Repository logo
 
Publication

Urbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológica

dc.contributor.advisorChaves, Idália Sá
dc.contributor.authorPaiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo
dc.date.accessioned2023-11-08T13:31:18Z
dc.date.available2023-11-08T13:31:18Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractO estudo insere-se na área científica da Formação de Professores, designadamente na Supervisão da formação de futuros professores de Educação Visual e Tecnológica. O processo de formação destes futuros professores, baseado em acções que assumem como referentes a cidade e o seu património cultural, enquanto espaços possíveis de educação, cultura e promoção da cidadania, associadas a estratégias específicas de supervisão, constituíram o objectivo genérico deste estudo, que considera a educação pela arte e pela tecnologia, essencial ao desenvolvimento integral do homem face à emergência social de novos códigos e saberes. A visão integradora destas perspectivas aponta para um problema que sublinha a necessidade de reconceptualização da formação dos novos professores, e da acção estratégica das instituições de formação e educação, comprometida com a possibilidade da criação de sinergias inter-institucionais e contextuais, geradoras de novos diálogos reenquadradores do papel democrático e das funções da escola, tradicionalmente remetida ao seu espaço físico e conceptual. O estudo assume uma abordagem de tipo qualitativo no âmbito dos paradigmas sócio-construtivista e da complexidade, tratando-se metodologicamente de um estudo de caso na variante multi-caso, que procura analisar e compreender os processos de supervisão da formação de futuros professores desta área disciplinar, organizados em núcleos de estágio em contexto urbano, e cujas acções decorrem de projectos de intervenção pedagógica e educativa em espaços patrimoniais da cidade. A conclusão do processo investigativo sugere uma perspectiva aberta, que considera a escola, a cidade patrimonial e as forças sociais que as protagonizam, como espaços e agentes de indução a novos percursos de formação, reflexão e acção cívica e criativa, através da reinterpretação do conhecimento emergente e da aquisição de competências fundadas na possibilidade da inovação formativa, pedagógica e supervisiva, sustentadas numa perspectiva pós-tradicionalista, comprometida com a formação integral da pessoa, na tripla dimensão profissional, social e humana.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47869
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subjectculturapt_PT
dc.subjecturbanidadept_PT
dc.subjectpatrimóniopt_PT
dc.subjectciênciapt_PT
dc.subjectartept_PT
dc.subjecttecnologiapt_PT
dc.subjectcomplexidadept_PT
dc.subjectreflexãopt_PT
dc.subjectconhecimentopt_PT
dc.subjectinovação e cidadania.pt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjecttrainingpt_PT
dc.subjecteducationpt_PT
dc.subjectculturept_PT
dc.subjecturbanitypt_PT
dc.subjectpatrimony, sciencept_PT
dc.subjectartpt_PT
dc.subjecttechnologypt_PT
dc.subjectcomplexitypt_PT
dc.subjectreflectionpt_PT
dc.subjectknowledgept_PT
dc.subjectinnovation and citizenshippt_PT
dc.titleUrbanidade e educação cultural : estudo de caso em supervisão ecológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePaiva
person.givenNameBartolomeu Adalberto Figueiredo
person.identifier.orcid0000-0001-5996-4507
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybfa9b82e-265b-4c60-b6f4-d2c6fcab8a4a
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameMestrado em Supervisãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Mestrado.pdf
Size:
10.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: