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Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo insere-se na área científica da Formação de Professores,
designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de
Educação Visual e Tecnológica.
O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções
que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto
espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas
a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico
deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial
ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos
códigos e saberes.
A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que
sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos
professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação,
comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e
contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel
democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu
espaço físico e conceptual.
O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos
paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se
metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura
analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros
professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em
contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção
pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade.
A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta,
que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as
protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de
formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do
conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na
possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas
numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral
da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana.
Description
Keywords
Supervisão formação educação cultura urbanidade património ciência arte tecnologia complexidade reflexão conhecimento inovação e cidadania. Supervision training education culture urbanity patrimony, science art technology complexity reflection knowledge innovation and citizenship