha de saberes e de experiências na construção do conhecimento e na inovação das práticas. Elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Educação a Distância do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro), este artigo tem como principal objectivo a apresentação de uma revisão bibliográfica sobre os factores críticos de sucesso inerentes a comunidades de prática online de professores. Aspectos como a tecnologia, a confiança, a capacidade de comunicação, a socialização, o tempo, a liderança, o sentimento de pertença, o entendimento comum surgem como elementos determinantes para o êxito destas comunidades.
- Desafios e complexidades na concepção e exploração de tarefas para o desenvolvimento do sentido do númeroPublication . Brocardo, Joana; Delgado, Catarina
- Números: ensino e aprendizagemPublication . Monteiro, Cecília; Mendes, Fátima
- Da investigação à prática de Enfermagem de FamíliaPublication . Escola Superior de Enfermagem do Porto; Barbieri, MC; Martins, MM; Figueiredo, MH; Martinho, MJ; Andrade, LM; Oliveira, PC; Fernandes, HI; Vilar, AI; Carvalho, JC; Santos, MR
- A importância dos meios aéreos no ExércitoPublication . Magalhães, DavideO Exército, como força terrestre ao serviço de um País, deve usufruir de todos os meios indispensáveis ao seu desenvolvimento e evolução. Se o Exército for evoluído, também o país estará seguro. Ou seja, se o Exército for reestruturado, terá condições para cumprir as suas missões. O presente trabalho de investigação, tem como principal objectivo, constatar se os meios aéreos são realmente importantes e necessários para o Exército. Convém referir que, quando se fala em Exército, pretende-se abordar o mesmo em termos mundiais e só depois no caso português. Falando-se também, especificamente dos meios aéreos no Exército alemão, que como se sabe, já são uma realidade hámuito tempo. Como o presente trabalho é de investigação, utilizou-se em diversas ocasiões, a observação directa e realizaram-se inquéritos e entrevistas a oficiais com conhecimentos no campo da aviação, com o intuito de se analisar a cooperação entre o Exército e os meios aéreos, principalmente o helicóptero. Os inquéritosforam realizados na Unidade de Aviação Ligeira do Exército em Tancos, a um total de 67 militares dos quais: 11 Oficiais superiores, 5 Capitães e Subalternos e a 51 Sargentos. No que diz respeito às entrevistas, foram realizadas a 5 pilotos do Exército alemão da Heeresfliegerwaffenschule, a 3 pilotos do Exército francês que se encontram em missão no Kosovo e a um piloto do Exército português. Através dos resultados obtidos nos inquéritos e nas entrevistas, constatou-se que o trabalho conjunto e apoio mútuo das forças terrestres com os meios aéreos, leva a que exista uma grande contribuição para o sucesso e manutenção da iniciativa nas diferentes missões. Assim sendo, apesar dos meios aéreos serem dispendiosos, principalmente no que toca à manutenção e infra-estruturas, são realmente vantajosos para o Exército, devido ao seu desenvolvimento tecnológico, mobilidade, operacionalidade e capacidade de transporte. Propõe, em especial para o Exército português, dotar a sua unidade de aviação ligeira com meios aéreos.
- A Readaptação das Infra-Estruturas Regimentais do Exército PortuguêsPublication . Algarvio, JoaquimO presente estudo incide sobre a temática das Infra-Estruturas do Exército, mais especificamente sobre a influência que estas exercem sobre os jovens ingressados nas fileiras, em relação á sua adaptação á vida militar, e ao seu nível de satisfação com a Instituição. Com a evolução da sociedade e o consequente aumento do nível médio de vida, existe a tendência para que os jovens se tornem menos propensos a sacrifícios. Com o presente trabalho pretende-se então verificar, se as instalações existentes no Exército, reúnem os requisitos considerados fundamentais, para proporcionar um bom nível de vida aos militares. Para que o Exército possa continuar a cumprir as suas missões com sucesso, é necessário que os seus militares se encontrem motivados e satisfeitos, pretende-se então com este estudo verificar o nível de satisfação dos militares, em relação às instalações de que dispõem, e se estas tiveram influência na sua adaptação á vida militar. Nesta investigação utilizou-se por diversas vezes a observação directa, e as conversas informais com especialistas da área, com o intuito de analisar o actual estado das Infra-Estruturas, foram ainda realizados questionários de forma a analisar a opinião dos militares, acerca da temática abordada. Chegou-se á conclusão, que de uma forma geral, as Infra-Estruturas do Exercito, satisfazem as necessidades dos militares, é no entanto necessário dar prioridade á modernização de algumas áreas específicas.
- Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RVPublication . Vale, FábioO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se subordinado ao tema: “Motivações de ingresso dos militares do Exército em RC/RV”, tendo como objectivo verificar as motivações que levam os jovens portugueses a ingressar no Exército através do Regime de Contrato ou do Regime de Voluntariado (RC/RV). A passagem do Serviço Militar Obrigatório para a profissionalização originou uma mudança histórica no Recrutamento em tempo de paz, em que oServiço Militar era obrigatório e passou a ser voluntário. Com esta mudança o Exército passa a concorrer no mercado de trabalho para ver satisfeitas as suas necessidades de Recursos Humanos, ficando assim sujeito à vontade dos jovens portugueses em ingressar. Este trabalho está dividido em duas partes fundamentais. A primeira parte integra um enquadramento teórico onde se aborda o Regulamento de Incentivos e as Teorias da Motivação. A segunda parte é constituída pelo trabalho de campo pela discussão dos resultados obtidos e pelas conclusões e recomendações. A metodologia da parte teórica tem por base a análise documental. Na parte prática utilizaram-se inquéritos e entrevistas a diferentes amostras com o objectivo de saber as principais motivações dos militares em RC/RV aquando do ingresso. Conclui-se que os militares ingressam no Exército pela possibilidade de realizar missões no âmbito da NATO e da ONU e pela facilidade de acesso aos Quadros Permanentes das Forças Armadas, aos Quadros de Praças da Guarda Nacional Republicana e às Forças de Segurança.
- A Equitação: Um Exponencial de Desenvolvimento de Competências de LiderançaPublication . Borges, AntónioO trabalho de investigação aplicada (TIA), seguidamente apresentado e subordinado ao tema “A equitação: Um exponencial de desenvolvimento de Competências de Liderança”, incide na forma como a formação e a prática de equitação contribui para o desenvolvimento de competências de liderança, elemento essencial para os futuros Oficiais do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana. Para o nosso trabalho de investigação a amostra constituiu-se de 212 indivíduos praticantes e não praticantes de equitação de diferentes Instituições, níveis de formação e experiências. Através desta investigação procurou-se caracterizar e relacionar as competências de liderança dos indivíduos praticantes e não praticantes de equitação. Para avaliar as competências de liderança auto-percepcionados pelos praticantes e não praticantes de equitação foi elaborado um inquérito com 9 dimensões de liderança: desenvolvimento do espiríto de equipa; tomada de decisão; resolução de problemas; comando e direcção; equilibrio e estabilidade emocional; auto-controlo; auto-confiança e auto-avaliação. Do estudo concluiu-se que a prática de Equitação é um exponencial de desenvolvimento de competências de liderança e contribui significativamente para capacitar os indivíduos de equilíbrio, estabilidade emocionale autocontrolo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
