Publication
Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica
dc.contributor.advisor | Chaves, Idália Sá | |
dc.contributor.author | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T13:31:18Z | |
dc.date.available | 2023-11-08T13:31:18Z | |
dc.date.issued | 2006 | |
dc.description.abstract | O estudo insere-se na área científica da Formação de Professores, designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de Educação Visual e Tecnológica. O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos códigos e saberes. A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação, comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu espaço físico e conceptual. O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade. A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta, que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47869 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.subject | formação | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | cultura | pt_PT |
dc.subject | urbanidade | pt_PT |
dc.subject | património | pt_PT |
dc.subject | ciência | pt_PT |
dc.subject | arte | pt_PT |
dc.subject | tecnologia | pt_PT |
dc.subject | complexidade | pt_PT |
dc.subject | reflexão | pt_PT |
dc.subject | conhecimento | pt_PT |
dc.subject | inovação e cidadania. | pt_PT |
dc.subject | Supervision | pt_PT |
dc.subject | training | pt_PT |
dc.subject | education | pt_PT |
dc.subject | culture | pt_PT |
dc.subject | urbanity | pt_PT |
dc.subject | patrimony, science | pt_PT |
dc.subject | art | pt_PT |
dc.subject | technology | pt_PT |
dc.subject | complexity | pt_PT |
dc.subject | reflection | pt_PT |
dc.subject | knowledge | pt_PT |
dc.subject | innovation and citizenship | pt_PT |
dc.title | Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Paiva | |
person.givenName | Bartolomeu Adalberto Figueiredo | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5996-4507 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | bfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | bfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a | |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Coimbra | |
thesis.degree.name | Mestrado em Supervisão | pt_PT |