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ESEC - Dissertações de Mestrado

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Recent Submissions

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  • A gestão ambiental no sector hoteleiro : desempenho ambiental e adaptação institucional
    Publication . Lima, Susana; Partidário, Maria do Rosário
    A presente dissertação de mestrado propõe -se analisar a problemática do desenvolvimento sustentável da actividade turística e o caso concreto do sector hoteleiro em Portugal. Avalia -se o conceito da sustentabilidade nas suas várias vertentes, a importância para a competitividade das empresas em adoptarem práticas ambientalmente responsáveis, a experiência internacional e nacional e os mecanismos existentes actualmente para melhor responder ao desafio da adopção dos princípios da sustentabilidade. Procura -se igualmente perceber de que forma têm respondido a este apelo as empresas do sector hoteleiro a nível nacional, nomeadamente no que se refere ao desempenho ambiental e adaptação institucional.
  • O Stabat Mater de José Maurício : (1781)
    Publication . Simões, Rui Paulo; Cardoso, José Maria Pedrosa de Abreu
  • A gestão desportiva do litoral português : o valor desportivo das praias da circunscrição da capitania da Figueira da Foz
    Publication . Gomes, Ricardo; Cunha, Luís Miguel Faria Fernandes da
    O presente trabalho teve como objetivo determinar o valor desportivo da faixa de litoral correspondente à circunscrição da Capitania do Porto da Figueira da Foz. Foram analisadas todas as praias pertencentes à área de influência desta capitania, num total de 12, assim como uma marina. Para a determinação do Valor Desportivo do Litoral, recolheram-se dados provenientes de organismos estatais, entidades desportivas que utilizam o espaço e da observação semiestruturada das atividades e dos locais em estudo. Foi recolhida informação sobre as entidades, clubes, espaços e sua tipologia de ocupação, atividades desportivas e pessoas que utilizam este espaço para a prática desportiva ou recreativa, que nos permitiram a construção dos Indicadores de Valor Desportivo. No tratamento estatístico dos dados recorreu-se à média, ao coeficiente de correlação de Pearson e ao método dos mínimos quadrados para a definição de um modelo preditor da variação do número de praticantes desportivos em função de três indicadores de valor desportivo: as entidades desportivas, a capacidade desportiva artificial e a capacidade desportiva natural. De acordo com este modelo, sinalizam-se as praias da cidade da Figueira da Foz como as que maior valor desportivo têm, sugerindo-se que esta cidade incorpore os desportos de mar na sua estratégia de Gestão Desportiva do Litoral e de diferenciação desportiva e turística.
  • A inspiração biológica no design de produto : um novo paradigma de projecto, produção, consumo e fim de vida?
    Publication . Maia, Pedro; Dixo, João
    O modelo natural foi sempre uma inspiração ao longo de toda a história evolutiva da humanidade, mas, nos últimos anos, a relação entre a natureza e as mais variadas disciplinas de design intensificou-se. Actualmente as formas, funções, estruturas e princípios organizacionais encontrados na natureza começam a inspirar muitas das abordagens relacionadas com os processos de design, produção e ciclo de vida do produto. Esta dissertação estuda este fenómeno, reflecte sobre as principais «lições» que a natureza nos pode oferecer e apresenta vários exemplos e interpretações na relação que pode existir entre conceitos, inspirações «naturais» e design de produto, tanto na vertente de projecto e produção, como na relação sustentável entre design de produto, sociedade, consumo e «morte» desses mesmos produtos. O desenvolvimento é feito ao longo de dois grupos temáticos complementares entre si; o primeiro, mais acessório e introdutório, reflecte a relação evolutiva entre objecto e homem, a simbologia do objecto na sociedade, assim como as diferentes interacções possíveis de estabelecer entre produto e utilizador. O segundo grupo temático contém a essência desta dissertação, relaciona conceitos e reflexões que não se limitam a imitar a natureza, mas que a usam como o ponto de partida e reserva de influência para respostas inovadoras na relação entre o objecto, homem, recursos naturais, produção e ciclo de vida dos produtos. Temas como a existência de ornamentação «gratuita» em alguns animais, as vulnerabilidades existentes na natureza reinterpretadas e aplicadas ao design de produto, a diversidade como elemento indispensável para a nossa vida natural e «artificial» ou os novos conceitos de desperdício e de produção ou de Eco - eficiência e Eco – eficácia assumem um importante papel neste segundo grupo de estudo. Complementarmente aos conceitos descritos atrás é efectuada uma referência ao «essencialismo orgânico», patente no trabalho do designer Ross Lovegrove, e também um estudo sobre o Biomimetismo, considerada por muitos como a ciência do futuro, que se foca no uso dos princípios biológicos para a resolução de muitos dos problemas relacionados com design, produção e consumo. Esta dissertação revela inspirações, conceitos e atitudes que a natureza pode oferecer, tentando contribuir para o desenvolvimento de novas perspectivas sobre esta temática. Irá tentar demonstrar as múltiplas possibilidades na redescoberta e reinvenção da natureza associada ao design de produto e ao processo de raciocínio do designer.
  • A expressão dramática / teatro como prática nos 2º e 3º ciclos do ensino básico : contributo para a sua caracterização a partir das concepções, comportamentos e percepções numa amostra de professores
    Publication . Torres, Margarida Adónis; Figueira, Ana Paula Couceiro
    Sob o paradigma da sociedade contemporânea, cujas transformações estruturais fazem emergir diferentes necessidades e competências aos seus actores sociais, também a escola, reflexo e barómetro dessas alterações, catapulta a necessidade de reorganizar os seus métodos de ensino, os seus próprios objectivos e práticas. Com o presente estudo, pretende reflectir-se sobre o enquadramento das expressões artísticas na escola actual, à luz das novas realidades escolares, e conhecer as percepções e significados dos professores de teatro/expressão dramática, no que diz respeito à sua prática nas actividades dramáticas nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico.
  • E-portfolio : aprendizagem e avaliação partilhadas em e-learning
    Publication . Soeiro, Dina; Figueiredo, António Dias de; Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
    Mais do que respostas, o portfolio faz-nos algumas perguntas. Questiona-nos sobre as nossas práticas pedagógicas, põe-nos a reflectir sobre os seus fundamentos e faz-nos arriscar. Foi isso que fizemos, pensando não só continuar a adoptá-lo e melhorá-lo em regime presencial, como até transferi-lo para outros contextos de aprendizagem, como seja a aprendizagem a distância através da Internet. Já que se transferem para os sistemas formativos a distância as práticas comuns (e nem sempre positivas e adaptadas) dos sistemas presenciais, porque não transferir aquilo que consideramos ser uma metodologia consentânea com a realidade educativa emergente, o portfolio? Todavia, nesta dissertação não se pretende a mera transposição de um instrumento da modalidade de avaliação da aprendizagem do ensino presencial para o processo educativo não presencial. Poderá tratar-se, sim, de uma adaptação crítica, a fundamentação e a construção de uma proposta: um modelo de portfolio electrónico adaptado a contextos colaborativos de e-learning, com base nos princípios educativos do sócio-construtivismo, no conceito de comunidades de aprendizagem e nas práticas reflexivas da avaliação formativa e formadora.
  • Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica
    Publication . Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo; Chaves, Idália Sá
    O estudo insere-se na área científica da Formação de Professores, designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de Educação Visual e Tecnológica. O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos códigos e saberes. A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação, comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu espaço físico e conceptual. O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade. A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta, que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana.